quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

360º - O melhor guia para investir (OE sob pressão dos mercados)

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia

Subiu a tensão em 3 países de língua portuguesa.O Parlamento da Guiné-Bissau foi suspenso por "falta de condições de segurança" (política, leia-se); Moçambique continua sem pistas para o que aconteceu ontem - o secretário-geral da Renamo foi baleado; e Dilma Rousseff vai depor num caso de corrupção (como testemunha).

O FMI eliminou a regra de exceção que permitiu os resgates a Portugal, Grécia e Irlanda, apesar das dúvidas sobre a sustentabilidade da dívida desses países. A partir daqui, só haverá ajuda financeira com isso bem estudado. Será boa ou má notícia para Tsipras?

2015 foi o ano mais quente dos últimos 136 anos, desde que tiveram início os registos de temperatura, no final do século XIX. A agência federal norte-americana garante que os níveis inesperados de calor se verificaram um pouco por todo o mundo.

Venha de lá Peseiro (que a Taça da Liga já se foi). O F.C. do Porto foi a Famalicão com a equipa B, nunca conseguiu encostar o adversário às cordas - e perdeu. O novo treinador viu da bancada - e abriu a boca de sono.

As presidenciais
Deus, pátria, família e eleições. O que mudou no país. Um candidato de direita divorciado, uma socialista profundamente católica, um ex-padre que aderiu ao PCP. Estarão a quebrar estereotipos ou são espelho da sociedade? A Catarina Falcão assina o texto com que lançamos o penúltimo dia da campanha presidencial.

Na estrada, Sampaio da Nóvoa aquece a luta contra Marcelo. Ontem à noite, foi Carvalho da Silva o seu porta-voz, com uma frase assim: “Alguma vez Marcelo foi um homem sensato e moderado?”. Mas o candidato também teve que jogar à defesa, face às dúvidas vindas a público sobre o seu percurso académico. Ficou tudo registado no liveblog de ontem.

Quanto a Marcelo, prometeu fazer trabalho “miudinho”- e diz que é melhor a fazê-lo com a esquerda. Foi numa viagem de Alfa até ao Porto, com o Orçamento como pano de fundo. E com direito a um elogio a António Costa (para além de um apoio de... Mourinho).

Ontem, a Rita Dinis foi acompanhar também Edgar Silva, o homem que pede licença para beijar mas quer conquistar todos - das condessas de Cascais aos comerciantes da Moita. Edgar apela ao voto por um "bem maior", mas sabe que à segunda a música de abril será outra. A reportagem está aqui.

Já Maria de Belém, viu-se forçada a reagir à polémica das subvenções vitalícias. "A Reposição de subvenções é cumprimento de dever". É como abre o liveblog do dia (onde pode acompanhar a reta final com detalhe), prometendo eu voltar a este tema mais abaixo.

Com os olhos postos no domingo, decidimos deixar-lhe ainda estequiz: O que prometeram eles quando tomaram posse?Consegue adivinhar quem disse o quê? (pode ajudar se for ouvido o Baú das Presidenciais que a Renascença está a reabrir, ou osepisódios presidenciais do Expresso).
 
Informação relevante
Começo este bloco com uma notícia nossa: um depoimento explosivo em tribunal abriu nova investigação sobre escutas ilegais nas secretasO Luís Rosa conta o que está em causa.

E prossigo com duas novidades vindas do Governo: o Fisco vai passar a saber quanto temos no banco, diz o Negócios; e vão mudar as regras das reformas antecipadas,garantiu Vieira da Silva, ontem, na SIC-Notícias - onde se mostrou confiante nas negociações com Bruxelas sobre o Orçamento ("não entramos aqui em nenhum delírio", garantiu).

O Orçamento é o tema do dia. O Executivo vai aprovar uma primeira versão do documento, para o enviar para a Comissão Europeia, mostrando-se António Costa "duplamente tranquilo" - com Bruxelas e com os mercadosJust in case, o primeiro-ministro reservou mais uma semana para as negociações.
A verdade é que o Governo PS está perante um dilema: agradar a gregos, cortar como troikanos - na síntese feliz que o Nuno Martins encontrou (e explica bem aqui). Ontem o BE deixou-o claro, numa declaração de Catarina Martins. Enquanto os economistas da Católica punhas dupla pressão inversa (aqui eaqui).
Esta manhã, o Económico garante que Costa não quer apertar mais o cinto. Mas o Negócios anota (bem) uma vantagem: quanto mais tarde o OE entrar em vigor, mais fáceis serão as contas. E garante que Bruxelas está a ser menos exigente do que se tem dito.

Veremos como acaba este episódio importante, mas já agora passe os olhos por este texto do Edgar Caetano. Eis como começa:
"Os juros da dívida portuguesa a 10 anos rondam os 3,2% esta quinta-feira, os mesmos níveis do pico da crise grega do último verão e bem acima de quando o BCE passou, no início de 2015, a comprar dívida pública dos países da zona euro ao abrigo do programa de estímulos monetários. Nem o BCE consegue deter subida dos juros”, escreveu a Bloomberg. O melhor é ler.

Ainda no plano governamental, anote que a contribuição audiovisual vai subir; que o regresso às 35 horas pode ser faseado(pelo menos na Saúde, admitiu o ministro); e que vêm aí mudanças nas urgências, assim como incentivos melhores aos médicos que vão para onde sejam mais necessários.

Importante voltar ao tema das subvenções vitalícias, porque o presidente do TC veio justificar a decisão desta semana, garantindo que este regime "não está blindado". O que não explicou foi como mudar a lei sem ser inconstitucional. Pelo meio,há deputados realmente zangados com a polémica que se criou.
Para que não fiquem dúvidas, e tudo se perceba, a Helena Pereira fez este Explicador: Subvenção vitalícia. Números, factos e mitos. Para ler aqui.

Deixo apenas mais algumas notas, para ficar a par do essencial:  Os nossos Especiais

Sabe que eu não gosto de carregar nos adjetivos, nem de hipervalorizar o que fazemos. Neste caso, porém, não há outra maneira de dizer isto: o David Almas fez o melhor guia para quem quiser investir em fundos. Digo o melhor porque ele analisou 3.349 fundos de investimento para lhe dizer quais são os melhores. E chegou a este título: Não se deixe apanhar. Descubra os únicos 55 fundos que valem a pena.

Hoje falamos também de Nuno Teotónio Pereira e o Atelier da Rua da Alegria. Durante décadas o atelier do grande arquiteto funcionou como uma escola paralela à da formação oficial. A historiadora Ana Tostões evoca o seu legado, o homem que  defendia ser “preciso construir sem preconceitos, com uma espécie de inocência infantil" - e que ontem nos deixou.

E, porque as homenagens também se fazem em vida, ainda recomendo este especial: Etapa a etapa, o Dakar contado por Paulo Gonçalves. Dores de cabeça "enormes" na altitude, um ramo a furar o radiador e uma queda a mandá-lo para casa.Paulo Gonçalves contou ao Diogo Pombo como lhe correu o Dakar"Tenho a certeza que ninguém me quis ajudar".

Notícias surpreendentes

Pode haver um novo planeta (gigante) no sistema solarBatizado como “Planeta Nove”, este corpo celeste poderá ter a massa equivalente a dez planetas Terra e estar vinte vezes mais afastado do Sol do que Neptuno. Atente, mesmo assim, à palavra "poderá". É que tudo isto é ainda uma teoria - o dito planeta ainda não foi observado
Do fim do mundo é esta nova polémica luso-brasileira, que envolve a modelo Sara Sampaio. Tudo se resume a isto:quando um jornal do Rio diz que Sara é "lá da terrinha", isso é uma ofensa?

Não do Brasil, mas dos EUA, vem um fenómeno que jura tornar cada mulher numa bailarina. Chama-se S.barre e é um treino de 45 minutos que queima 300 calorias, em bicos de pés. A Sílvia Silva foi fazer a prova dos nove.

Se o fitness não é a sua praia - ou se o ballet não é uma ambição -, deixo-lhe esta sugestão para hoje à noite: a estreia de "O Renascido", de Alejandro González Iñárritu, candidato a 12 óscares da Academia. O Eurico de Barros já viu o filme e deu-lhe estas estrelas. Não, claro que não vou estragar o suspense ;)

Se tudo isto o deixa sem palavras, aqui ficam 26 palavras de que precisa, mas não sabia. São em inglês, mas devidamente traduzidas.

É assim que encerro este 360º, com a promessa de nos mantermos especialmente atentos à aprovação do draft do Orçamento, este tarde, mas também ao penúltimo dia da campanha presidencial. Vá passando por nós aqui, gostamos muito da sua companhia.

Dia feliz, dia produtivo,
Até já! 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário