quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Nova biblioteca municipal de Vagos já se encontra aberta ao público


by Mira Online
Decorreu no passado dia 19 de Dezembro de 2015, a inauguração das novas instalações da Biblioteca Municipal de Vagos.
Este novo espaço cultural, que mantém a fachada original da antiga Escola Preparatória João Grave é composto por uma sala polivalente/pequeno auditório, espaços dedicados à leitura de lazer ou de estudo, locais para visionamento de filmes ou audição de música, sala da hora do conto e, ainda, pontos de acesso à internet.
O fundo documental possui cerca de 20000 livros e 1100 em outros formatos, tais como CD, DVD, CD-ROM e livros eletrónicos.
O projeto da biblioteca municipal foi apresentado aos fundos comunitários do QREN em 2010 e a sua construção iniciou-se em 2011.
Para além da construção da Biblioteca Municipal, foram igualmente comparticipados por fundos comunitários, a aquisição de equipamento e software informático, o fundo documental e o respetivo mobiliário.
Esta nova casa do conhecimento, da cultura e do lazer, do município vaguense teve um custo total, de 1.509.234,21€, sendo financiados em 85%, pelos fundos comunitários.
Foi apoiada tecnicamente pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, no âmbito do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
A Biblioteca Municipal encontra-se agora na Rua Dr. Mendes Correia (Pai) - Estrada Nacional 109 e funcionará de terça-feira a sábado, das 10h às 20h.
Inúmeras atividades serão dinamizadas neste novo espaço com projetos de incentivo à leitura procurando sempre que quem visite a biblioteca se sinta bem neste novo espaço de aprendizagem.
A “Hora do Conto” é uma das atividades que começa já no próximo sábado, dia 26 de Dezembro, pelas 15:00 horas, com a história: “A Princesa e o cérebro que sentia demais”. Crianças a partir dos 2 anos vão poder assistir a este momento mágico num espaço acolhedor e criativo. A oficina de artes não irá faltar, onde de seguida, as crianças serão convidadas a realizar uma pintura com base na temática do conto. No próximo dia 2 de Janeiro de 2016 a “Hora do Conto” regressa com “Os mistérios de Casimiro”, também, pelas 15:00 horas.
A “Hora do Conto” vai ao encontro de todos e para quem não possa visitar este espaço, vai poder usufruir das “Histórias com a Rádio”. Um sábado por mês, em horário ainda a definir, a Rádio Vagos FM, é parceira levando aos seus ouvintes a transmissão da leitura de um conto para ser ouvido em casa.
As oficinas e tertúlias, também fazem parte da dinamização da biblioteca.
As “Histórias com o Xadrez” é uma oficina (de longa duração) para aprender a jogar xadrez, criar o próprio tabuleiro e respetivas peças (em barro). Por sua vez os participantes terão que criar uma história com as peças do tabuleiro. A história mais original receberá um prémio.
Esta atividade é dirigida as crianças entre os 10 e 15 anos e tem início no dia 27 de Janeiro de 2016, das 17:30 horas às 19:00 horas, à quarta e quinta-feira (duas vezes por mês).
As inscrições estão abertas a partir de 27 de Dezembro de 2015 até dia 10 de Janeiro de 2016 e podem ser feitas para o e-mail: lurdes.carvalhais@cm-vagos.pt, enviando o nome, idade, contacto telefónico ou e-mail.
Já as “Histórias Com Gentes Da Nossa Terra” é uma iniciativa que tem como finalidade convidar uma personalidade local para contar uma história marcante da sua vida ou falar de um livro que o tenha marcado. As datas e horário serão anunciados brevemente.
O serviço de psicologia da câmara municipal de Vagos, irá dinamizar o projeto “Biblioterapia”, dirigido a toda a comunidade. A “Biblioterapia”, como o próprio nome indica, tem como objetivo a terapia por meio da leitura, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida das pessoas. A leitura funciona tanto como uma atividade de lazer, para aliviar a tensão do ambiente, quanto uma forma de conhecimento e atualização.
Quem estiver interessado deverá contactar o serviço de psicologia da câmara municipal através do seguinte contacto:  234 799 600.
Estas e muitas outras iniciativas farão parte da dinamização da biblioteca municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário