segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Aveiro | Arranque do Ano Letivo 2024/2025; Aberto ao público novo estacionamento junto à Unidade de Saúde de Eixo

 I – Arranque do Ano Letivo 2024/2025
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro saúda todos os Docentes, Assistentes Operacionais, Assistentes Técnicos, demais Técnicos e Alunos, que iniciaram, na última semana, mais um ano letivo nos Estabelecimentos de Ensino do Município de Aveiro, desejando um ano repleto de boas concretizações, sucessos e de tranquilidade, para que todo o processo decorra com toda a normalidade sempre com o foco na valorização e capacitação do nosso património principal que são as nossas Crianças e os nossos Jovens.
Neste arranque de ano letivo uma palavra muito especial para as Famílias, para que sejam um parceiro sempre ativo neste processo fundamental de Educação, e que possam dar o seu contributo positivo e ativo, seja a título individual ou através das várias Associações de Pais do Município.
O Ano Letivo 2024/2025 fica marcado pela entrada em funcionamento da nova Escola de Eixo, construída no recinto da Escola Básica Integrada de Eixo (EB 2,3), com capacidade para oito turmas do 1º Ciclo. Em fase de conclusão está a construção da nova placa desportiva que irá dar resposta a todos os Alunos desde o pré-escolar até ao 9º ano de escolaridade, numa intervenção que inclui também a pintura da Escola sede do Agrupamento e do Pavilhão Desportivo.
Ao nível da qualificação de instalações escolares o destaque vai para a conclusão das obras na Escola do 1º Ciclo de Santiago, que permitiram a substituição da cobertura de alguns blocos que continham telhas de fibrocimento, o revestimento de paredes e seu isolamento bem como a construção do recreio coberto e sua ampliação face ao existente. Numa segunda fase será realizada uma intervenção no interior dos edifícios, dando dessa forma mais e melhores condições de trabalho para os Profissionais da Educação e respetivos Alunos.
No âmbito da concretização da Carta Educativa do Município de Aveiro continuam em execução, e a bom ritmo, as obras de remodelação e ampliação da Escolas dos Areais e da Escola das Barrocas. Para breve está previsto o lançamento de concurso para a conclusão da obra da Escola do Solposto, a qual sofreu um percalço por falência do primeiro empreiteiro.
De igual modo encontram-se em fase avançada os projetos de remodelação e ampliação da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de São Bernardo, das Escolas do 1º Ciclo de Sarrazola, Leirinhas e Alumieira e da Escola Artística do Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro, bem como da nova Escola Secundária Homem Cristo, estando também em curso o projeto da nova Escola e Jardim de Infância de Esgueira (a integrar o Complexo Escolar da Jaime Magalhães Lima).

Neste arranque de ano letivo a Câmara Municipal de Aveiro cuidou de vários aspetos relacionados com a manutenção dos edifícios e com a segurança junto dos Estabelecimentos de Ensino, com o reforço de sinalização vertical e horizontal, com especial destaque para a Escola Secundária Jaime Magalhães Lima – Esgueira, com a colocação de duas almofadas de acalmia de velocidade e a colocação de novas passadeiras. Uma nota de realce para a obra de qualificação urbana da zona envolvente da Escola Básica de 2º e 3º Ciclo Rio Novo do Príncipe, em Cacia, que se encontra na reta final e qualifica de forma muito relevante este importante espaço urbano.
Todos os serviços e complementos educativos para Alunos e respetivas Famílias encontram-se a funcionar e ao dispor, desde o fornecimento de refeições escolares, transportes escolares (incluindo o transporte especial para Crianças com Necessidades de Saúde Especiais), as Atividades de Animação e Apoio à Família, as Atividades de Enriquecimento Curricular, entre outros, os quais continuam a ser geridos através da plataforma SIGA, facilitando a interação entre os beneficiários e os respetivos prestadores dos vários serviços.
Ao nível dos transportes, salientamos a manutenção do transporte especial das Crianças dos lugares de Nariz, Póvoa do Valado e Requeixo para o Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima, na sequência da decisão tomada aquando da sua inauguração no ano letivo transato.
Queremos exortar os Alunos, em especial os do 2º e 3º Ciclo e do Secundário, a utilizarem os transportes públicos municipais Aveirobus, de forma a darem contributo para a sua rentabilização social, financeira e ambiental, e aproveitando o facto do passe ser gratuito.
O Ano Letivo 2024/2025 é o quinto em que a Câmara Municipal de Aveiro executa as novas competências que assumiu no âmbito do pacote de Descentralização na área da Educação, dando seguimento ao trabalho muito positivo que, em equipa com os Parceiros, temos vindo a concretizar em benefício da Comunidade Educativa do Município de Aveiro.
Sendo a Educação a principal prioridade da Câmara Municipal de Aveiro, relembramos que se encontra em fase de consulta pública, até ao dia 5 de outubro, o Plano Estratégico Educativo do Município de Aveiro, convidando todos os interessados a participar de forma ativa neste processo.
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, o Vereador do Pelouro da Educação, os Vereadores em exercício de funções a tempo inteiro, toda a Equipa da Divisão de Educação e de outras Unidades Orgânicas que participam mais diretamente na gestão da Comunidade Educativa, desejam a Todos um excelente Ano Letivo 2024/2025, demonstrando toda a disponibilidade para continuar o trabalho de equipa de gestão com todos os Parceiros Educativos, com especial destaque para os nossos Diretores dos Agrupamentos de Escolas e Docentes.

II – Aberto ao público novo estacionamento junto
à Unidade de Saúde de Eixo

Está aberto desde a manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, um novo espaço de estacionamento público na Rua Monsenhor João Gaspar, que tem como principal finalidade o apoio no acesso dos utentes à Unidade de Saúde Familiar de Eixo.

O espaço de estacionamento foi cedido, pelo prazo de cinco anos e de forma gratuita pela Associação de Melhoramentos de Eixo à Câmara Municipal de Aveiro, que investiu nas devidas obras de qualificação e adaptação do terreno à sua nova função de parqueamento automóvel.

Da requalificação recente da USF de Eixo resultou um acréscimo considerável de pessoas e consequentemente a necessidade de criar novas bolsas de estacionamento. Com o objetivo de responder a esse propósito, este novo parque vem contribuir para a melhoria da circulação viária e pedonal na zona.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário