quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

ASTRÓNOMOS ENCONTRAM UM NOVO PLANETA (GIGANTE) NO SISTEMA SOLAR


 
Lance Hayashida / Caltech
Os astrónomos Mike Brown e Konstantin Batygin
Os astrónomos Mike Brown e Konstantin Batygin
Cientistas anunciaram esta quarta-feira acreditarem na possibilidade de existir um nono planeta, gigante e gelado, no Sistema Solar.
Os astrónomos Konstantin Batygin e Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, anunciaram, num estudo publicado esta quarta-feira no The Astronomical Journal, que  acreditam ter descoberto um planeta distante, de grandes dimensões, no Sistema Solar.
Segundo os dois astrónomos, a descoberta de um novo planeta no Sistema Solar é baseada em modelos matemáticos e simulações por computador, e não numa observação directa.
O corpo celeste, baptizado como “Planeta X“, terá uma massa cerca de dez vezes maior que a da Terra e uma órbita 20 vezes mais afastada que a de Neptuno, o oitavo planeta do Sistema Solar – o mais distante do Sol, que orbita a nossa estrela a uma distância média de 4,5 mil milhões de quilómetros.
O possível planeta, oculto pela órbita de Plutão, leva entre 10 mil e 20 mil anos a completar uma órbita à volta do Sol.
R. Hurt (IPAC) / Caltech
O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno
O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno
Segundo os cientistas, o Planeta X será um gigante gasoso, semelhante a Úrano e Neptuno.
Durante muito tempo, Plutão foi considerado como o 9º planeta do Sistema Solar, mas perdeu esse estatuto, tendo passado a ser considerado um planeta-anão em virtude do seu tamanho reduzido.
De acordo com Brown e Batygin, os planetas-anões são aparentemente afectados por uma força gravitacional com possível origem num planeta oculto, um “perturbador massivo“, como o Planeta X.
Foi o próprio Mike Brown, em 2005, a descobrir a existência do planeta anão Eris,e  a propor em 2006 a desclassificação de Plutão para uma nova categoria de “planetas anões”.
O Planeta X será assim na realidade o 9º planeta do sistema solar, com uma massa cinco mil vezes maior que a de Plutão – e é no mínimo justo que tenha sido Brown a devolver-nos o planeta que subtraiu em 2006.
“Só dois planetas foram descobertos desde os tempos antigos. Este seria o terceiro”, afirmou Brown, em comunicado da Caltech, citado pela BBC.
“Isto significa que há uma parte significativa do nosso Sistema Solar por descobrir. É muito excitante”, diz Brown.
A confirmar-se a existência de um nono planeta no Sistema Solar, através da observação visual com telescópios potentes, o Planeta X será o quinto maior do sistema Solar, depois de Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário