quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Sobe para 247 número de mortos no sismo em Itália

A atualização do número de vítimas foi feita pela Proteção Civil italiana. A mais recente réplica, de 4,7 foi registada esta madrugada, a leste de Norcia.
O anterior balanço oficial, facultado ontem à noite, apontava para 159 vítimas mortais.
Ocorrido na madrugada de quarta-feira, o terramoto fez 190 mortos na região de Lácio e 57 na de Marcas, figurando como um dos mais mortíferos dos últimos anos em Itália, segundo detalhou a Proteção Civil, citada pelos 'media' italianos.
Desde o sismo, que teve epicentro a dez quilómetros de profundidade, a sudeste de Norcia, cidade da província de Perugia (Umbria), a terra voltou a tremer mais de uma centena de vezes.
A mais recente réplica, de 4,7 foi registada esta madrugada, a sete quilómetros a leste de Norcia.
reuters
O terramoto de magnitude 6.2 na escala de Richter ocorreu às 03:36 (02:36 em Lisboa), a sudeste de Norcia, cidade da província de Perugia, na região da Umbria e teve o epicentro a dez quilómetros de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que monitoriza a atividade sísmica mundial.
O impacto, em termos de vidas, só será mais claro quando forem removidas as montanhas de escombros em que estão transformadas várias localidades do centro de Itália.
Accumuli, a apenas dois quilómetros do epicentro do terramoto, e Amatrice concentram boa parte dos estragos e dos esforços para salvar pessoas. Ambas são pequenas localidades, com alguns milhares de residentes, mas muito visitadas por turistas e, por esta altura do ano, o número de habitantes costuma crescer até cinco vezes.
O número de mortos vai ainda aumentar na localidade turística da região de Lácio, já que Sergio Pirozzi disse aos jornalistas que em Amatrice supera os 200, o que elevaria o balanço global facultado pela Proteção Civil italiana.
Centenas de pessoas afetadas pelo forte sismo passaram a noite em acampamentos criados pela Proteção Civil, que foram instalados em quatro áreas da zona.
De acordo com as informações disponíveis, em Accumuli tem sido mais difícil fazer chegar ajuda. Uma vez que muitas estradas têm fendas no alcatrão e outras estão bloqueadas devido a desmoronamentos de terras.
Em Amatrice, o centro histórico desapareceu. O presidente da câmara da cidade, na província de Rieti, na região de Lácio, afirmou mesmo que "metade da cidade desapareceu" na sequência do tremor de terra.
Pelo menos 39 sismos de mais de três graus na escala de Richter e numerosas réplicas registaram-se no centro de Itália desde o terramoto de 6,2 ocorrido hoje de madrugada.
O terramoto com epicentro na província de Rieti e afetou também as de Perugia, Ascoli, Piceno, L'Aquila e Teramo, a cerca de 130 quilómetros a nordeste de Roma
TSF
Foto: reuters
__________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário