terça-feira, 22 de outubro de 2024

Vice-presidente da AIP convidado para observador das eleições legislativas no Uzbequistão

 Jorge Pais foi convidado pela Comissão Central de Eleições da República do Uzbequistão, na qualidade de vice-presidente da Associação Industrial Portuguesa (AIP), para observador internacional das eleições para a Câmara Legislativa que vão decorrer dia 27 de outubro.
 
Os observadores internacionais naquele país da Ásia Central são acreditados após proposta do ministro dos Negócios Estrangeiros da República do Uzbequistão, sendo Jorge Pais, ao que se sabe, o único português diretamente convidado para tal efeito.
 
Jorge Pais recebeu também convite do governo Uzbeque para Cônsul Honorário da República do Uzbequistão em Portugal, de forma a melhorar a proximidade entre os dois países, em virtude da representação diplomática Uzbeque estar sedeada em Paris.
 
Jorge Pais irá desenvolver a sua atividade neste cargo com o objetivo de incrementar as relações entre os dois países, especialmente as económicas, que são ainda bastante reduzidas, apesar do potencial existente na economia Uzbeque, com 38 milhões de habitantes e constituindo uma plataforma comercial de acesso a toda a vasta área da Ásia Central. É um mercado pouco conhecido das empresas portuguesas que, por certo, ali irão encontrar oportunidades de crescimento das exportações.
 
Tashkent, a capital Uzbeque, foi a quarta cidade mais importante da antiga União Soviética, sendo hoje o grande centro económico e político de um país com uma história e cultura milenares e vasta monumentalidade reconhecida como património da humanidade.
 
Trata-se de um país com eleições livres, desde a independência da União Soviética, com um importante contributo para a paz e equilíbrio naquela zona do planeta, pela sua moderação e princípios de liberdade religiosa e política.
 
Lisboa, 22 de outubro de 2024
Departamento de Comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário