terça-feira, 22 de outubro de 2024

Fauna vence 30º CineEco, uma edição marcada pelo lançamento do mercado de filmes

 A 30.ª edição do CineEco marca um momento histórico para o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela. Durante nove dias de programação intensa, o festival destacou-se como um ponto de encontro essencial entre o cinema e as causas ambientais, oferecendo uma programação diversificada e promovendo um espaço de debate e aprendizagem, com a criação de um mercado de filmes, um espaço que conectou alunos de escolas de cinema a produtores experientes. Além de contribuir para a promoção de uma consciência ecológica, o CineEco valorizou a serra da Estrela como um destino ambientalmente sustentável, reforçando o seu compromisso com o cinema ambiental e a reflexão sobre o futuro do planeta ao longo de três décadas.

 

Esta edição consolidou a transformação iniciada no ano passado, que estabeleceu o CineEco como um festival inteiramente dedicado ao cinema, preparando também o caminho para a celebração dos 30 anos de existência em 2025, uma trajetória contínua e ininterrupta desde 1995.

 

A 30.ª edição assinala o nascimento dos Encontros do Mercado, uma iniciativa do CineEco, que é um espaço de encontro e networking entre estudantes e players do mercado cinematográfico português, que procurou aproximar alunos de escolas de cinema com produtores de cinema experientes e que alanca novos projetos lançando bases para novas criações. Os produtores foram muito recetivos aos projetos apresentados pelos alunos e deram contributos valiosos, o que foi uma ótima experiência para os alunos, que saíram com sugestões e recomendações que podem ser decisivas para o desenvolvimento das suas curtas-metragens. Nesta primeira edição do mercado de filmes participaram 6 produtoras, 4 instituições de ensino com 10 filmes/projetos. A iniciativa foi considerada um sucesso e há intenção clara de se avançar para uma segunda edição.

 

“Uma oportunidade muito interessante que o CineEco proporciona a estes alunos e sobre isso não tenho dúvida nenhuma, é mesmo muito interessante eles poderem serem confrontados com as pessoas do meio. Serem confrontados por profissionais do meio a ajudar a encontrar o caminho… altamente benéfico no desenvolvimento dos trabalhos deles… espero que a iniciativa se possa manter”

Bando à Parte – Rodrigo Areias

 

“Encontros muito profícuos, uma forma de conhecer novos projetos, novos olhares, entender quais são as inquietações das pessoas que ainda estão estudando e entrando no mercado… acredito na ideia de descentralização do cinema… são conversas que podemos ter uns com os outros .”

Deserto Vermelho – Pedro Neves

 

A contribuição para um desenvolvimento de uma consciência ecológica mais profunda é um dos pilares do festival e o CineEco reforça esse papel junto das camadas mais jovens, com a participação dos jovens estudantes nas sessões dos filmes em competição.

 

O festival serve como um espaço de reflexão e debate sobre as temáticas ambientais, não apenas entre cineastas e produtores, mas também entre investigadores, estudantes e o público em geral. O festival continua a aproximar públicos distintos: a comunidade local, que tem a oportunidade de assistir a obras além do circuito comercial, e visitantes de fora, interessados em filmes de temática ambiental e em explorar a serra da Estrela. Esta edição celebrou a convergência de diferentes gerações e sensibilidades ao longo de sessões competitivas, exibições especiais, ciclos expositivos, concertos, debates e passeios.

 

Este ano marcaram presença no CineEco 15 diretores, além de uma série de outras pessoas ligadas aos filmes em exibição e demais atividades da programação.

 

Os vencedores da 30.ª edição já são conhecidos, uma edição que exibiu 64 obras cinematográficas de 27 países, selecionadas entre cerca de 1800 filmes submetidos à competição.

 

O Longa Internacional Fauna dirigido por Pau Faus (Espanha) é o grande vencedor do “Grande Prêmio Meio Ambiente” do CineEco 2024 . Esta obra cinematográfica, seleção oficial do festival Visions du Réel 2023 e premiada nos festivais de Toulouse e Guadalajara 2023, mostra um combate entre dois mundos, um verdejante e rural e outro que se quer estéril e tecnológico, que dependem intrinsecamente um do outro, num balanço aparentemente impossível de alcançar. Uma janela que, embora se queira lacrada, parece cada vez mais empurrar o mundo exterior que a encerra.

 

O “Prêmio Curta e Média Metragem Internacional” foi entregue a Magnífica: Kutsumaton Vieras de Ville Koskinen (Finlândia) , filme-documentário acerca da coexistência entre veranistas finlandeses e um visitante inesperado de nome Pectinatella Magnifica – é alguma coisa e há grandes quantidades dela. A chegada de manchas viscosas e verdes a um ambiente seguro e familiar traz sensações desconfortáveis ​​para a comunidade comodista de classe média.

 

O Longa-Metragem em Língua Portuguesa Sem Coração de Nara Normande e Tião conquistou o “Prêmio Camacho Costa” . O filme retrata o verão de 1996 na costa nordeste do Brasil, onde Tamara se prepara para deixar a vila de pescadores para estudar em Brasília. O filme integrou a seleção oficial da mostra Orizzonti no Festival de Veneza 2023 e obteve o prêmio de melhor filme brasileiro na Mostra de Cinema de São Paulo 2023.

 

O “Prémio Curta-Metragem em Língua Portuguesa” foi atribuído a Percebes , de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves , vencedora também do Crystal Award de melhor curta no Festival de Animação de Annecy 2024. Com o mar e um Algarve urbano como pano de fundo, seguimos um ciclo completo da vida de um molusco especial chamado PERCEBES. No percurso de sua formação até o prato, cruzamos diferentes contextos que nos permitem entender melhor essa região e aqueles que nela habitam.

 

The Bio Estrela Project de Oliver Couch recebeu o “Prêmio Panorama Regional” , que aborda o peso da ameaça dos incêndios florestais na destruição de uma das últimas regiões naturais de Portugal, a serra da Estrela. Se os incêndios continuarem, Portugal perderá mais do que as árvores queimadas. Perderá as gerações da história e da tradição mantidas vivas nas comunidades agrícolas e nas vilas que subsistem e vivem das florestas.

 

Por fim, destacamos o vencedor do “Prêmio Juventude Longa-Metragem Internacional”, o documentário Common Ground , de Joshua Tickell e Rebecca Harrell Tickell (EUA) . Também premiado no Festival de Tribeca 2023, conta a história dos pioneiros da agricultura regenerativa, com participações de Jason Momoa, Laura Dern, Rosario Dawson, Donald Glover, Woody Harrelson e Ian Somerhalder.

 

Nesta 30ª edição do CineEco, entre os dias 10 e 18 de outubro, mais de 3500 espectadores passaram pelas salas do Festival com a importante colaboração dos padrinhos e madrinhas.

 

Este ano, mais uma vez, houve uma série de atividades paralelas no CineEco como os Encontros no Mercado, Conversas no Jardim, a inauguração do novo espaço de exibição de filmes Videoarte, as Exposições O Estado da ÁguaPlastic Bitch e Line.

 

Como é habitual, o festival mantém-se vivo ao longo de todo o ano e vai continuar com uma diversa rede de extensões por todo o país, em cineclubes, associações, teatros, universidades e auditórios, proporcionando ao público filmes desta temática, constituindo-se como um dos muitos fatores diferenciadores do festival.

 

O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela é um dos festivais de cinema ambiental mais antigos do mundo, que acontece em Seia, anualmente em outubro e de forma ininterrupta, desde 1995, por iniciativa do Município de Seia. O CineEco oferece ao público em geral um cinema de qualidade e cinematografias pouco conhecidas e alternativas em relação ao mercado tradicional. Em todas as edições e em todas as seções ou atividades a entrada é gratuita, prestando um serviço público.

 

Através das experiências multiculturais, o CineEco ajuda a descrever e compor um panorama do pensamento mundial atual sobre estas questões e proporciona aos espetadores momentos de conhecimento e reflexão, com a ambição de gerar comportamentos transformadores e de participação, contribuindo para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável e valorização do território e enriquecimento do conhecimento ambiental e cinematográfico.

 

O festival é organizado pelo Município de Seia e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas. Conta ainda com a Lipor como patrocinador principal e com o apoio financeiro da DGArtes. A curadoria do CineEco é de Cláudia Marques Santos, Daniel Oliveira e Tiago Fernandes Alves.

 

VENCEDORES CINEECO 2024

 

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE LONGAS-METRAGENS (> 60′)

Grande Prêmio Meio Ambiente | Câmara Municipal de Seia

FAUNA, Pau Faus, Espanha, Documentário, 2023, 74'

Menção Honrosa

GERLACH, Aliona van der Horst e Luuk Bouwman, Países Baixos, Documentário, 2023, 77’

Prémio Antropologia Ambiental

BOTTLEMEN, Nemanja Vojinović, Sérvia, Documentário, 2023, 84'’

 

COMPETIÇÃO DE LONGAS EM LÍNGUA PORTUGUESA

Prêmio Camacho Costa | Lipor

SEM CORAÇÃO, Nara Normande e Tião, Brasil, França e Itália, Ficção, 2023, 93’

Menção Honrosa

PROCURANDO A ESTRELA (A Shepherd's Tale), Carlos Martínez-Peñalver Mas, Portugal, Documentário, 2023, 77'

 

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL DE CURTAS E MÉDIAS-METRAGENS

Prêmio Curta e Média-Metragem Internacional | Turistrela

MAGNIFICA: KUTSUMATON VIERAS (Magnifica: Passive Intruder), Ville Koskinen, Finlândia, Documentário, 2024, 20’

Menção Honrosa

STRATA INCOGNITA, Romea Muryń, Francisco Lobo, Amaia Sánchez-Velasco e Jorge Valiente Oriol, Portugal e Espanha, Documentário, Experimental, 2023, 16'

A POIL!, Audrey Clemens, França, Documentário, Experimental, 2024, 17’32’’

Prêmio Curta-Metragem de Animação

THE WAITING, Voker Schlecht, Alemanha, Animação, 2023, 15’

 

COMPETIÇÃO DE CURTAS E MÉDIAS-METRAGENS EM LÍNGUA PORTUGUESA

Prêmio Curta e Média-Metragem em Língua Portuguesa

PERCEBES, Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, Portugal e França, Animação, 2024, 11'30''

Menção Honrosa

NOTURNO PARA UMA FLORESTA, Catarina Vasconcelos, Portugal, Ficção, Experimental, 2023, 16'

Prêmio Educação Ambiental | Rotary Club de Seia

ERVILHA, Teresa Mendonça, Portugal, Documentário, 2023, 11'53''

 

COMPETIÇÃO PANORAMA REGIONAL

Prêmio Panorama Regional | Casa da PassarelLa

O PROJETO BIO ESTRELA, Oliver Couch, Portugal, Documentário, 2023, 8'58''

Menção Honrosa 

ARTS 4 PEOPLE AND EARTH, António Lopes, João Dias, Maria Barroco, Leonor Barroco, Nuno Vicente e Pushkhy, Portugal, Experimental, 2023, 57'

 

PRÊMIOS ESPECIAIS | TODAS AS SEÇÕES

Prêmio Valor da Água

DES RIVES (Banks), David Sanchez, Canadá, Documentário, 2023, 26’

 

JUVENTUDE

Prêmio da Juventude Longa-Metragem Internacional

COMMON GROUND, Joshua Tickell e Rebecca Harrell Tickell, Estados Unidos da América, Documentário, 2023, 105’

Prêmio da Juventude Curta e Média-Metragem Internacional

No 8º Dia, Agathe Sénéchal, Alicia Massez, Elise Debruyne, Flavie Carin e Théo Duhautois, França, Animação, 2023, 8'

Prêmio da Juventude Longa-Metragem em Língua Portuguesa

O MELHOR DOS MUNDOS, Rita Nunes, Portugal, Ficção, 2024, 74'

Prêmio Juventude Curta e Média-Metragem em Língua Portuguesa

LITORAL (Coast), Francisco Dias, Portugal, Ficção, 2023, 13'09''

Prêmio da Juventude Panorama Regional

5861, Ivo Abalroado, Portugal, Documentário, 2023, 17'29''


*Raquel Lains

www.cineeco.pt

www.facebook.com/CineEcoSeia (@CineEcoSeia)

www.youtube.com/channel/UC9dpFGeXXwOxg3H-jiNaMZA

www.instagram.com/cineeco/

https://twitter.com/CineEco

Nenhum comentário:

Postar um comentário