sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

360º - A importância das presidenciais, em 9 pontos (+ uma polémica no OE)

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia

A Volkswagen recusou compensar os clientes europeus afetados pela “batota” nas emissões. Segundo o Financial Times, a empresa alemã não dará o mesmo tratamento aos europeus que deu aos norte-americanos.

Afundaram-se dois barcos com imigrantes na Grécia, fazendo pelo menos 21 mortos, entre os quais seis crianças. Dezenas sobreviveram mas estão em curso mais operações de resgate.

Rajoy não abdicou e decidiu ir a votos no Parlamento. O líder do PP ainda não conseguiu fazer acordos para governar, masnão quer ceder o lugar a um sucessor, nem dar o lugar de bandeja à esquerda. O El Pais tem um editorial com título assertivo:"Rajoy no puede, Sánchez no debe".

Pinto da Costa anunciou mais uma recandidatura à presidência do FC Porto. E disse que Peseiro ficará mesmo que não seja campeão. Aqui tem a síntese da entrevista ao Porto Canal.

As presidenciais
A importância das presidenciais: guia em 9 passos. Há dez candidatos e muitas desculpas para não votar. Sim, é o que muita gente diz, mas aqui damos-lhe 9 razões para se manter atento a estas eleições – e um guia para que no domingo à noite faça a sua própria avaliação dos resultados. Vamos a isso? O texto, os gráficos e o convite são da Helena Pereira.

Já sabe das últimas sondagens? Sim, Marcelo está à frente com mais de 50%. Mas em duas delas, está demasiado à justa para dar por segura a vitória à 1ª volta. Aqui estão elas, mostrando quem sobe e quem desce.

A título de fim de campanha, os nossos repórteres na estrada fizeram três textos ótimos, em jeito de balanço:
  • A Liliana Valente esteve à conversa com Marcelo, que lhe jurou isto: “Sou muito escrupuloso” a intervir. Ela registou o som e juntou os cinco planos do candidato, para o dia depois das eleições.
  • O João Pedro Pincha ficou surpreendido com Sampaio da Nóvoa"Deem-lhe uma sala de aulas e ele irá avante", escreve ele. O texto é tão bom que só lendo.
  • Quanto ao Miguel Santos, escreveu sobre As horas horribilis de Maria de Belém. Com esta entrada: "O navio afunda perigosamente. O caso das subvenções provocou um rombo e as sondagens fizeram o resto. Comício vazio em Lisboa foi o culminar de 72 horas horribilis. Que dias, Maria. Que dias". Leia, leia mesmo.
Deixo ainda estes 2 textos, mais leves, mas bons e informativos: um sobre os homens do Presidente (quem manda em Belém); outro explicando com quem se vai sentar o sucessor de Cavaco

Daqui a pouco teremos mais - e igualmente bom. Para já, fica o link para o liveblog onde lhe contaremos tudo sobre o último dia da campanha.
 
Informação relevante
O Governo prometeu um défice de 2,6% a Bruxelas, depois de notícias da insatisfação da Comissão. O ministro das Finanças não explicou quase nada - mas pelo comunicado já percebemos que vêm aí mais impostos sobre combustíveis e crédito ao consumo (para além da redução do IVA na restauração, que chegará só em julho).

Também sem grandes explicações, veio porém uma acusação ao anterior Governo: terá deixado um buraco de 800 milhões de euros nas receitas fiscais. Esta promete fazer correr muita tinta - mesmo sendo uma "frase batida", como diria o Sérgio Godinho.

As reações não tardaramO PSD falou de um "ato falhado". Enquanto Marcelo deixou um pequeno aviso - e Nóvoa um grande incentivo. Maria de Belém, essa, anda a fugir a comentários (pode ler os três aqui).

Com uma conferência de imprensa de Mário Centeno marcada para as 15h00, vale a pena anotar o que diz o Expresso de hoje: o Conselho de Finanças Públicas terá feito um parecer "bastante crítico" sobre o draft do Orçamento. Ainda não há documento, mas ele haverá de surgir.

Seguindo em frente....

Sabemos pelo Expresso, também, que o BCE forçou a entrega do Banif ao Santander 24 horas antes de nós o sabermos. Isto no dia em que a Assembleia vota a comissão de inquérito ao caso. A Rita Dinis fez a síntese das 14 dúvidas que os partidos querem esclarecer.

No caso do Novo Banco, a Ana Suspiro falou com Simon Johnson, ex-economista chefe do FMI, que lhe disse isto: “Os investidores são como os taxistas: queixam-se sempre”. Sim, em defesa do Banco de Portugal. Ontem, Vítor Constâncio disse que o BCE não teve nada a ver com a solução.

Ainda mais surpreendente (ou não), soubémos que Miguel Relvas vai ser acionista da Pivot, que foi comprada pelo banco de investimentos do antigo BPN, a Efisa. Antes, o Banco de Portugal ainda terá de avaliar a idoneidade do ex-ministro.

Um lembrete muito importante: ontem o BCE cedeu - Draghi disse que os estímulos podem ser reforçados em março.

três notas sobre o Fórum de Davoshouve dinamite entre Schauble e Tsipras (mas também humor)George Soros foi lá dizer que União Europeia está “a cair aos bocados”; e ainda temos este trabalho, que mostra a encruzilhada das conexões da elite em Davos..

Na política, António Costa disse ao Público que vai lançar a candidatura de Guterres à liderança da ONU - e já em fevereiro (apesar de o MNE ter dito ao Observador ainda há dois dias que era cedíssimo para o fazer, o que registamos). Como a Catarina Falcão explicou então, a luta diplomática será difícil (mas nós estamos a torcer).

Ainda não acabou a novela das subvenções. O PS criticou o presidente do Tribunal Constitucional ("não foi hábil"); e o CDS atirou-se ao regime especial dos juízes.

Aqui no Observador, ouvimos outra crítica acérrima - de Jaime Gama à nova política seguida na EducaçãoOra ouça.

Os nossos Especiais

A noite que mudou a Alemanha e o amanhã de Merkel. Os crimes de Colónia puseram a política de portas abertas de Merkel em causa. A direita populista cresce e culpa muçulmanos e refugiados. Mas há feministas que preferem culpar o sexismo alemão. O João Almeida Dias pôs-se ao telefone, para encontrar quem nos explicasse melhor o que pode vir aí - e as consequências de tudo isto.

Facebook. Mãe, pai… precisamos de falar. Mil jovens portugueses falaram sobre privacidade no Facebook num estudo feito em Portugal. O Observador foi a reboque e ouviu conselhos de 5 adolescentes para os pais. Está na hora de os ouvir - ou melhor, de ler como o Hugo Tavares da Silva descreve tudo isto que vai pela cabeça dos mais novos.

C’mon! O último jogo de quem, aos 20, já tinha tudo. Atacava na forma como defendia as pancadas dos outros, jogava sempre com o boné para trás e gritava o mesmo a cada ponto ganho. Aos 34 anos, Lleyton Hewitt acenou o adeus com a raquete em casa. A bela história deste vencedor é uma delícia, quando contada pelo Diogo Pombo. 
 
Notícias surpreendentes

Sendo sexta-feira, deixo-lhe uma lista de pequenos prazeres - para aproveitar antes de ir votar (que é uma saudável obrigação cívica). Vamos a isso?

Começo por este guia para dar uma boa massagem. Diz a Sílvia que, com este plano ilustrado pelo Observador, ninguém precisa de mãos de ouro, só de uma cadeira (e eu, acreditando, recomendo).

Da Sara, vem esta certeza: o Porto não tem falta de chá. Muito pelo contrário. É que só nos últimos dois meses abriram três novas casas de chá. Aqui fica o guia (que junta outras três mais antigas), para tornar mais acolhedor este inverno.
E que tal planear uma escapadinha? Para dar um empurrão, a TripAdvisor recolheu todas as críticas feitas pelos utilizadores do site, no espaço de um ano. Aqui estão os melhores hotéis para ficar em 2016.

Porque um dos melhores prazeres é o de aprender, passe os olhos por esta fotogaleria: fala-nos da primeira fotografia de sempre, a primeira vez que se realizou uma fotomontagem, a primeira fotografia a entrar na internet, etc. Estas são as imagens que marcaram novos passos na história da fotografia.

Para fechar em beleza, deixo-lhe estes 20 jingles publicitários que ainda temos no ouvido. Se já era nascido quando estes anúncios passavam na rádio ou na tv, aposto que vai passar a manhã a cantarolar estas músicas.

E assim termino este 360º. Como imagina, hoje vamos estar ligados à reta final das presidenciais (com umas surpresas pelo meio), vamos também seguir ao minuto o que dirá Centeno sobre o orçamento. Amanhã e domingo aqui estaremos também, para o dia grande das presidenciais. Passe por cá, vai valer a pena.

Pelo meio, descanse bastante. E ponha aquele sorriso.
Até já! 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário