sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

360º - Um Explicador essencial: o que se passa realmente em Aleppo?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Paulo Campos, ex-presidente do INEM,  garantiu hoje que não foi constituído arguido e que as buscas de ontem estão relacionadas com processos sobre os quais ele próprio ordenou auditorias externas.

Em relação a outro processo que envolve um outro presidente do INEM - Cunha Ribeiro - deu-se ontem a detenção, na Alemanha, de Paulo Lalanda de Castro, presidente demissionário da Octapharma.

A decisão sobre a venda do Novo Banco deve mesmo derrapar para janeiro, escreve o Negócios. Os chineses da Minsheng ainda não provaram que têm dinheiro para pagar a proposta que fizeram, que segundo o Eco envolve um investimento de 750 milhões de euros

O FC Porto venceu ontem à noite o Marítimo por 2-1, mas há mais uma coisa importante a assinalar, garante o Tiago Palma na crónica do jogo - "o regresso de Brahimi aos melhores dias, dias felizes": "Brahimi sorriu no final, ergueu o punho direito e esticou o polegar. Está OK, diz ele. Está mesmo".


Informação relevante
Uma ofensiva violenta, um "colapso da humanidade", um acordo de cessar fogo, milhares de civis a serem retirados. Afinal, o que é que realmente está a acontecer em Aleppo? O que aconteceu aos 2,3 milhões de pessoas que viviam na cidade? Como é que se chegou a este ponto? E o que é que pode vir agora? A Ana França preparou um Explicador sobre a guerra na Síria para que possa perceber o que se passou, o que se passa e o que se vai passar.

No meio das mortes e do choque, Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, assumiu ontem que a União Europeia "não foi efetiva" e pediu a “abertura imediata de corredores humanitários”. Em Bruxelas, António Costa também admitiu que “é manifesto que o objetivo de proteger civis na Síria não está a ser alcançado”. Nos Estados Unidos há mais frases fortes. O secretário de Estado John Kerry  declarou de forma enfática que “o que nós temos visto é uma matança indiscriminada, não são acidentes de guerra, não são danos colaterais, é uma política propositada e cínica de aterrorizar civis”.

Já hoje de manhã, no Observador, Rui Ramos escreve sobre a guerra na Síria em "O mundo que está a nascer em Aleppo": "O caso de Aleppo sugere que o desprendimento dos EUA não resultará apenas num mundo onde a razão e o direito não têm força. Resultará num mundo que, talvez por isso, nos começa a deixar indiferentes".

É uma notícia Observador: o Banco de Portugal está a negociar a compra de terrenos nas Laranjeiras, em Lisboa, para a construção de uma nova sede que possa centralizar os serviços. O Edgar Caetano dá todos os detalhes aqui.

Os jantares que juntam o líder do PSD com os seus deputados acabam sempre em metáfora. No verão, Pedro Passos Coelho falou no "diabo" que aí vinha; ontem, no jantar de natal dos social-democratas, desejou que "possamos ser visitados pelos três reis magos" e que Baltazar, Belchior e Gaspar tragam "a boa nova". E isto ainda não era nada. No seu discurso, Passos Coelho arranjou uma imagem para descrever o atual Governo: é um "pirómano a lançar fogo para tudo o que está à sua volta", por aceitar falar na renegociação da dívida.

Vamos fazer um flashback de algumas horas para perceber o que está em causa: ontem à tarde, em Setúbal, o ministro Eduardo Cabrita tinha dito que, com contas públicas rigorosas, Portugal terá mais capacidade para participar no debate europeu sobre a renegociação da dívida.

Quem vai receber um presente no sapatinho (para mantermos o espírito natalício de Passos) é Marcelo Rebelo de Sousa: o Orçamento chega a Belém (juro que não é trocadilho) ainda antes do Natal. Ao contrário do que aconteceu no ano passado, o Presidente vai aprovar o documento sem fazer qualquer declaração ao país.

PS, PCP e BE não querem ouvir Mário Centeno e António Domingues na comissão parlamentar de inquérito à recapitalização da Caixa. O PSD acusa os partidos de esquerda de serem “forças de bloqueio” e um "rolo compressor antidemocrático".

O Exército quer introduzir mudanças profundas nos cursos de Comandos, que passam pela revisão de procedimentos de escolha de militares, pela formação dos instrutores e pelo reforço de equipas do regimento.

Há três cidadãos portugueses presos na Venezuela por crimes políticos. Francisco Assis foi um dos eurodeputados que levantou a questão em Bruxelas e agora aumentaram os pedidos para que a UE tome medidas.

Dylann Roof, o supremacista branco que em junho de 2015 matou nove pessoas numa igreja frequentada por afro-americanos, foi declarado culpado de 33 crimes, que incluem homicídio, crime de ódio e obstrução do exercício da religião. Pode vir a ser condenado à pena de morte

Foi uma má notícia para o Sporting: o clube vai ter que pagar 12 milhões de euros ao fundo de investimento Doyen na sequência da transferência do argentino Marcos Rojo para o Manchester United.


Os nossos Especiais

À meia-noite de hoje são divulgados os rankings das escolas. Vai poder ter acesso imediato a eles no Observador, mas antes convém ler este texto de Alexandre Homem Cristo: é um guia para evitar erros, desfazer mitos e dar mais informação para que os pais possam fazer melhores escolhas.

O Conversas à Quinta desta semana debateu as escolhas de Trump para a nova administração. Veja o que disseram Jaime Gama, Jaime Nogueira Pinto e José Manuel Fernandes.

Foi a Figura do Ano na Sociedade, eleito pela redação do Observador. Em 2016, o juiz Carlos Alexandre deu duas entrevistas polémicas sobre a Operação Marquês e teve ainda participação nos processos Vistos Gold, José Veiga e Máfia da Noite. A história está contada aqui, em formato de banda desenhada, com texto do Luís Rosa e ilustrações da Lucy Pepper.


Notícias surpreendentes

É uma das listas mais desejadas do ano. São os 35 novos (e melhores) restaurantes que abriram este ano em Lisboa - e o Tiago Pais juntou-os todos num só texto. Estão por ordem alfabética, para facilitar a consulta: começa no Afro Tas’ka e acaba no Zé Varunca. Leia e guarde.

A camisola natalícia “mais feia e cara do mundo” tem 24.274 cristais Swarovski e custa 28 mil euros. Veja lá se era capaz de a comprar.

Rita Redshoes esteve na redação do Observador a tocar uma música do último álbum, "Her", e respondeu às perguntas do Pedro Esteves. Está tudo neste vídeo.

Pela primeira vez, um português foi considerado o melhor fotógrafo de viagens do ano: Joel Santos acaba de vencer o prémio "Travel Photographer of the Year". Se vir estas imagens, perceberá que foi bem merecido.

Mais fotos imperdíveis: a National Geographic escolheu as melhores imagens de Natureza do ano. Faça uma pequena pausa no seu dia e veja-as aqui.

E assim fica com toda a informação para esta sexta-feira (o fim de semana está quase). Mas não se esqueça: à meia-noite de hoje, vamos ter no Observador todos os dados sobre os rankings das escolas.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário