terça-feira, 3 de maio de 2016

DÍVIDA PÚBLICA PORTUGUESA SOBE PARA 233 MIL MILHÕES EM MARÇO


 
O ministro das Finanças, Mário Centeno
O ministro das Finanças, Mário Centeno
A dívida pública subiu 1,7 mil milhões de euros em março face a fevereiro, fixando-se em 233 mil milhões de euros.
De acordo com dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal (BdP), a dívida pública na ótica de Maastricht – a que conta para Bruxelas – passou de 231,342 mil milhões de euros em fevereiro para 233,039 mil milhões de euros em março.
“Esta variação reflete emissões líquidas positivas de títulos (1,4 mil milhões de euros), um aumento das responsabilidades em numerário e depósitos (0,5 mil milhões de euros) e uma diminuição de empréstimos (0,3 mil milhões de euros)”, sinaliza em comunicado a instituição liderada por Carlos Costa.
O aumento da dívida pública, segundo o BdP, foi acompanhado por um aumento “menos acentuado” dos ativos em depósitos (1,1 mil milhões de euros), pelo que a dívida pública líquida de depósitos da administração central registou um aumento de 0,6 mil milhões de euros face ao mês anterior, ascendendo a 218,6 mil milhões de euros.
A dívida pública em março de 2015 era, segundo os dados do banco central, de 227,906 mil milhões de euros.
dívida na ótica de Maastricht é utilizada para medir o nível de endividamento das administrações públicas de um país e o conceito está definido num regulamento de 2009 do Conselho Europeu, relativo à aplicação do protocolo sobre o procedimento relativo dos défices excessivos anexo ao Tratado que institui a Comunidade Europeia.
ZAP / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário