segunda-feira, 26 de setembro de 2016

XIII Feira do Livro de Marvão


O Município promove, entre os dias 30 de setembro e 9 de outubro, na Casa da Cultura, a XIII Feira do Livro de Marvão, com o intuito de promover os hábitos de leitura junto dos marvanenses e de todos os que nos visitam.

Este evento, destinado à promoção do livro e da leitura, e onde se poderão adquirir as melhores obras literárias da atualidade, de diversas editoras, decorre em paralelo com o Festival Al Mossassa, que se realiza nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro. Nos três dias e mediante a apresentação do comprovativo de compra de livros, a entrada no evento é gratuita.

“Aqui há livro”

Durante esta Feira do Livro, o Município vai ainda disponibilizar, gratuitamente, obras para todas as idades, de diversos géneros literários, em vários locais da vila de Marvão.

A ideia é que a pessoa procure as placas alusivas a esta iniciativa e leve consigo um dos livros disponíveis. Após a leitura, a pessoa pode devolver o livro no Posto de Turismo, ou então ficar com ele.

Através desta ação, o Município pretende alargar e promover a sua oferta cultural, estimulando as pessoas a ler.

"Para lá de Bagdad" apresentado na Casa da Cultura

No âmbito da XIII Feira do Livro de Marvão, a Casa da Cultura recebe, dia 1 de outubro (sábado), a partir das 16h30, a sessão de apresentação do novo romance histórico de Alberto S. Santos, "Para lá de Bagdad".

“Uma obra envolvente sobre um dos momentos mais intrigantes da História da Idade Média, que dá a conhecer os alicerces de uma civilização ainda hoje tão deslumbrante, quanto desconhecida”.

O autor:

Alberto S. Santos é formado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. É natural de Paço de Sousa, Penafiel, onde reside. Para lá de Bagdad é o seu quarto romance, seguindo-se aos bestsellers, A Escrava de Córdova (2008), A Profecia de Istambul (2010) e O Segredo de Compostela (2013). Participou também na coletânea de contos de autores lusófonos, Roça Língua (2014).

Sinopse:

A 21 de junho de 921, Ahmad ibn Fadlan, emissário do califa, parte de Bagdad para uma arriscada missão na Bulgária do Volga, na Rússia atual. Para trás, deixa os mestres e companheiros da Casa da Sabedoria, que ergueram a época dourada do Islão.

Os perigos que encontra ao longo do caminho levam Ahmad a alterar o rumo da viagem e a dirigir-se para as terras nórdicas do sol da meia-noite. Ao longo da jornada, vive um amor proibido com Zobaida, a bela escrava do tio, que o faz repensar toda a sua existência.


Por entre climas adversos, costumes bárbaros de povos não civilizados e inesperados jogos de poder, o emissário do califa descobre um desconcertante mundo novo. Ao mesmo tempo, em Bagdad, assiste-se ao início de uma nova era: os sábios são perseguidos e os livros queimados na praça.

Enviado por José Rui Rabaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário