segunda-feira, 14 de março de 2016

Hora de Fecho: Morreu Nicolau Breyner

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
1940-2016 NICOLAU BREYNER 
O ator e realizador, uma das figuras mais emblemáticas da televisão portuguesa, tinha 75 anos e estava a filmar a nova telenovela da TVI, "A Impostora".
LITERATURA 
De “Alentejo Prometido”, de Henrique Raposo, e “E Se Eu Gostasse Muito de Morrer”, de Rui Cardoso Martins, até aos especialistas psiquiátricos, onde fica a verdade do suicídio no Alentejo?
ECONOMIA 
A economia global já não vai acelerar em 2016, como se previa. O vaticínio é do Morgan Stanley, que atribui uma probabilidade de 30% ao risco de uma nova recessão global.
ECONOMIA 
Morgan Stanley corta as estimativas de crescimento para a economia portuguesa e diz-se "preocupada" com o risco de perda de competitividade e de queda no investimento.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA 
O ministro da Agricultura admite vir a criar uma linha de crédito até 20 milhões de euros para a ajudar os empresários do setor da suinicultura.
ORÇAMENTO 2016 
PS alterou a formulação da frase para que a medida pudesse ser aprovada e o truque resultou: com a abstenção garantida do PSD, ajudas à Grécia e Turquia foram aprovadas. PCP e BE mantiveram-se contra.
ORÇAMENTO 2016 
A desunião da esquerda numa votação levou a um empate no plenário. No final acabou chumbada a intenção o governo de obrigar autarcas a canalizarem cortes salariais para reduzir dívida.
ORÇAMENTO 2016 
Socialistas apresentam alterações aos artigos da proposta lei que estabeleciam a ajuda à Grécia e à Turquia, depois de terem pedido adiamento da votação na passada quinta-feira.
PAÍS 
A ida e o regresso da guerra no Ultramar, o trabalho do campo, as capas negras dos estudantes. Regresse ao passado com estas 45 imagens de Portugal de outros tempos.
CRISE DOS REFUGIADOS 
A chanceler alemã, Angela Merkel, confirmou esta segunda-feira que as políticas alemãs em relação à crise dos refugiados se vão manter apesar do resultados das eleições deste fim de semana.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 
Marcelo Rebelo de Sousa foi visitar Mário Soares a casa deste último, no Campo Grande, em Lisboa. Deslocou-se até lá no próprio carro, sem motorista. Soares tinha falhado a tomada de posse.
Opinião

José Manuel Fernandes
Marcelo é produto de um tempo político e mediático que está a desaparecer. É bom por isso que não se alimentem ilusões sobre afectos, já que estes novos tempos são sobretudo de crescente tribalização.

Paulo Trigo Pereira
Não me parece apropriado doravante que se usem os assuntos europeus para quebrar um largo consenso nacional sobre a integração europeia. Seria um erro estratégico grave.

Helena Matos
A judicialização da vida e da política é o preço que estamos a pagar por esta adaptação aos regimes democráticos do servilismo face aos queridos líderes que caracterizou os totalitarismos do passado.

Maria João Avillez
Milhões de brasileiros saíram às ruas de todo o país para dizer "basta”. A sua força ressuscitou o impeachment. Mas a incerteza é total, até sobre se Lula irá para o Governo para fugir à Justiça.

João Carlos Espada
Estamos a assistir paulatinamente ao crescimento eleitoral de partidos extremistas na Europa e de candidatos extremistas nos EUA e no Reino Unido. Temos de saber reagir e denunciar a mensagem política
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário