quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

360º - Esquerda tem de votar unida 200 vezes no Orçamento

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaJulian Assange admitiu entregar-se. Se na sexta-feira um painel da ONU concluir que a detenção do fundador do Wikileaks não foi ilegal, ele promete que sai da embaixada do Equador em Londres, onde se refugiou há três anos, e que se põe nas mãos da polícia.

Pedro Passos Coelho apresenta hoje a sua recandidatura a líder do PSD. O seu lema pode surpreender aqueles que o tomavam por um liberal: "Social-democracia Sempre!" A Rita Dinis foi perguntar: mas, afinal, o que é a social-democracia?

O FC Porto ficou mais perto da final da Taça de Portugal.Venceu o Gil Vicente por 3-0 na primeira mão das meias-finais. O Diogo Pombo acompanhou o jogo ao minuto e no final concluiu:"Não foi o esforço que venceu o talento. Foi o contrário".

Informação relevanteMais um dia, mais uma volta, mais uma discussão sobre o Orçamento. A manhã, a tarde e a noite de ontem estiveram cheias, cheias, cheias de informações e de contrainformações, com o comissário Pierre Moscovici a ser obrigado a clarificar queBruxelas só tomará uma decisão final na sexta-feira. Para que não se perca, nós fizemos um texto a explicar quais são as sete medidas de agravamento fiscal que deverão estar mesmo no Orçamento (se bem que, como nos filmes de Alfred Hitchcock, até ao fim nunca se sabe o que pode acontecer).

Além da discussão técnica, há a discussão política (que,como se viu ontem no Parlamento, vai ser dura). A solução terá que vir da esquerda. Por isso, é bom perceber o que é que isso exige. A Helena Pereira e a Inês Mendes pegaram num monte de papéis e numa máquina de calcular e chegaram a dois números interessantes. Primeiro: o Orçamento de 2015 tinha 244 artigos e os partidos da esquerda votaram de forma diferente entre si em 162. Segundo: neste Orçamento, PS, PCP e BE terão de votar juntos 200 vezes. Isto porque eles têm que estar de acordo em todas as alterações.

A polémica sobre os aumentos em 150% dos salários da administração da Autoridade Nacional de Aviação Civil já está a ter consequências políticas. Os Verdes, o Bloco de Esquerda e o PS querem limitar os vencimentos nas entidades reguladoras. O objetivo, dizem, é "moralizar".

A detenção de José Veiga, de Paulo Santana Lopes e de uma advogada lançou um holofote sobre um caso que envolverábancos, dirigentes da República do Congo e negócios internacionais. Pouco depois de a notícia ter sido conhecida, o Diogo Pombo contou com detalhes a história do homem de quem toda a gente se afastou. Foi Veiga quem negociou a ida de Luís Figo para dois clubes ao mesmo tempo.

Quem achava que Donald Trump ia ficar quieto e calado depois do segundo lugar nas primárias do Iowa enganou-se (claro). O candidato republicano acusou Ted Cruz, que ficou em primeiro lugar, de "fraude" e de ter "roubado" as eleições. Perante os resultados nas urnas, houve mais desistências: Rand Paul e Rick Santorum.
Para ajudar a perceber um pouco melhor o que se passa nos Estados Unidos, o João de Almeida Dias escreveu um perfil de Ted Cruz, "o conservador que detesta Washington".

Pedro Sánchez começou a ter reuniões para tentar formar governo em Espanha e, à saída do último de quatro encontros com pequenos partidos, comentou no Twitter: "Isto começa bem". Com o Podemos, uma das forças políticas mais decisivas neste momento, é que as coisas não parecem ir muito bem. Pablo Iglesias tem pressa, enquanto o líder do PSOE quer calma. De qualquer forma, o editorial de hoje do El País também recomenda uma aceleração do calendário e avisa: "Cuidado com los plazos".

É um dos episódios mais caricatos dos últimos tempos. Facto:José Eduardo Martins, ex-vice-presidente da bancada parlamentar do PSD, passou meia hora na prisão por ter sido convocado como testemunha num processo e ter faltado. Detalhe: esse processo era relativo a um assalto à sua própria casa. Pormenor: terá ficado detido na mesma cela onde esteve José Sócrates. Final: foi José Eduardo Martins quem contou o episódio, cheio de pormenores, na sua coluna no Negócios.

Por falar em José Sócrates: vão sendo conhecidos mais detalhes sobre a Operação Marquês e sobre as diligências da acusação. O Luís Rosa conta que no final do ano passado foram feitas buscas discretas ao El Corte Inglês, ao Jumbo, à Almedina, à Fnac e à Bertrand por causa das suspeitas de compra em massa do livro A Confiança no Mundo.

Os nossos EspeciaisQuem envia emails, faz compras online ou acede à banca electrónica pode saber se está a ser vigiado? Esta é a resposta simples: sim. E esta é a resposta complicada: sim, através da (prepare-se) criptografia quântica. Não se assuste: a Elsa Araújo Rodrigues explica tudo aqui.

Não há canto do mundo onde se vá sem encontrar um turista japonês. Por isso, as agências de viagens daquele país sabiam muito bem o que estavam a fazer quando elegeram as 30 aldeias mais bonitas da Europa - e quando puseram na lista uma portuguesa. Veja as fotos porque vale a pena.

Notícias surpreendentes
É português e é o fotógrafo da "Mão de Deus". Rogério Pacheco fotografou uma nuvem que parece uma mão a cair do céu e a imagem tornou-se viral em todo o mundo. Porquê esse sucesso explosivo? "Há pessoas que veem aqui algo religioso ou espiritual", explicou o madeirense à Marta Leite Ferreira.

É sempre uma grande foto: todos os anos, a "Vanity Fair" faz uma capa desdobrável dedicada a Hollywood, com vários atores juntos. Com a polémica sobre as acusações de racismo nas nomeações para os Óscares, a revista teve um especial cuidado na escolha da imagem. Mas nem tudo correu bem...

Se gosta de chocolate (ou seja, se é um ser humano e se consegue respirar), tem de ler este artigo do Tiago Pais sobre o festival "O Chocolate em Lisboa". São perguntas difíceis e respostas dificílimas sobre um evento cheio de calorias.

Hoje estreia o muito aguardado novo filme de Quentin Tarantino, "Os Oito Odiados". O nosso crítico, Eurico de Barros, já o viu - e não gostou muito. Deu-lhe apenas duas estrelas, em boa parte "por causa da violência repetidamente sádica".

A terminar, um outro filme - um pequeno filme de animação que já ganhou dezenas de prémios. Chama-se "The Present" (O Presente) e é sobre um rapaz que recebe da mãe um cão com apenas três patas. Eu sei que está com pressa, mas veja isto num instante. Só precisa de cerca de quatro minutos. Vale a pena. O final é surpreendente e inspirador.

Quando terminar, pode vir ao Observador para as últimas notícias. Um lembrete: às 10 da manhã são divulgadas as previsões do FMI para a economia portuguesa e nós vamos trazer-lhe toda a informação.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário