cogumelos
Prefere boletos ou míscaros? Frades, cantarelos, ou pleurotos? E gosta deles estufados, em feijoada, com arroz, na sopa ou somente grelhados?
Quem nunca cozinhou bifinhos com cogumelos e natas? Este é um dos pratos mais executados em Portugal. E o facto de ser feito tantas vezes com cogumelos enlatados não se justifica, dado que o país está bem recheado destes fungos deliciosos, como sublinha Igor Martinho, “chef” do ano 2009 e adepto deste ingrediente que dá para confecionar muitas iguarias, “dependendo da inspiração”.
Dedicado aos Cogumelos-silvestres, a AAMARG – Associação dos Amigos dos Moinhos e Ambiente da Região da Gândara organiza no próximo dia 26 de Novembro mais uma edição do evento "Míscaro-Amarelo de Mira, Festa dos Cogumelos".
Neste evento os participantes poderão aproveitar os passeios micológicos, com recolha de míscaros (cogumelos silvestres), e maravilhar-se com a natureza envolvente da região, degustar diferentes formas de confeção de cogumelos e aproveitar para saborear outras especialidades da região.
Para perceber mais de cogumelos silvestres:
  • Boas práticas de identificação e colheita;
  • Mesa de identificação; gastronomia;
  • Oficinas de confeção, degustação, produção e conservação;
  • Feira de produtos da terra;
  • Palestras;
  • Animação musical.
De forma consciente, em convívio, ocorre com sucesso a partilha de saberes e sabores, contribuindo para a mudança comportamental e para a preservação sustentada do cogumelo silvestre.
Para mais informações consulte http://www.aamarg.org