quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

NÓVOA LAMENTA ATAQUE À SUA LICENCIATURA E PUBLICA QUALIFICAÇÕES NO FACEBOOK


 
António Sampaio da Nóvoa
António Sampaio da Nóvoa
O candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa lamentou esta quarta-feira o que qualificou como um “ataque infundado” ao seu currículo, por parte de “um jornal e um candidato”, e apresentou no Facebook as suas qualificações académicas.
Num extenso post no seu Facebook com o título de “Nota a propósito das notícias e boatos sobre a minha formação académica“, a que juntou 13 anexos, Sampaio da Nóvoa diz que “era suposto que a formação inicial de um professor catedrático, e que foi reitor da maior universidade portuguesa, não fosse tema de conversa e baixa política numa campanha eleitoral”.
“Tenho estado calado por acreditar nos princípios republicanos da igualdade. Não me parece que faça qualquer sentido invocar os títulos académicos numa campanha, mas, perante a insistência, não me resta outra alternativa que não responder”, diz Sampaio da Nóvoa.
O antigo reitor lembra que deu aulas e investigou em várias universidades portuguesas e internacionais e “todas validaram” as suas competências académicas.
“O meu currículo serviu para estas Universidades, mas não convence um jornal e outro candidato. Lamento”, diz o candidato.
No passado dia 14, o candidato Cândido Ferreira levantou dúvidas sobre a licenciatura de Sampaio da Nóvoa, afirmando não ser claro que o antigo reitor da Universidade da Lisboa tenha concluído alguma licenciatura em Portugal.
Cândido Ferreira questionou ainda “a forma como Nóvoa subiu na hierarquia da Universidade de Lisboa” e desafiou o seu adversário a esclarecer o seu percurso académico, nomeadamente a forma como obteve a licenciatura.
Já esta quarta-feira, o Correio da Manhã revela que a Universidade de Genebra, na Suíça, teria validado uma suposta falsa licenciatura do candidato, com base num curso superior do Conservatório Nacional, que segundo o jornal não dá direito a licenciatura.
É muito estranho para mim, que uma carreira académica, nacional e internacionalmente reconhecida, esteja agora a ser questionada e vilipendiada, pondo em causa o meu carácter e honradez, mas também as universidades por onde passei e onde fui sempre avaliado publicamente com as melhores classificações”, acrescenta Sampaio da Nóvoa.
Através da análise do percurso académico, assente no Curso Superior de Teatro que tinha, na actividade docente e de investigação, “e também na realização de provas e entrevistas, a Universidade de Genebra entendeu que eu estava em condições de entrar” no curso de Ciências de Educação.
“Nada mais natural. Sem quaisquer equivalências. Sem validações absurdas”, realça António Sampaio da Nóvoa.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário