terça-feira, 3 de maio de 2016

360º - A euforia de um campeão improvável e o medo em Angola

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaO improvável aconteceu: o Leicester, que ainda na temporada passada estava desesperadamente a tentar evitar descer de divisão, é o novo campeão da Premier League. O Diogo Pombo escreveu a história desta equipa improvável e, nesta fotogaleria, pode ficar a conhecer uma a um os novos heróis do futebol. Há ali um nome que lhe deve chamar especialmente a atenção: Schmeichel. Kasper Schmeichel é filho de Peter Schmeichel, o guarda-redes dinamarquês que jogou pelo Sporting. Em 2000, Kasper era um miúdo, estava em Portugal com o pai e foi jogar no Estoril, onde se tornaria campeão de iniciados. Na mesma equipa estava um tal de Hugo Tavares da Silva, que hoje é jornalista do Observador e que agora conta tudo no texto "Foi assim que ganhei um campeonato com ele (o guarda-redes do Leicester)".

Mais futebol: o Benfica venceu ontem o Sp. Braga por 2-1 e vai pela sétima vez à final da Taça da Liga. Será a 26 de maio, com o Marítimo.

O aviso é feito hoje pela Direcção Geral de Saúde: se pratica desporto e toma suplementos, pode parar.Segundo o novo manual "Nutrição no Desporto", há poucas barras energéticas, batidos ou multivitamínicos que tenham um efeito benéfico.

Morreu Querubim Lapa. Era um dos mais relevantes ceramistas portugueses e tinha uma obra vasta no desenho, na pintura, na gravura, no azulejo e na escultura. O seu trabalho pode ser visto por todos na cidade de Lisboa: na Reitoria, na pastelaria Mexicana ou na estação do metro da Bela Vista, por exemplo. Tinha 90 anos.

Informação relevanteHá uma semana, um casal de luso-angolanos foi assassinado em Angola - foi o último alerta de que a situação no país está muito tensa. Três portugueses falaram com a Marta Leite Ferreira sobre as dificuldades, sobre os problemas e sobre o medo: "A vida em Angola é exigente, dura e tensa". Um texto a ler com atenção.

Marcelo Rebelo de Sousa já chegou a Maputo e a Rita Tavares, que o acompanha, explica exactamente o que o Presidente vai encontrar: conflitos políticos, problemas de desenvolvimento, um rastilho social, desconfiança económica e uma relação com Portugal pacífica, mas atenta.

É uma entrevista a ler no Observador. Margarida Marques, secretária de Estado dos Assuntos Europeus, faz uma admissão: "Houve uma atitude de desconfiança nos primeiros dias" das instituições europeias em relação ao novo governo de António Costa. E faz uma acusação: essa "desconfiança" foi "induzida" pelo anterior governo. Margarida Marques revela que o Executivo já teve duas reuniões com Bruxelas - e está a preparar uma terceira -, pelo que não espera grandes problemas nos próximos tempos nas relações com a UE.

É já daqui a pouco, às 10 horas, que a Comissão Europeia divulga as suas previsões sobre a economia portuguesa, que terão consequências numa decisão sobre o procedimento por défice excessivo. O Observador vai trazer-lhe a informação logo que ela esteja disponível.

No PSD ainda se sentem os efeitos da entrevista na qual Maria Luís Albuquerque admitiu candidatar-se a líderdepois da saída de Pedro Passos Coelho. O Miguel Santos conversou com vários dirigentes do partido: uns falaram em "erro", outros em "aselhice".

Jorge Moreira da Silva, eleito no último congresso para a direção de Passos Coelho, fez o anúncio no seu Facebook: é candidato. Mas não ao lugar de líder do partido: o ex-ministro do Ambiente está a concorrer ao lugar de secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas. O cargo é equivalente ao de subsecretário-geral da ONU.

O BCP apresentou ontem os resultados e Nuno Amado aproveitou para anunciar que gostaria muito de concorrer ao Novo Banco. Sobra, porém, um problema: como o BCP ainda tem dinheiro para devolver ao Estado referente ao seu plano de reestruturação, está proibido de fazer aquisições. A não ser que se crie uma excepção. "Era importante ter um banco português no processo", afirmou.

O Santander também apresentou os resultados ontem. E António Vieira Monteiro apresentou uma versão diferente da do ministro das Finanças em relação ao empréstimo do banco ao Estado para que se injectasse dinheiro no Banif. O empréstimo já estaria previsto antes de surgir a resolução.

A Alemanha proibiu o arrendamento de apartamentos inteiros através do Airbnb - a partir de agora, só quartos. O objetivo é fazer com que as rendas diminuam e haja mais propriedades disponíveis para os habitantes da cidade.

O Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte tem na sexta-feira o seu congresso em 36 anos. Por isso, as medidas de segurança foram aumentadas em todo o país. Tratando-se de uma ditadura que desafia a racionalidade, surgiu uma ideia, digamos, fora do comum: foram proibidos os casamentos e os enterros durante os próximos dias.

Os nossos Especiais

No seu discurso no 25 de Abril, o Presidente pediu umpacto de regime na Saúde. Ouvindo Marcelo Rebelo de Sousa, até parecia que só faltava assinar o papel. A Marlene Carriço falou com várias pessoas para perceber se era mesmo assim e concluiu que, se calhar, não é.

É em abril que a GNR faz um levantamento de todos os idosos que vivem em situações difíceis. A Sónia Simões esteve com eles em Setúbal e em Torres Vedras e conta como tudo se passou. São situações em que "a GNR é a família que às vezes bate à porta".

Notícias surpreendentesO Game of Thrones continua a surpreender os fãs. No segundo episódio, surgiram revelações sobre Jon Snow e mais uma morte inesperada. O Miguel Santos escreveu sobre o assunto e já se sabe que quem quiser evitar spoilers não deve clicar aqui (a sério: não clique).

É máscara de cabelo, loção corporal e bálsamo labial. É arma contra o acne e desmaquilhante. É esfoliante. É máscara facialA Helena Magalhães explica tudo o que pode fazer comóleo de coco (como se vê, é muita coisa).

A passadeira vermelha da Met Gala esteve cheia de fotógrafos nesta madrugada e o Observador já tem as imagens dos melhores e dos piores vestidos deste ano. Há elegância - e excentricidade.

Sim, ainda é cedo, mas aqui fica a notícia: já são conhecidos os 10 melhores cocktails de Lisboa, seleccionados na Lisbon Cocktail Week. O Tiago Pais mostra-lhe as fotos e as receitas, além de lhe dizer onde os pode encontrar.

Era uma vez, há muito, muito tempo, uma cidade chamada Porto. Uma cidade onde, por exemplo, em 1896 se inaugurou uma estação de comboios chamada S. Bento. Essa cidade, e várias outras nos seus arredores, é recordada numa fotogaleria especial que faz uma viagem no tempo em 70 imagens.

Por fim, uma notícia que nos orgulha: o jornalista do Observador José Pedro Pincha ganhou o Prémio de Jornalismo e Poder Local da Associação Nacional de Municípios com um trabalho sobre o Orçamento Participativo de Lisboa. A reportagem "Os lisboetas sonham, a câmara quer. E a obra, nasce?" fala dos inúmeros projetos implementados mas também refere as críticas à lentidão do processo. Leia ou releia o texto - e depois passe ao longo do dia pelo Observador, onde tem todas as últimas notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário