quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Muitos chumbos nas escolas públicas (& quanto vale uma estrela Michelin)

Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público
23 DE NOVEMBRO DE 2016
Bom dia,
Trump convidou um antigo adversário para integrar o seu Governo, mas Ben Carson disse que vai pensar. Numa onda de reconciliação, o Presidente eleito falou com o New York Timesafastando-se da extrema-direita e dispensando um processo a Hillary. Pelo caminho, Obama vai distribuindo medalhas, homenageando a "liberdade"; e os Democratas entraram numa dúvida existencial: falar ou não com Trump?
Novidades na Colômbia: o Governo e as FARC anunciaram a assinatura de novo acordo de paz para amanhã. Será desta?
Em França, foram libertados dois dos sete suspeitos detidos por terrorismo na segunda-feira. O cidadão marroquino que tinha residência em Portugal não é um deles.
Por cá, soubemos que a poluição atmosférica mata 6700 por ano. O alerta da associação Zero tem base num relatório divulgado hoje pela Agência Europeia do Ambiente.
A Champions não nos trouxe surpresas, só lamentos. O Porto ainda conseguiu trazer a decisão final para o Dragão, com um empate nem-nem em Copenhaga; mas o Sporting voltou a perder com o Madrid, reduzido a 10 jogadores e com um golo sofrido perto do fatídico minuto "otchenta otcho".

As notícias do dia (sobre Educação)

Nas melhores escolas públicas, metade dos alunos chumba. Um novo indicador do desempenho das escolas vem confirmar que o nível de insucesso no secundário é elevado, mesmo nas escolas públicas que mais se destacam nos rankings feitos com base nas notas dos exames. A Clara Viana estudou os dados e mostra-lhe os gráficos.
Curiosamente, ou talvez não, a situação nos privados não é bem a mesma. Pelo que a questão se torna mais pertinente: como medir as desigualdades dentro das escolas?
Mais grave é esta outra notícia, que hoje lhe trazemos: as famílias carenciadas só vão receber o dinheiro dos manuais escolares em Dezembro

Outras notícias, em síntese

Portugal pagou mais cedo ao FMI com a ajuda das famílias. Foi o sucesso do novo instrumento de poupança que o Governo antecipou os pagamentos ao Fundo e reduziu um pouco a dívida pública, explica o Sérgio Aníbal, na nossa manchete. Hoje, o IGCP fará mais uma emissão de dívida - e tudo indica que o preço vai subir, diz o Negócios.
A taxa fixa nos empréstimos à habitação não protege os clientesAqui está uma análise muito útil, da Rosa Soares.
No salário mínimo, o Governo está entre dois acordos. Na reunião de amanhã, vai preferir à mesa ou à esquerda? O que os parceiros pedem é isto, mas a UGT tem um argumento para pedir à CCP mais flexibilidade. Quem não falou do tema foi António Costa, que foi às jornadas do PS vender o "regresso à normalidade", ou mesmo uma "ilha de estabilidade"E Marcelo ajudou à festa.
A venda do Novo Banco voltou à mesa das negociações, desde logo com americanos e chineses. Segundo o Negócios, o mais certo no banco é que tem um administrador de saída.
O director do SEF só quis salvar o serviço? A Inspecção-Geral da Administração Interna alega que Manuel Palos ajudou os amigos do ex-ministro porque estava preocupado com a extinção do próprio SEF e o seu lugar, mas nada recebeu em troca, diz a manchete do DN. O julgamento dos vistos Gold começa a 10 de Dezembro. 
As taxas nos aeroportos voltam a subir em 2017Sobretudo em Lisboa e Faro.
Há uma nova história para contar sobre a hipertensãoE ela está ligada ao sistema imunitário.
Dois em três portugueses dormem maldiz-nos este estudo. Eu cá, só tenho pena de dormir pouco.

Boas leituras para si

Quanto vale uma estrela Michelin? Se tudo correr como foi anunciado, Portugal vai hoje duplicar o seu número de estrelas Michelin. Será esta uma “nova era” para a cozinha portuguesa? E qual é o caminho para que um restaurante seja premiado pelo guia mais famoso do mundo? A Francisca Gorjão Henriques foi atrás das respostas.
A Barcelona de Carlos Ruiz Zafón está de regressoO Labirinto dos Espíritos chega esta quarta-feira a Portugal, encerrando o ciclo da saga começada em 2001 com A Sombra do Vento, que se tornou um fenómeno de culto à escala mundial. E o que é que podemos esperar deste Zafón? Fomos lá ver, página a página.

Hoje acontece

O Governo e Joe Berardo explicam o acordo para a continuidade da exposição do empresário no CCB. O que já sabemos é acabaram as entradas grátis (quase todas).
Um protesto de professores e outro de investigadores. Os primeiros pedem progressões na carreira, os segundos pedem os resultados dos últimos concursos. Tudo em Lisboa.
O BPI volta a reunir-se em assembleia geral, para tentar fechar decisões sobre a venda do BFA a Isabel dos Santos. Enquanto isso, Carlos Costa abrirá um fórum dedicado à banca, organizado pelo Jornal Económico, pouco antes de o Banco de Portugal divulgar o relatório de estabilidade financeira, onde se mede o estado da banca.
Noite fora, é a vez do Benfica jogar a qualificação para a fase final da Liga dos Campeões. O jogo é na Turquia, contra o Besiktas. Boa sorte a fazer história, Rui Vitória.

Só mais um minuto...

... Para lhe falar de espírito natalício. Bem sei que ainda falta um mês, mas já conhece a árvore de Natal que custa quase dois milhões de euros? Foi criada em Tóquio e pesa 19 quilos em ouro puro.
Por cá, as prendas vão ser um bocadinho mais baratas. Mas os portugueses esperam gastar um bocadinho mais do que há um ano. Que não seja só o efeito dos novos milionários.
Se o que lhe interessa é o interior, não o exterior, vai mesmo querer conhecer o trabalho de Nick Veasey. Ele passou mais de 20 anos a "fotografar" o mundo em raio X, sempre a dizer-nos que o amor verdadeiro também vem de dentro.
Por aqui me despeço, com aquele desejo (habitual mas sincero) de que tenha um dia produtivo, mas feliz.
Até já!
_______________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário