sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Presidente do Instituto Português do Sangue pediu a demissão

Hélder Trindade pediu para sair, por razões pessoais, segundo apurou a Antena 1 junto de fonte oficial do Ministério da Saúde. Fora nomeado para o cargo à frente do Instituto Português do Sangue em 2011.

País


Hélder Trindade foi nomeado para o cargo à frente do Instituto Português do Sangue em 2011. É natural de Lisboa, especialista em transplantação e concluiu a licenciatura em Medicina em 1978. Além das funções que ocupou até agora, foi, em 2007, coordenador da Autoridade para os Serviços de Sangue e Transplantação. 


O seu nome já tinha sido contestado politicamente em 2015 - críticas do Bloco de Esquerda - face a algumas declarações proferidas na Assembleia da República ao declarar que só admitia dadores de sangue gays que fossem abstinentes. 



Esta saída surge ainda dois dias após a DGS ter autorizado a dádiva de sangue por parte de homossexuais e bissexuais sob determinadas condições, segundo uma norma de orientação clínica (NOC) publicada a 19 de setembro deste ano, ou, seja, na segunda-feira desta semana.



Segundo essa norma, e com as novas regras, cessa a proibição total de homens que têm sexo com homens (HSH) - homossexuais e bissexuais - poderem dar sangue, optando-se pelo chamado "critério de suspensão temporária", o que envolve a aplicação de um período de suspensão temporária de 12 meses após o último contacto sexual.



Embora não se conheça uma relação direta entre esta decisão da DGS e a demissão de Hélder Trindade, o facto é que não era pacífica a visão do agora demissionário do IPST face às condições exigidas para a doação de sangue por parte dos grupos em causa. 



O presidente da Federação dos Dadores de Sangue, Alberto Mota, soube da notícia pela Antena 1 e confessa a sua surpresa, até porque estava previsto reunir-se com o agora demissionário do IPST.

Fonte: RTDPNOTICIAS


Comentário|Observação: quem o presidente da Federação dos Dadores de Sangue? É o tal que ofendeu e continua a ofender quem lá colocou na dita federação? É autor da carta aberta entregue em diversos organismos públicos denegrindo o bom nome e imagem de dois dirigentes associativos que nele “depositaram confiança cega”?

Assiste-nos a esperança que para o ano próximo preste esclarecimentos na casa da JUSTIÇA como forma de reparar os danos que provocou. Continuarei a dar o mesmo conselho aos dadores de sangue: estejam atentos, abram os olhos, não sustentem vaidades...

J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário