A Igreja Matriz de Mira foi, como era de se esperar, pequena para um público ávido de ouvir boa música. É que, quando a Filarmónica Ressurreição de Mira atua e, já se tornou rotineiro - o nível de expectativa eleva-se e esta gente empenha-se a fundo para não defraudar quem os assiste.
Num domingo ensolarado, cheirando a primavera, meninos e meninas da Escola de Música deram um verdadeiro show musical, sob a batuta da maestrina Joana Gaspar... mas, o mérito não é somente dela, pois viu-se e, mais ainda, sentiu-se no ar, o trabalho desenvolvido pelos professores, todos eles jovens, dinâmicos e atuantes na Filarmónica no seu dia-a-dia.
Onze canções, sendo oito das quais, inéditas... pequenos poemas lidos pelas crianças em homenagem às mães presentes... entrega de rosas para cada uma delas e muita, mas mesmo muita emoção, fizeram parte de uma tarde que já se colocou nos anais da história desta banda.
As lágrimas foram vistas em todo o canto. Mas, eram lágrimas de felicidade, de comprovação de que estes meninos e meninas estão em boas mãos. Eram lágrimas de emoção, também, pois cada um ali, naquela Igreja tinha uma história de vida... desde os mais pequenos aos seniores...
Não houve quem não sentisse algo diferente naquele local. Não houve quem não se emocionasse ao som de melodias tocadas e cantadas de uma forma encantadoramente pura. Não houve corpo algum que não tivesse o coração tocado pela força daqueles jovens que trocam muito da infância e da juventude pelo amor a arte!
E nem há palavras que mostrem em toda a essência, quando sessenta e cinco pequenos e jovens músicos tocam e cantam, por exemplo, "Quero voltar para os braços da minha mãe"! Não, não há palavras e, para dizer bem a verdade, elas nem seriam completas para descrever aquilo que se passava naquele instante!
Ficaram as imagens guardadas na memória. Os sons melodiosos. Os sorrisos. As lágrimas. Os abraços e as rosas... Ficaram todas as energias que pairavam no ar, mas se algo pudesse ser dito após o final deste espetáculo, certamente seriam estas: "que venha logo o próximo!"