domingo, 8 de maio de 2016

‘Leão’ ruge tão alto que empurra decisão do título para o final

O Sporting bateu o Vitória de Setúbal e assume, à condição, a liderança da I Liga, com 83 pontos, mais um do que o Benfica, que tem menos um jogo. Já o Vitória de Setúbal mantém os mesmos 29 pontos, apenas mais dois do que o Tondela, e joga a manutenção na derradeira jornada.
Primeiro 'match point' ao título travado pelo Sporting. Os 'leões' receberam e venceram o Vitória de Setúbal com grande tranquilidade e adiam a decisão do campeonato para a derradeira jornada, faça o que fizer o Benfica na Madeira, frente ao Marítimo.
Grande enchente em Alvalade. Nem a chuva travou os 43 327 adeptos que se deslocaram ao estádio. Também nas bancadas se viveu uma grande exibição, que apenas ficou 'manchada' por alguns que decidiram não respeitar o minuto de silêncio a Paulo Paraty antes do apito inicial. Coisas do futebol.

Mas vamos ao que interessa. O Sporting estava obrigado a vencer e fez questão de impor o seu ritmo logo desde o início. Em 20 minutos, os homens da casa somaram quatro oportunidades claras de golo.
Ricardo, em dia sim, assinou uma prestação 'monstruosa', pelo menos até Gelson Martins encontrar o caminho certeiro para o golo. O extremo rendeu João Mário, que não pôde dar o seu contributo devido a problemas físicos, e abriu o marcador com um golo de se lhe tirar o chapéu a passe de Bryan Ruiz. Toque de classe do 'menino', a fazer o 1-0 em Alvalade.
O Vitória de Setúbal não teve como responder. Quim Machado montou uma estratégia que assentava em dois pontos: Uma grande concentração de jogadores à entrada da área, e, na hora da recuperação, pontapé para a frente e fé em Arnold.
O avançado bem correu, mas sozinho era complicado. Especialmente frente a Rúben Semedo, que não lhe deu qualquer hipótese.
Os sadinos não responderam e foi com naturalidade que Teo Gutiérrez, a passe de William Carvalho, fez o segundo golo do Sporting e o seu 14º tento na temporada.
A segunda parte não mudou a partida nem um milímetro. O Sporting voltou a entrar com a baliza na mira, o Vitória de Setúbal mais preocupado em não sofrer do que em marcar e… Gelson Martins a marcar. Noite em cheio do jovem extremo, que fez o 3-0 sem grande dificuldade.
Para ajudar à 'festa', Vasco Costa fez falta perto da grande área 'leonina' e viu o segundo cartão amarelo. Na marcação da falta, o Sporting ensaiou jogada estudada, a bola acabou em Bryan Ruiz e estava feito o 4-0. Já nos instantes finais, bis do costa-riquenho, com um livre por baixo da barreira.
Goleada em Alvalade, que permite ao Sporting assumir, à condição, a liderança da I Liga, que só conhecerá o campeão na derradeira jornada. Já o Vitória de Setúbal acaba a 33ª jornada com apenas mais dois pontos do que o Tondela e joga a manutenção no duelo final.
Momento do jogo: A partida era de importância capital para o Sporting, mas Gelson Martins resolveu-a como se nada fosse. Grande golo do jovem 'leão', num chapéu executado com mestria sobre Ricardo, que tão bem estava a jogar. Até pareceu fácil. Não sentiu a pressão de substituir João Mário e, apesar de não ter sido o melhor em campo, acabou por ser decisivo ao, primeiro, abrir caminho para a vitória e, depois, dilatá-la.

Fonte: noticiasaominuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário