terça-feira, 1 de março de 2016

Quinta dos Abibes Sublime Tinto conquista medalha de ouro na maior competição alemã



Produtor aposta na qualidade e exclusividade
O vinho português Quinta dos Abibes Sublime Tinto 2010 (D.O.P Bairrada), produzido pelo vitivinicultor Francisco Batel Marques na região da Bairrada, acaba de ser distinguido com a medalha de ouro na 18.ª edição do Grande Prémio Internacional do Vinho “Mundus Vini 2016”. Batel Marques realça este triunfo, «fruto de um projeto de persistência, determinação e paixão que nos permitiu fazer vinhos de elevada qualidade, marcando a diferença e que têm sido premiados e reconhecidos mundialmente».

«Criámos um “pequeno terroir” em que produzimos vinhos muito selecionados, com caraterísticas muito próprias», explica Francisco Batel Marques, que produz atualmente três espumantes (um rosé, um reserva e um sublime), dois tintos (reserva e sublime) e um branco sublime – os vinhos sublimes resultam de colheitas de qualidade excecional.

A Quinta dos Abibes iniciou a sua atividade em 2003, sendo a primeira colheita em 2006, e produz vinhos em sete hectares de vinha em pleno coração da Bairrada, a partir das castas touriga nacional, arinto, baga e cabernet sauvignon. Com seis colheitas no mercado, os vinhos Abibes conquistaram já dezenas de medalhas, das quais se contam duas grande ouro, 14 ouro (cinco internacionais), 26 prata (16 internacionais), um bronze (internacional), oito diplomas internacionais de prestígio e menções honrosas, «graças à grande qualidade deste terroir único, de onde saem anualmente 40 mil garrafas», refere Batel Marques.

O “Mundus Vini 2016”, que se realizou na semana transata, entre o dia 21 e 24 de fevereiro, em Neustadt, na Alemanha juntou 160 jurados, de 36 países, entre enólogos, vinicultores, comerciantes de vinho, escanções e jornalistas especializados, para avaliar mais de cinco mil vinhos diferentes, entre tintos e brancos, vinhos espumantes, e também vinhos licorosos, de várias partes do mundo, através de provas cegas.

Na 18.ª edição do “Mundus Vini” estiveram a concurso vinhos de cerca de 150 regiões vinícolas diferentes, a maioria deles provenientes de países europeus, como Itália, Espanha, Alemanha, França e Portugal. No entanto, estiveram também presentes vinhos de origens mais exóticas como Israel, Líbano, Marrocos, México e Peru. O número de produtos destinados a receber prémios nesta competição é limitado a 40% das amostras apresentadas que obtiveram os pontos mais altos na sua respetiva categoria.

Os vinhos apresentados na competição “Mundus Vini 2016” estiveram sujeitos a provas que tiveram em conta a sua origem, nível de qualidade e sabor, e foram avaliados de acordo com o esquema internacional de 100 pontos, da International Organisation of Vine and Wine (OIV), também reconhecido pela Union Internationale des Oenologues (UIOE).

A paixão pelos vinhos

Francisco Batel Marques não esteve sempre ligado à produção de vinhos, mas o projeto da Quinta dos Abibes surge de uma paixão de muitos anos, associada à investigação que o levou a considerar a Bairrada o local ideal para criar vinhos excecionais.

Licenciado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Coimbra, e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade do País de Gales, Francisco Batel Marques é professor associado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, coordenador da Unidade de Farmacovigilância do Centro, e diretor do Centro de Avaliação de Tecnologias de Saúde e Investigação em Medicamentos. É membro da Sociedade Portuguesa de Farmacologia, da International Society of Pharmacoeconomics and Outcomes Research e do American College of Clinical Pharmacy, e da Comissão de Ética para a Saúde da Administração Regional de Saúde do Centro.


Mais informações:
Midlandcom – Consultores em Comunicação, Lda.
Ana Frazão Rodrigues * afr@midlandcom.pt * 939 234 508
António José Laranjeira * ajl@midlandcom.pt * 939 234 505




Nenhum comentário:

Postar um comentário