segunda-feira, 14 de março de 2016

360º - Será que somos mesmo "um país de medricas"?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaA Alemanha sofreu aquilo que o El País descreve como sendo um "terramoto político"O grande vencedor das eleições regionais de ontem foi o partido populista anti-imigração AfD, que não ficou em primeiro lugar mas teve um enorme aumento de votos. Em dois dos três estados onde houve eleições os social-democratas do SPD ficaram atrás do AfD. E a CDU de Angela Merkel, que há uns meses planeava recuperar as regiões de Bade-Vurtemberga e da Renânia-Palatinado perdeu em ambas (a primeira para os Verdes e a segunda para o SPD), vencendo apenas na Alta Saxónia. A CSU, partido-irmão da CDU, já exige a Merkel uma mudança de políticas no governo. Tudo se vai complicar.

Já está atualizada a lista das últimas vítimas do terrorismo: na Costa do Marfim, 16 mortos num tiroteio numa estância turística, onde entrou um grupo de atiradores a gritar "Alá é grande"; na Turquia, 34 mortos numa explosão no centro da capital, Ancara. Em nenhum dos dois atentados houve vítimas portuguesas.

Murteira Nabo dá esta manhã uma entrevista ao Diário Económico (só para assinantes) e critica as resoluções do BES e do Banif. Segundo o antigo chairman da Galp, a primeira decisão foi um "erro" e a segunda uma "precipitação. Mas não quer a nacionalização do Novo Banco, que considera "um disparate".

Informação relevanteO Orçamento do Estado entra hoje na fase mais delicada de votações e há algumas pedras que podem encravar a "geringonça". Como explicam o Nuno André Martins e a Rita Tavares, o PS, o BE e o PCP não estão completamente alinhados e isso já fez com que alguns artigos fossem chumbados. E houve casos em que bloquistas e comunistas votaram contra um artigo para depois recuarem e votarem a favor. No episódio das ajudas à Grécia e à Turquia - que tradicionalmente têm sempre a oposição de BE e PCP -, António Costa chegou a pedir ao PSD que votasse a favor, com o argumento de que se tratava de uma política de Estado, mas, perante a recusa de Passos Coelho, os socialistas tiveram de ser criativos: fizeram uma proposta de alteração (que estão todas a ter a abstenção do PSD), retiraram os nomes dos países dos artigos em causa e assim resolveram, ao que parece, o problema. Uns chamam a isto imaginação; Marques Mendes, na SIC, preferiu chamar-lhe "milagre de São Bento".

Sobre o jogo de forças à esquerda, Sérgio Sousa Pinto tem uma coisa a dizer. O socialista, que deixou a direção do PS por ser um crítico da solução de governo encontrada por António Costa, deixou um aviso numa entrevista ao Jornal de Notícias"O BE não vai descansar enquanto não ocupar o lugar do PS no sistema partidário".

O CDS já tem uma nova líder. No Observador, estivemos em liveblog permanente no sábado e no domingo para lhe contartudo o que aconteceu no congresso da sucessão de Paulo Portas. Na direção do partido estão agora Nuno Melo, Adolfo Mesquita Nunes, Cecília Meireles e Nuno Magalhães - são os quatro mosqueteiros de Assunção Cristas. A moção de estratégia de Cristas foi aprovada com 98,7% dos votos, mas há um outro número mais importante: 23%. Uma lista alternativa ao Conselho Nacional conseguiu 23% dos votos. O responsável por este resultado foi Filipe Lobo d'Ávila, que, como contam a Helena Pereira e a Rita Tavares, é primo afastado de Manuel Alegre, "conservador, portista e apoiante de Nuno Melo".

Vítor Dias, antigo dirigente do PCP, reagiu no seublogue à reportagem do Expresso sobre a atividade do KGB em Portugal, baseada no arquivo Mitrokhin. Sobre a suposta entrega aos russos de partes do arquivo da PIDE, que teria sido feita pelo PCP, o militante comunista reage: são "estórias da carochinha".

Está preocupado com o Brexit? Então prepare-se para o Frexit. A Universidade de Edimburgo, que fez estudos de opinião em vários Estados europeus, concluiu que 53% dos franceses gostariam que o seu país organizasse um referendo sobre a permanência na União Europeia - e que apenas 45% votariam a favor, sendo 33% pela saída e havendo uma percentagem razoável de indecisos.

O Royal Bank of Scotland vai despedir 550 pessoas e passar a confiar mais nas máquinas. Para os clientes, a conta é muito simples de fazer: só quem juntar mais de 250 mil libras para investir é que consegue o privilégio de ter um ser humano a gerir o seu dinheiro; os outros ficam entregues aos robôs.

No Brasil, 3,1 milhões de pessoas foram para a ruamanifestar-se contra a corrupção, contra o governo de Dilma Rousseff e contra Lula da Silva. Segundo o jornal Estado de S. Paulo, foi "o maior protesto da História do país". Sérgio Moro, o juiz que está a liderar a investigação Lava Jato, que ameaça prender Lula, disse sentir-se "tocado" por aquilo que vê como um apoio ao seu trabalho. No Observador, Maria João Avillez escreve do Brasil e lembra, citando Tom Jobim, que aquele país "não é para principiantes".

O relatório final sobre a queda do avião da Germanwings concluiu que, duas semanas antes da tragédia, o médico do co-piloto Andreas Lubitz quis interná-lo, mas não alertou ninguém porque as regras do sigilo médico não permitiam que contactasse as autoridades. O objetivo, agora, é rever essas regras para evitar que se repita um caso como este.

Os nossos EspeciaisFoi um dos textos mais lidos e partilhados do Observador este fim de semana. José Rentes de Carvalho, que vive na Holanda e foi durante anos largamente ignorado em Portugal, deu uma entrevista à Joana Emídio Marques e mostrou porque é que é um escritor desconcertante. O título já diz tudo: "Somos um país de medricas, de gente subserviente". (No domingo também publicámos uma recensão ao último livro de Rentes de Carvalho, O Meças, e, nela, Carlos Maria Bobonegarante que o autor está "acima dos seus contemporâneos".)

Quem ainda estiver a viver a ressaca dos vários dias de tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa pode ganhar algum distanciamento com um ensaio histórico de Rui Ramos sobre "o velho que inventou a Presidência da República". Há 105 anos, Manuel de Arriaga deu poder a um cargo que não o deveria ter. (Num artigo de opinião no Observador, José Manuel Fernandes junta uma pergunta a este começo de mandato do novo Presidente: "E se o tempo de Marcelo estivesse a terminar?".)

Jorge Bergoglio tornou-se Papa há três anos e, por isso, o Observador dedicou-lhe vários trabalhos: uma pré-publicação do novo livro de João César das Neves, A Economia de Francisco, onde se pergunta "O Papa Francisco é socialista?"(resposta: não); uma fotogaleria com as frases mais inspiradorasde Francisco; e uma infografia com os vários países que o Papa já visitou.

Notícias surpreendentes
A ModaLisboa acabou este domingo e, segundo a Ana Dias Ferreira, foi uma edição animada. Houve um jogo de basquete, um filme e um desfile com Manuela Moura Guedes (que acabou no colo de Filipe Faísca). Até temos uma fotogaleria com imagens das melhores criações.

É mãe, vai ser mãe ou está a pensar em ser mãe? Então carregue aqui e fique a conhecer 8 aplicações de telemóvel ideais para si. Até há um tradutor de choro, que ajuda a perceber se o bebé está com sono, com fome ou apenas aborrecido (dá jeito, não dá?).

A cadeia de restaurantes Chipotle tornou-se na "anti McDonald's" e apostou tudo em ingredientes orgânicos. Mas, como conta o Edgar Caetano, vários surtos da bactéria E Coli (além de hepatite A, gastroentrites e salmonelas - parece que não escapa nada) estão a ameaçar a sua sobrevivência. É uma história de muitos problemas.

Uma voluntária dos Arquivos Nacionais americanos descobriu por acaso uma carta perdida do poeta Walt Whitman. Ou melhor: uma carta escrita por Whitman em nome de um soldado ferido na Guerra Civil americana e que era dirigida à mulher do militar. No final do texto, o poeta assinalou: "Escrita por Walt Whitman, um amigo".

Há quem lhes chame "as cenas de sexo mais gráficas da história da televisão britânica". Outros preferem a expressão "filme porno com collants e gravatas"A série "Versailles" está a incomodar deputados ingleses e figuras públicas. O objetivo era que esta produção, passada no reinado de Luís XIV, substituísse a muito pudica "Dowton Abbey", mas, perante tanto incómodo, a BBC foi obrigada a mudar o horário. A série deve estrear em breve.

Enquanto espera, vá passando por aqui, onde temos todas as notícias para si ao longo do dia, sendo que hoje, lembro, vai haver mais desenvolvimentos sobre a votação do Orçamento.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário