Bom dia!
O Governo italiano aprovou o resgate do Monte dei Paschi depois deste falhar a última tentativa de uma recapitalização privada. A forma de apoio público do banco ainda não é clara, nomeadamente se é compatível com as regras europeias de apoio aos bancos. Certo é que a dificuldade no Monte dei Paschi está a gerar uma montanha russa nos mercados. Veremos como vai ser hoje.
Ainda na banca, o Deutsche Bank aceitou pagar 7200 milhões de dólares para encerrar o caso com o Departamento de Justiça sobre o seu papel na crise imobiliária iniciada nos EUA em 2007.
Na Alemanha, foram detidos dois suspeitos de planearem ataque a centro comercial, isto enquanto se vão conhecendo mais detalhes sobre o alegado autor do ataque no mercado de Natal de Berlim, em especial um telefonema que a irmã conta que lhe fez.
A polícia da Austrália travou um ataque no dia de Natal. Esta noite foram detidos sete suspeitos de terem planeado com detalhe um atentado em Melbourne.
O Natal do Sporting salvou-se no último minuto. Um golo de Bas Dost ao Belenenses, no minuto 93, manteve os leões a oito pontos do Benfica
As notícias do dia
Vamos à nossa manchete: o Governo foi aconselhado a pôr a conta dos "lesados" no défice. O responsável pelo estudo pedido pelo Governo diz ao PÚBLICO que são poucas as hipóteses de a solução não contar para o défice do Estado. E avisa que o Eurostat pode até mudar as regras, se perceber que o Governo está a esconder um problema, como já aconteceu com as Scut em 2011. Os riscos, aliás, aumentam se o veículo a criar não ficar na dependência da CMVM ou do BdP - como parecem indiciar as palavras de António Costa, ontem na Assembleia. Aqui tem a notícia. Que deve comparar com o que disse o primeiro-ministro e avaliar por si.
Junta-se a isto o que nos conta a Rosa Soares: a CMVM está a calcular quanto receberá cada lesado. E também a manchete do Jornal Económico: que o acordo prevê que o Haitong (ex-BESI) e as antigas consultoras do BES podem ser obrigados a pagar aos lesados, tendo em conta a sua alegada responsabilidade no caso. O caso irá para tribunal.
Já que falamos da banca, anote esta notícia da Cristina Ferreira: o Minsheng propõe aplicar dinheiro no Novo Banco em duas tranches, uma forma de contornar os obstáculos à saída de fundos da China para pagar o investimento. Nos últimos dias, o China Minsheng manteve conversações com o Haitong Bank (ex-BESI) avaliando a possibilidade de este avançar com um empréstimo ponte.
O outro grande tema do dia é o acordo de concertação, que deu um bónus extra aos patrões. Com um desconto na TSU que passa dos 0,75 para os 1,25% por trabalhador, o salário mínimo vai passar para 557 euros em 2017 - mas ainda sem concretizar o aumento de 2018.
O acordo surpresa foi mote para António Costa celebrar - "foi chave de ouro para fechar o ano", disse aos deputados do PS. E o suficiente para os Verdes avisarem que vão abrir guerra na AR à descida da TSU (somando-se a isto um silêncio esclarecedor do PCP e Bloco). Percebe-se porquê: contas feitas, o corte na TSU compensa 19% da subida do salário mínimo - com a ajuda do Orçamento do Estado.
E mais um tema quente: o Expresso diz que os críticos de Passos já têm assinaturas para um congresso em Abril - e quem diz críticos, diz os apoiantes de Rui Rio, que há um mês dizia que só em 2018 se veria o futuro do partido. Aqui no PÚBLICO, a Sofia Rodrigues explica que a ideia não é propriamente pacífica, nem entre os ditos críticos. E acrescenta que as negociações PSD/CDS para Lisboa podem ficar fechadas em Janeiro.
No que conta para o nosso dia-a-dia, registe algumas notícias na Saúde:a epidemia de gripe começou (mas ainda com intensidade baixa); os helicópteros do INEM estão, afinal, assegurados para o Natal - mas estamos em risco de ter a caminho uma greve às horas extra precisamente no INEM (notícia do JN). Mais uma na Educação: as direcções das escolas estão a ser impedidas de fazer obras de melhoramento pela Parque Escolar, diz o DN, explicando que há mais problemas para além da escola de Carcavelos.
Quanto ao mundo que nos rodeia, passe os olhos por este texto do PÚBLICO,seis meses depois do referendo britânico: "O Brexit que ainda não aconteceu, mas já se faz sentir". E anote o que pode vir aí com Donald Trump:uma guerra económica com a China; e um reforço do arsenal nuclear(acompanhado pelo amigo Putin). Porque também falamos de chineses, pense como eles: viveremos tempos interessantes.
Opinião e uma reportagem
- Estas e outras ameaças, mas sobretudo a época natalícia, levaram Bagão Félix a escrever sobre "a cultura da não-violência", relendo um documento do Papa Francisco chamado “A não violência: estilo de uma política para a paz”. Que bom era que fosse inspirador para 2017.
- A propósito da época, leia a nossa reportagem de hoje: Só no Natal os sem-abrigo podem decidir onde vão jantar, conta-nos a Catarina Gomes, como quem nos dá um murro na alma. Acredite: precisamente por isso, é um texto que e mesmo bom de ler.
E falando do Natal...
Temos que falar de Mariah Carey ("All I Want For Christmas Is You", pois claro). Imagina quantas vezes é que o maior hit de Natal da história já foi ouvido?
Mas se falamos de Best Of, o que realmente lhe queria mostrar era a lista dos melhores do ano, que hoje faz a capa do Ípsilon e do PÚBLICO. Aqui tem os discos, filmes e livros de 2016, mesmo a tempo das últimas compras.
Para se deliciar com uma boa música e uma história de fazer sorrir, deixo-lhe só mais este link. É que o YouTube baniu os “pirus” e “pepecas” da Clarice Falcão - mas ela já sabia e divertiu-se imenso com tudo isto. Sim, confesso, eu também :)
Daqui até segunda, terá muito para ir lendo, se tiver tempo para isso. As notícias estarão sempre actualizadas em publico.pt. A nossa página especial com o registo do ano também, porque estes são os dias em que é bom olhar para trás (fotos, reportagens, memórias).
Agora faça-nos um favor: tenha um Natal muito feliz. Tenha os seus por perto, dê-lhes mimos e compense-os por aqueles que não conseguiu distribuir-lhes no lufa-lufa de cada dia. Nós dois, por aqui nos encontramos depois.
Até já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário