sábado, 2 de novembro de 2024

Início da obra no Largo da Capela da Póvoa do Valado; Avenida Santa Joana cortada ao trânsito; A elite do Kayak e da Canoagem na Ria de Aveiro



I – Início da obra de requalificação urbana do Largo da Capela da Póvoa do Valado
Teve início a obra de requalificação urbana no Largo da Capela da Póvoa do Valado e troço envolvente da Rua Direita da Póvoa do Valado, um novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro de aproximadamente 210.000€, a executar pela empresa Paviazeméis – Pavimentações de Azeméis, Lda. com um prazo estimado de quatro meses.
Além da qualificação das bolsas de estacionamento, com esta empreitada prossegue a estratégia e opção política de valorização do espaço público melhorando os passeios, com a criação de corredores acessíveis a pessoas com deficiência, mantendo o parque arbóreo e o Coreto apostando também na organização do espaço na frente da porta principal da Igreja.
Incluída na empreitada está também a execução da nova rede de drenagem de águas pluviais no troço da Rua Direita da Póvoa do Valado.
A obra terá início pelo Largo da Igreja solicitando a colaboração de todos no respeito da sinalização e do espaço delimitado para trabalhos.
Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação e qualificação do espaço público, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.
Qualificação do Adro da Sé de Aveiro e construção do Monumento evocativo da Muralha de Aveiro

II – Avenida Santa Joana cortada ao trânsito para reabilitação durante quatro semanas

A Câmara Municipal de Aveiro informa que a Avenida de Santa Joana estará cortada ao trânsito, a partir da próxima segunda-feira, 04 de novembro e pelo período previsto de quatro semanas, para a realização de trabalhos de repavimentação e reabilitação de infraestruturas no quadro da empreitada de qualificação do Adro da Sé de Aveiro e construção do Monumento evocativo da Muralha de Aveiro.

Adicionalmente a circulação rodoviária estará também proibida no acesso à Rua do Batalhão dos Caçadores, exceto a moradores, veículos de emergência e cargas e descargas, da saída da Rua Dr. Nascimento Leitão até à rotunda “da Sé de Aveiro”. Em alternativa os condutores poderão utilizar o desvio de trânsito para a Praceta Florinhas do Vouga e Rua Dr. Nascimento Leitão, com a possibilidade de continuar a circulação pela Rua do Príncipe Perfeito até à Avenida Santa Joana, sendo invertida o sentido de circulação nesta via.

A Avenida 25 de Abril também estará parcialmente impedida, exceto a moradores, veículos de emergência e cargas e descargas, a partir do cruzamento da Avenida com a Travessa de São Martinho e a Rua de Almeida Garret.

A Câmara Municipal de Aveiro solicita a melhor compreensão para os incómodos causados e pede a melhor e maior cooperação, evitando sempre que seja possível esta zona da Cidade de Aveiro durante as próximas quatro semanas.

Grande Maratona Internacional da Ria de Aveiro

III – A elite do Kayak e da Canoagem na Ria de Aveiro este fim-de-semana

Cais da Fonte Nova recebe festa dos desportos náuticos no domingo

A Associação de Canoagem do Centro organiza, nos dias 02 e 03 de novembro, a terceira edição da Grande Maratona Internacional da Ria de Aveiro, a maior prova de longa distância de kayak e canoa de Portugal, que percorrerá cerca de 60 km ao longo de dois dias. O evento, realizado com o apoio dos cinco clubes locais e diversas entidades municipais, entre as quais a Câmara Municipal de Aveiro, atraiu um número recorde de 220 atletas, incluindo campeões de renome internacional. Estarão presentes 30 K4, 30 K2 e 3 C4 nos escalões Absoluto, Master, Misto e Júnior.

O primeiro dia começa com a largada da primeira etapa em Aveiro, nas instalações do Sporting Clube de Aveiro, às 10h30, com chegada prevista para as 12h00 na Associação Náutica da Torreira, totalizando 24 km de prova. A segunda etapa será um trecho de 10 km, partindo da Associação Náutica da Torreira às 15h00 e terminando no Cais da Ribeira, em Pardilhó. Os atletas desfrutarão de um jantar convívio em Ovar, com sorteio de brindes para os participantes.

O segundo dia desafia as equipas numa etapa de 30 km, ligando Ovar a Aveiro, onde resistência e orientação serão fundamentais. A chegada será feita em Aveiro, junto à antiga Lota, e o percurso encerrará com um desfile náutico pelos canais urbanos da cidade até ao Cais da Fonte Nova. Um almoço convívio e a cerimónia de entrega de prémios no Centro de Congressos de Aveiro concluirão o evento.

Esta edição destaca-se pela presença de atletas olímpicos e campeões internacionais, incluindo Fernando Pimenta, João Ribeiro, José Ramalho e a jovem promessa Maria Pereira Gomes. Também se verifica um aumento significativo de atletas estrangeiros, com 8 embarcações espanholas entre os competidores.

Além do apoio das Câmaras Municipais e Estações Náuticas de Aveiro, Murtosa, Estarreja e Ovar, o evento conta com o patrocínio GOLD do Grupo NAMOR, reforçando o compromisso de valorização do desporto e do turismo náutico na região.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário