Dia 9 de Janeiro, às 22:00 horas, no Centro Paroquial S. Pedro
Um concerto do grupo Cordis - Piano & Guitarra Portuguesa, acompanhado por João Gentil, vai assinalar a chegada do Ano Novo em Cantanhede, no auditório do Centro Paroquial S. Pedro, no próximo dia 9 de Janeiro, a partir das 22h00.
Promovido pelo Município de Cantanhede, com o apoio da Paróquia de S. Pedro e da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, o evento propõe uma experiência de grande alcance artístico, através de um programa que, além da magia da música de fusão do Cordis, com os timbres, ritmos e melodias que nascem da alma e dos sentidos mais profundos de Paulo Figueiredo (piano) e Bruno Costa (guitarra), contempla a atuação de João Gentil, músico e acordeonista que tem vindo a registar crescente projeção em Portugal e no estrangeiro.
No Concerto de Cantanhede, Cordis irá apresentar o seu mais recente disco exclusivamente constituído por peças originais assinadas pelos dois músicos. Trata-se de “Terceiro”, um trabalho que tem merecido o aplauso da crítica e do público e que surge na sequência da edição de dois CD’s e de um DVD gravado ao vivo.
O Cordis regressa a Cantanhede, trazendo na bagagem a apresentação do novo fôlego deste projeto, que desde há sete anos prova o quanto casa bem a tradição da música de Guitarra Portuguesa com o Piano, numa abordagem inovadora que explora o encontro invulgar das sonoridades destes dois instrumentos. Ao duo junta-se o fantástico acordeonista João Gentil, músico de renome internacional que traz ao universo do CORDIS a riqueza das melodias quentes do tango argentino ou os ritmos sincopados do mítico Piazzolla. Tendo participado em inúmeros espetáculos do Cordis, João Gentil foi também músico convidado do CD “Cordis2”, bem como do DVD “Cordisao Vivo”. Também o seu recente trabalho “Contanilidades” contou com a participação de diversos convidados, figurando entre estes os músicos Paulo Figueiredo e Bruno Costa.
O recém-editado trabalho do Cordis, “Terceiro”, muito mais do que um novo CD, é a concretização de um desafio que passou pela composição, gravação e edição de temas totalmente originais, e que aponta o caminho para novos rumos de um projeto que, mantendo-se fiel às suas origens e heranças culturais e artísticas, teima em não abdicar de evoluir no seu próprio modo de sentir, compor e criar a música. Este novo disco volta-se novamente para a exploração mais intensa dos timbres dos dois instrumentos, o piano e guitarra portuguesa.
A participação de músicos convidados tem sido uma constante no percurso desta dupla. Dos muitos artistas com quem o Cordis tem partilhado a amplitude do seu projeto, destacam-se as vozes de Ana Sofia VarelaCuca RosetaSofia Vitória, Jorge Palma, o tenor Nuno Silva, Orquestra Clássica do Centro, Quarteto Opus Quatro, Edjam, João Gentil, Luís Formiga, Luís Oliveira, Vasco Alves, entre vários outros. Em “Terceiro”, essa “tradição” mantém-se, sendo o novo disco enriquecido, desta vez, pela colaboração do Quarteto Arabesco. Este quarteto de cordas é composto por Denys Stetsenko (1º violino), Raquel Cravino (2º violino), Lúcio Studer (viola de arco) e Ana Raquel Pinheiro(violoncelo).
Cordis - Piano & Guitarra Portuguesa tem mostrado um trabalho feito de arrojo, iniciativa, criatividade e intimismo, não só patente nos diferentes formatos com que chega ao público – em puro dueto ou com convidados – mas também nos diversos eventos e parcerias a que se associa.
A distinção Disco Antena1 traz ao Cordis, para além do reconhecimento da qualidade musical e artística do seu trabalho, a responsabilidade acrescida por um número crescente de ouvintes atentos à sua arte.
 JOÃO GENTIL
Nasceu na cidade de Cantanhede em 1980 e bem cedo despertou o gosto para a música.
Com apenas 6 anos de idade os pais emigraram para a Suíça onde iniciou os estudos musicais e viveu até aos 11 anos. De regresso a Portugal em 1992, frequentou o Conservatório de Música onde foi aluno de Paulo Jorge Ferreira e de José António Sousa na disciplina de acordeão.
Em Portugal, com apenas 12 anos de idade começou por tocar acordeão nos principais grupos de folclore do concelho de Cantanhede e também em casamentos. Este período intenso das mais variadas experiências no mundo da música, principalmente ligadas ao folclore e à música de entretenimento, marcou-o como músico. Mas, é na década de 2000 que o seu percurso assume maior velocidade no estudo do acordeão.
É Professor de Acordeão na Academia de Música de Ançã, desde 2005. Professor de Acordeão na Associação Académica de Coimbra desde 2012. Professor na Escola de Artes do Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz desde 2014.
Foi colaborador da Accordions WorldWide – www.accordions.com – de 2006 a 2011.
Em 2007 colaborou, como especialista em acordeão, com a Roland Corporation, representando a Roland Iberia no segmento V-Accordion, tendo sido convidado a participar no 1st V-Accordion camp em Castelfidardo-Italia (2008) e no 2nd V-Accordion Camp em Ascoli Piceno – Italia (2009).
Em 2009 iniciou o estudo do Bandoneon (instrumento principal do Tango) na cidade de Buenos Aires assistindo seminários com o prof. Julian Hasse da Academia Nacional del Tango de Buenos Aires.
Aperfeiçoou-se na escola de acordeão CNIMA – Centre National et International de Musique et de l’Accordéon, em França, tendo aulas com o professor e pedagogo de prestígio mundial Mr. Jacques Mornet (2011).
Frequentou masterclasses e workshops diversos dos quais se destaca o realizado 2014 com o acordeonista francês Richard Galliano.
Conta com digressões internacionais na Argentina (2010, 2011, 2012 e 2014), no Brasil (2010 e 2012), na Colômbia (2010), Espanha (2009), entre outras participações em festivais como por exemplo na Noruega (Bergen), Irlanda (Athlone), Itália (Pescara), Estados Unidos (Las Vegas), entre outros.
Durante o seu percurso já tocou com variados músicos do panorama nacional assim como internacional, como por exemplo André Sardet, Couple Coffee com Luanda Cozetti (Brasil) e Norton Daiello (Brasil), António Zambujo, Vitorino, Viviane, Miguel Calhaz, CORDIS – Piano e Guitarra Portuguesa, Inês Santos, Alejandro Brittes (Argentina), Sergio Pinget (Argentina), Emiliano Faryna (Argentina), JP Simões, Uxía.
Várias são as participações televisivas em programas como “Portugal no Coração” da RTP, programa “Argentinisima” da Cronica TV (Argentina), programa do Roger da RBS TV Globo (Brasil), programa “Galpão Nativo” (Brasil), participação especial na telenovela da SIC “Rosa Fogo” (Portugal), Gala da Sociedade Portuguesa de Autores transmitida em directo na RTP1 a partir do Centro Cultural de Belém, entre outros. Principais salas onde já actuou: Coliseu Recreios de Lisboa, Coliseu do Porto, Teatro Gil Vicente de Coimbra, Cine Teatro Ilhavo, Theatro Circo de Braga, Cine Teatro Torres Vedras, Auditorio Torrente Ballester de Salamanca-Espanha, Portuguese Club of London – Ontario/Canadá, Plaza Hotel – Las Vegas/USA (International Accordion Convention), Museo Contemporaneo de Arte de Vigo, Theatro Elisabeth Rosenfeld de Gramado (Brasil), Almagro Tango Club (Buenos Aires, Argentina), Auditorio Municipal de Valledupar (Colombia), Auditorio Asociasion Médica de Rosario (Argentina), CAE – Centro Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, Casino da Figueira, Ondajazz – Lisboa, Hotfive Jazz & Blues – Porto, entre muitos outros.
Participou, como músico, em vários espetáculos musicais com encenação de António Leal, dos quais destacamos “Contracanto” (com música de José Afonso), e a “As Músicas que os vinhos Dão”.
Gravou o seu primeiro disco com o nome “ConLatinidade” na Argentina e Portugal contando com a participação de músicos argentinos, portugueses e brasileiros, editado em todo o mundo em dezembro 2014 e com a chancela Antena 1.