sexta-feira, 27 de junho de 2025

Ribau Esteves intervém em Conferência sobre Mobilidade, do Comité das Regiões, em Brest, França


Ribau Esteves intervém em Conferência sobre Mobilidade, do Comité das Regiões, em Brest, França
A Comissão COTER do Comité das Regiões realizou ontem em Brest uma reunião ordinária, e hoje, uma conferência sobre acessibilidade e sustentabilidade da mobilidade na União Europeia.
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro foi orador num painel da conferência em representação do PPE / Partido Popular Europeu, referenciando a sua intervenção nas seguintes ideias principais, que aqui se apresentam de forma sumária:
1. A sustentabilidade tem três importantes pilares: ambiental, económico e social, e a abordagem aos sistemas de transportes públicos de passageiros na União Europeia tem de dar uma especial atenção às dimensões económica e social, cuidando sempre da preservação dos valores ambientais;
2. Há uma discrepância preocupante e um desequilíbrio crescente na gestão dos sistemas de transportes públicos, entre as Áreas Rurais, com menor densidade populacional, e as Áreas Urbanas, com elevados níveis de densidade populacional;

3. Além disso, os sistemas de financiamento público dos transportes públicos, são complexos e utilizam recursos financeiros de montante muito relevante, com a participação das Autoridades Locais, Regionais e Nacionais;

4. ATENÇÃO ao novo e crescente desequilíbrio em desenvolvimento a este nível entre as Áreas Rurais (de baixa densidade populacional) e as Áreas Urbanas (de alta densidade populacional), com as seguintes características:

a) Áreas Urbanas:
i) elevado nível de investimento público e privado;
ii) elevado nível de oferta e de disponibilização de serviço;
iii) preços baixos, sendo crescente o número de Cidades, Municípios e Regiões, a implementar sistemas de transporte público gratuito, nomeadamente as de maior dimensão e com maior capacidade financeira;

b) Áreas Rurais:
iv)baixo nível de investimento público e privado;

v) baixo nível de oferta e de disponibilização de serviço;

vi) preços mais altos, sendo que as Autoridades Locais e Regionais têm muito menos capacidade para financiar os sistemas de transporte público, pela sua menor e baixa capacidade financeira.

5. Essa realidade exige atenção, reflexão e medidas que mudem o caminho do desequilíbrio crescente, porque a presença do Ser Humano em todo o território Europeu é muito importante para a coesão territorial, económica e social;

6. Algumas medidas para debate são pertinentes:

a) Elevar o nível de financiamento público per capita nas Áreas de menor densidade populacional, com participação extraordinária de fontes de financiamento Nacional;

b) Utilização do transporte individual nas Áreas de menor densidade como um elemento do sistema de mobilidade, com financiamento público, com diminuição dos impostos sobre a eletricidade e os combustíveis fósseis;

7.Outras medidas objetivas com a aplicação do princípio da subsidiariedade entre os níveis de governação Local, Regional e Nacional, cuidando de Todas as Pessoas.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

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