I – Aveiro recebe os Summer Games 2025 do Special Olympics Portugal de 3 a 5 de setembro
A cidade de Aveiro vai transformar-se, de 3 a 5 de setembro, na capital do desporto inclusivo ao acolher os Summer Games 2025 do Special Olympics Portugal. O evento vai reunir atletas de oito países – Andorra, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Itália, Malta, Mónaco, Portugal e Roménia – numa celebração de superação, talento e união através do desporto.
A cerimónia de abertura realiza-se no dia 3 de setembro (quarta-feira), às 20h30, na Praça do Rossio, e promete ser um dos pontos altos do evento, com música, animação e o desfile das delegações internacionais. A chama olímpica chegará a Aveiro de comboio, percorrerá pontos emblemáticos da cidade e entrará no Rossio a bordo de um moliceiro, antes de acender a pira olímpica. O momento contará com a participação da campeã olímpica Rosa Mota, que acompanhará a Torch Run organizada pela PSP e pelos responsáveis do Special Olympics Portugal.
Os Summer Games 2025 terão a presença de representantes do Comité Olímpico e do Comité Paralímpico de Portugal, de membros do Governo, do Instituto Nacional para a Reabilitação, da Fundação INATEL, do Special Olympics Europa/Eurásia, da Universidade de Aveiro, da Câmara Municipal de Aveiro e de várias federações e associações desportivas.
Mais do que uma competição, os Summer Games 2025 assumem-se como uma grande festa da inclusão, convidando toda a comunidade a apoiar e celebrar os atletas que inspiram pelo seu empenho, coragem e dedicação.
II – Cultura Perto de Si com concertos em Oliveirinha, Santa Joana e Aradas
O programa municipal “Cultura Perto de Si” irá levar a três freguesias o concerto “Quadros de uma exposição” pela Orquestra das Beiras. Têm entrada livre.
Assim, a Orquestra das Beiras volta a associar-se à iniciativa Cultura Perto de Si, introduzindo o público das Freguesias de Oliveirinha, Santa Joana e Aradas à música do português Marcos Portugal, seguindo-se uma viagem musical evocativa de célebres pinturas que inspiraram o compositor Modest Mussorgsky a escrever o ciclo de peças Quadros de uma Exposição, tudo sob a Direção Musical e Moderação do Maestro Titular da Orquestra, Jan Wierzba.
O concerto será apresentado no dia 05 de setembro, sexta-feira, às 21h30 na Igreja de Oliveirinha, no dia seguinte, 06, sábado, igualmente às 21h30 no auditório da Junta da Freguesia de Santa Joana e no domingo, dia 7, pelas 17h00, na Casa de Música: Quarteirão de Artes e Cultura, em Aradas.
Cultura Perto de Si é um Programa Municipal que, desde 2018, tem por missão promover, divulgar e descentralizar a cultura no Município de Aveiro, bem como, simultaneamente, criar laços entre as instituições envolvidas e a comunidade, cimentando redes de itinerância e troca de experiências culturais.
A iniciativa tem como objetivo principal descentralizar a oferta cultural promovendo a realização de espetáculos em todo o Município. Um projeto que leva a cultura às pessoas, apresentando-a em palcos informais, com agentes das mais diversas áreas. Pretende-se derrubar barreiras no acesso à cultura, aproximando-a das comunidades, assim como gerar novos eixos de apresentação artística.
III – Aveiro recebe 4.º Seminário Local CreArt: “Criar com Propósito” para capacitar o setor cultural e criativo
Nos dias 25 e 26 de setembro de 2025, Aveiro acolhe mais uma ação deste projeto, dando continuidade ao Ciclo de Ações de Capacitação do Setor Cultural e Criativo. Trata-se do 4.º Seminário Local CreArt, sob o tema “Criar com Propósito – Conceção e Elaboração de Projetos Artísticos e Culturais”, conduzido por Vanessa Pires.
As inscrições estão abertas até ao dia 21 de setembro e devem ser formuladas para: museusdeaveiro@cm-aveiro.pt<mailto:museusdeaveiro@cm-aveiro.pt> .
Destinado a artistas, agentes culturais, técnicos de cultura e estudantes das áreas artísticas e sociais da Região de Aveiro, este seminário tem como objetivo principal dotar os participantes de competências para conceber e desenvolver projetos artísticos e culturais nas comunidades onde atuam, explorando metodologias criativas, colaborativas e sustentáveis.
Ao longo da formação, será incentivado o pensamento estratégico e crítico sobre o papel da cultura na transformação social, abordando temas como ética, acessibilidade, representatividade, sustentabilidade e legado nos projetos culturais. Com esta ação, a Câmara Municipal de Aveiro reforça o seu compromisso com a capacitação do setor cultural e criativo, fomentando práticas que deixam marca positiva nas comunidades.
A CMA integra o projeto europeu CreArt 3.0, iniciado em janeiro de 2024 e com término previsto para o final de 2026.
IV – Carla Costeira, saxofonista da Região de Aveiro, foi selecionada para residência artística do projeto CreArt 3.0 em Veneza
A artista aveirense Carla Daniela Martins Costeira [n. 1996] foi selecionada para participar na residência artística do projeto CreArt 3.0 na Fundazione Bevilacqua La Masa, em Veneza, Itália, que decorrerá entre 8 de setembro e 10 de outubro de 2025. Durante a residência, irá partilhar a experiência criativa com Clara Herreno Sanz, de Valladolid, Espanha.
Proveniente de Canelas, Estarreja, Carla Costeira é licenciada em Música – Saxofone pela Universidade de Aveiro e possui Mestrado em Ensino da Música, também pela Universidade de Aveiro. Tem, ainda, Mestrado em Música Clássica – Saxofone pelo Hanzehogeschool Prins Claus Conservatorium, em Groningen, Países Baixos.
“Sou uma artista e saxofonista. Aprecio relacionar a música com as artes visuais e ajudar os outros a desenvolver a sua criatividade através de diferentes formas de arte – sempre num ambiente seguro, encorajador e sem julgamentos”, afirma Carla.
O seu percurso artístico inclui a criação de composições e apresentações em diversos países, com forte enfoque na interseção entre música e outras áreas artísticas, privilegiando o trabalho colaborativo. Entre os projetos mais relevantes estão a obra Chained Reflections [Within Reflections], co-criada com o compositor Rodrigo Pascale e o artista visual João Pedro Polo (2024), e a participação no projeto Kiribati, com performance realizada em Kamp Westerbork, nos Países Baixos, por ocasião do Dia da Memória do Holocausto (2023). Trabalhou ainda em parceria com Gerson Batista, outro artista CreArt Aveiro, já selecionado para residência artística em 2024, em Valladolid.
O projeto que desenvolverá em Veneza intitula-se Composing Watercolour: Listening to the Climate e propõe um diálogo interdisciplinar entre som, cor e a subida das águas. A proposta explora questões climáticas, nomeadamente o aumento do nível das águas, que representa um elemento vital para a vida, mas também um potencial agente de destruição e fragilidade dos territórios, com ligações a Veneza, aos Países Baixos, Aveiro e Kiribati.
A proposta combina a criação de aguarelas — metáforas do caráter fluído, efémero e incontrolável da água — com composições em saxofone. O projeto será partilhado com o público através de workshops, convidando os participantes a traduzir em aguarelas as notas que emergem do saxofone, tornando a obra num processo participativo e de envolvimento ativo.
Carla Costeira junta-se a outros artistas de Aveiro selecionados para atividades do projeto CreArt 3.0 promovidas por parceiros europeus. As residências artísticas constituem uma das ações nucleares do programa, proporcionando mobilidade a nível europeu e oportunidades privilegiadas para criação artística em ambiente de intercâmbio com outros artistas.
O projeto CreArt 3.0, do qual Aveiro é parceiro, reúne 14 entidades de 13 países europeus, com vigência entre 2024 e 2026, no âmbito do programa Europa Criativa. Entre os objetivos do projeto está proporcionar aos artistas da Região de Aveiro oportunidades de desenvolvimento criativo, formação e afirmação no universo artístico, ao mesmo tempo que promove sinergias com artistas estrangeiros e fortalece as dinâmicas culturais locais.
*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário