terça-feira, 1 de março de 2016

1 Março Dia da Descriminação Zero


Zero Discriminação nos Serviços de Saúde, em 2016.

A iniciativa Zero Discriminação, lançada pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS),que une os esforços de 11 organizações da ONU – ACNUR, UNICEF, PMA, PNUD, UNFPA, UNODC, ONU Mulheres, OIT, UNESCO, OMS e Banco Mundial – e trabalha em colaboração com parceiros nacionais e internacionais para maximizar resultados da resposta ao HIV. Este programa celebra mundialmente odireito universal a uma vida produtiva, plena e com dignidade. Tem como meta combater todo tipo de estigma e discriminação, que impeçam o exercício desse direito.  Zero Discriminação procura promover a tolerância, a compaixão e a paz.
O UNAIDS tenta mobilizar jovens e comunidades na promoção da inclusão e do respeito – não importa a origem, orientação sexual, identidade de género, serologia para o HIV,  raça ou etnia.  Os esforços do UNAIDS, inclui também atingir zero novas infeções por HIV e zero mortes relacionadas com a SIDA – ambas impossiveis de serem alcaçadas sem o fim da discriminação.
A borboleta da campanha – símbolo da transformação – representa o compromisso em assumir um comportamento aberto à diversidade e à tolerância.

A Proteção Legal
A Lei 46/2006, proíbe e pune a discriminação em razão da deficiência e da existência de risco agravado de saúde, isto significa que, o Estado Português, protege e defende qualquer cidadão quando lhe recusem ou o limitem no "acesso aos cuidados de saúde prestados em estabelecimentos de saúde públicos ou privados. 


"Juntos é possível alcançar a meta de Zero Discriminação, FAÇA A SUA PARTE!"

Texto enviado por José Rui Rabaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário