Ribau Esteves intervém em Conferência sobre Mobilidade, do Comité das Regiões, em Brest, França
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro foi orador num painel da conferência em representação do PPE / Partido Popular Europeu, referenciando a sua intervenção nas seguintes ideias principais, que aqui se apresentam de forma sumária:
2. Há uma discrepância preocupante e um desequilíbrio crescente na gestão dos sistemas de transportes públicos, entre as Áreas Rurais, com menor densidade populacional, e as Áreas Urbanas, com elevados níveis de densidade populacional;
3. Além disso, os sistemas de financiamento público dos transportes públicos, são complexos e utilizam recursos financeiros de montante muito relevante, com a participação das Autoridades Locais, Regionais e Nacionais;
4. ATENÇÃO ao novo e crescente desequilíbrio em desenvolvimento a este nível entre as Áreas Rurais (de baixa densidade populacional) e as Áreas Urbanas (de alta densidade populacional), com as seguintes características:
a) Áreas Urbanas:
i) elevado nível de investimento público e privado;
ii) elevado nível de oferta e de disponibilização de serviço;
iii) preços baixos, sendo crescente o número de Cidades, Municípios e Regiões, a implementar sistemas de transporte público gratuito, nomeadamente as de maior dimensão e com maior capacidade financeira;
b) Áreas Rurais:
iv)baixo nível de investimento público e privado;
v) baixo nível de oferta e de disponibilização de serviço;
vi) preços mais altos, sendo que as Autoridades Locais e Regionais têm muito menos capacidade para financiar os sistemas de transporte público, pela sua menor e baixa capacidade financeira.
5. Essa realidade exige atenção, reflexão e medidas que mudem o caminho do desequilíbrio crescente, porque a presença do Ser Humano em todo o território Europeu é muito importante para a coesão territorial, económica e social;
6. Algumas medidas para debate são pertinentes:
a) Elevar o nível de financiamento público per capita nas Áreas de menor densidade populacional, com participação extraordinária de fontes de financiamento Nacional;
b) Utilização do transporte individual nas Áreas de menor densidade como um elemento do sistema de mobilidade, com financiamento público, com diminuição dos impostos sobre a eletricidade e os combustíveis fósseis;
7.Outras medidas objetivas com a aplicação do princípio da subsidiariedade entre os níveis de governação Local, Regional e Nacional, cuidando de Todas as Pessoas.
*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
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