quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

CINCO PLANETAS VÃO ESTAR ALINHADOS E PODEM SER VISTOS A OLHO NU


 
Os cinco planetas vão estar alinhados e será possível vê-los a olho nu durante o final deste mês e o seguinte.
Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno. São estes os planetas do Sistema Solar que se alinharam na perfeição para que pudessem finalmente ser vistos a olho nu, conta a BBC.
Este é um fenómeno invulgar – a última vez que aconteceu foi há 10 anos atrás – e não há desculpa para não o ver, afinal os especialistas preveem que vá durar cerca de um mês.
Os planetas começaram a alinhar-se exatamente esta quarta-feira, dia 20 de janeiro, num fenómeno que vai durar até 20 de fevereiro.
De acordo com Alan Duffy, astrónomo na Universidade Swinburne, na Austrália, os planetas mais fáceis de serem ‘apanhados’ são Vénus e Júpiter.
Por outro lado, o maior desafio será conseguir ver Mercúrio, uma vez que este planeta vai estar muito próximo do horizonte, ficando facilmente ‘escondido’. Além disso, só é possível vê-lo durante a madrugada.
O australiano sugere que a melhor forma de conseguir ver o fenómeno na perfeição éprocurar um lugar a céu aberto e com pouca luz, algo que pode ser mais difícil nas grandes cidades.
As horas e os dias em que cada planeta pode ser visto mais facilmente também variam de acordo com a localização de uma pessoa.
Especialistas dos dois hemisférios concordam que o melhor momento para ver os cinco planetas alinhados será pouco antes do amanhecer.
Prevê-se que o primeiro a aparecer seja Júpiter devido ao seu brilho e logo depoisMarte, seguido de Saturno e Vénus. O mais tímido será então Mercúrio.
Os planetas vão estar entre a Lua e o horizonte, por isso, o satélite natural pode ser um bom ponto de partida para chegar aos outros.
ZAP / BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário