quarta-feira, 8 de outubro de 2025

l XI Festa do Fado das Coletividades do Concelho de Lisboa

 Esta sexta-feira, dia 10 de outubro inicia-se mais uma edição da Festa do Fado das Coletividades do Concelho de Lisboa. A primeira sessão preliminar realiza-se na Associação Cultural "O Fado" (ACOF), às 21h00.
A Festa do Fado das Colectividades é um evento que pretende promover o Fado e sublinhar a importância do Movimento Associativo Popular para o desenvolvimento desta arte musical, que é património imaterial da humanidade, criando oportunidade para o aparecimento de novos valores.
Cada sessão terá 12 a 15 fadista. Nas quatro sessões teremos mais de quarenta fadistas amadores. Só podem inscrever-se fadistas amadores, que representarão coletividades, filiadas da Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa. Destas 4 sessões sairão 12 a 15 fadistas escolhidos segundo uma avaliação feita nas respetivas galas pelo júri, para a grande gala final, que irá decorrer dia 21 de novembro no Teatro Aberto.
As galas realizar-se-ão:
- 10 de outubro  -  Associação Cultural "O Fado".
- 17 de outubro  -  Casa do Concelho de Arcos de Valdevez. (Marvila)
- 31 de outubro  -  Grupo Sportivo Adicense;
- 7 de novembro -  Grupo Sport Chinquilho Cruzeirense;
 Dezoito coletividades estarão representadas ao longo das quatro galas, eis as filiadas inscritas:
- Mirantense Futebol Clube, Grupo Sportivo Adicense, A "Voz do Operário", ASCRM Penha de França "Os Fidalgos da Penha", Grupo Desportivo da Mouraria, Casa do Concelho de Gouveia, GRC "Onze Unidos", Academia Recreativa "Leais Amigos", Grupo Sportivo Chinquilho Cruzeirense, Casa do Alentejo, Academia do Lumiar 1.º de Junho de 1893, Grupo Dramático Escolar " Os Combatentes", Casa Regional Ferreira do Zêzere, Clube Reacreativo " Leões das Furnas", Associação Desportiva "Os de Bába", Associação Cultural "O Fado" e Casa do Concelho de Alvaíazere.
Apresentamos abaixo o júri que irá escolher, entre os mais de quarenta fadistas amadores, os melhores para subir ao palco do Teatro Aberto.
João Carlos Callixto - Musicólogo, nasceu em Lisboa em 1977. Autor de programas radiofónicos e televisivos, atualmente apresenta programas como "Passado ao Presente" na RDP Internacional e RTP Memória e "Gramafone" na Antena 1. Colaborador de publicações musicais e literárias desde 1996, publicou, em 2005, o livro Na Terra dos Sonhos; em 2013, em co-autoria, o livro Portugal Eléctrico; em 2014, Canta, Amigo, Canta – Nova Canção Portuguesa (1960-1974); em 2018, de novo em co-autoria, Portugal 12 Pts – Festival da Canção; em 2019, Gramofone – Páginas da Música no Arquivo RTP. Tem presentemente no prelo uma obra em co-autoria sobre a editora discográfica Orfeu.
António Manuel de Moraes - Escritor e historiador, nasceu em Torres Vedras em 1947. Licenciado em Direito. Criador dos "prémios Amália Rodrigues" e foi Conselheiro da Fundação. Autor do livro "Fadário", com 120 poemas que refletem a história do Fado. Autor do livro "Cem anos D`O Fado, de Malhoa a Galhardo e a Valério". Recebeu Medalha de Mérito Cultural, pela Câmara Municipal de Lisboa em 2024. Neste ano de 2025 recebeu galardão Valor e Exemplo da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.
Joana Machado - Fundação Amália Rodrigues; Investigadora desta Fundação e responsável pelo acervo da Casa Museu, é mestranda no curso de Cultura e Comunicação na FAUL, onde desenvolve uma dissertação sobre Amália Rodrigues.
Ana Sofia Carvalhêda  - Autora e apresentadora de programas radiofónicos, nomeadamente na Antena 1. Filha do radialista Armando Carvalhêda, nasceu praticamente na Rádio. Produtora de um dos programas mais duradouros da rádio portuguesa, "Viva a Música", entre 1996 e 2021. Desde 2022 apresenta o programa "Árvore da Música" na Antena 1, nas manhãs de domingo. Esteve recentemente junto ao palco da "Caixa Alfama" onde conversou e entrevistou os fadistas que subiram ao palco.
Rui Martins Ferreira - Nasceu em Lisboa, professor universitário e fadista. Venceu em 1988 a Grande Noite do Fado, com tema de Amália Rodrigues, tendo recebido carteira profissional. Conhecedor profundo da carreira da "diva" do Fado. Tem-se dedicado ao estudo do Fado e sobretudo de Amália Rodrigues, tendo defendido em tese de mestrado em 2006. Autor de várias monografias como " Amália ou o Fado Incarné" ou "Amália, a divina voz dos poetas e de Portugal".
Jaime Ferreira de Carvalho - Alfacinha, homem da rádio com uma longa carreira. Rádio Renascença e Rádio Comercial foram duas das rádios por onde manteve os seus projetos de comunicação. Atualmente apresenta o programa "Clube Amizade" na RDP Internacional. Programa dedicado à cultura e à música nacional com projeção internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário