quarta-feira, 5 de abril de 2017

360º - As faltas do comunista João Ferreira na CML. E ainda: o debate a 11 em França, o ataque químico na Síria e Bruno Mars em Lisboa

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Os 11 candidatos às presidenciais francesas defrontaram-se pela primeira vez numa luta corpo a corpo que durou quase quatro horas. O debate televisivo inédito andou entre  políticas radicais da esquerda (proibir as empresas de despedirem trabalhadores) e políticas radicais da extrema-direita (Le Pen quer taxar as empresas que contratem estrangeiros) — sempre com o terrorismo, a Europa e a hipótese do Frexit a pairar. Leia aqui um longo resumo do que se passou.

O Le Figaro foi muito crítico deste modelo que junta grandes e pequenos candidatos, com demonstrações de excentricidade política: em editorial, chamou-lhe "o café da República", um "bruá onde a razão se perde".

O Libération, que ao longo da noite fez vários fact checks às afirmações dos candidatos, também não gostou deste debate a onze, chamando-lhe "uma igualdade de fachada".

Já o Le Monde, que também mobilizou a sua equipa de fact checkers, resolveu o problema do excesso de candidatos e do excesso de tempo de debate de maneira simples: fez um vídeo onde resume o que se passou em apenas cinco minutos.


Informação relevante
As faltas às reuniões na Câmara de Lisboa por vereadores que agora são candidatos está a transformar-se num ponto importante da campanha. Depois de ter somado 91 faltas da social-democrata Teresa Leal Coelho, o Observador contabilizou o registo do candidato comunista, João Ferreira: foram 54 faltas. Ferreira, que além de vereador é eurodeputado, foi muito interventivo nas reuniões em que participou.

Na entrevista de ontem à Renascença, houve uma frase de António Costa que ficou por esclarecer: é verdade que quem trabalha para o Estado a recibos verdes pode receber mais do que se estivesse integrado nos quadros? Fomos fazer o fact check.

O inquérito contra Dias Loureiro e José de Oliveira e Costa relacionado com o caso BPN foi arquivado pelo Ministério Público. Não foi possível identificar, “de forma conclusiva", factos que provassem os alegados crimes de burla qualificada, branqueamento e fraude fiscal qualificada.

Dias Loureiro já reagiu e diz estar “estarrecido e preocupado” com o despacho do Ministério Público. Segundo ele, o documento tem várias "insinuações".

Outro caso judicial que vai ter desenvolvimentos: hoje conhece-se a decisão sobre os recursos interpostos por alguns arguidos do processo "Face Oculta", entre eles Armando Vara.

As vantagens fiscais para estrangeiros residentes em Portugal triplicaram em três anos e já valem 166 milhões de euros. O valor foi divulgado ontem pela Autoridade Tributária.

Em Lamego, há cinco mortos confirmados e três desaparecidos na sequência de várias explosões numa fábrica de pirotecnia. Ainda não são conhecidas as causas do que aconteceu.

Esta madrugada deflagrou um fogo no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa: 15 pessoas foram assistidas e seis doentes evacuados.

Dezenas de pessoas, incluindo muitas crianças, morreram ontem num ataque com armas químicas a uma aldeia rebelde na Síria. Não há grandes dúvidas (exceto entre os seus aliados) sobre quem é responsável: o governo de Al-Assad. O Presidente americano considerou o bombardeamento "intolerável" e o Presidente turco, Erdogan, telefonou a Putin para discutirem o assunto.

No seu editorial de hoje, o New York Times escreve que este ataque representa "um novo nível de depravação, até para Bashar Al-Assad".

O V. Guimarães perdeu ontem por 3-1 frente ao Desportivo de Chaves, mas está na final da Taça de Portugal. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que "os últimos 25 minutos foram de loucos".

Em 2013, já se sabe, o V. Guimarães ganhou a Taça. O que é feito desses futebolistas? A resposta está aqui.

Ontem, o ex-jogador do Canelas, Marco Gonçalves, que no fim de semana agrediu um árbitro, pediu desculpa mas atacou o clube: “Assumo o que fiz, sou mais homem que vocês, cobardes”. Nestes dias, a Internet está cheia de vídeos que mostram a violência nos jogos.


A nossa Opinião

José Manuel Fernandes escreve o texto "Tic-Tac, tic-tac. A próxima bomba a explodir será o Montepio?": "Quando se vai pedir à Santa Casa da Misericórdia que acuda ao Montepio é porque alguma coisa está mal, muito mal. E quando o ministro das Finanças finge que não é nada com ele, tenham medo, muito medo".

Luís Aguiar-Conraria escreve sobre saúde: "É utópico pensar que quem não tem dinheiro algum dia terá o mesmo acesso à saúde que quem dele dispõe e que é demagogia falar no dinheiro que se gasta a salvar bancos. Mas, caramba...".

Maria João Marques escreve "Catarina patroa, Catarina costureira": "O BE não deixa as empresas privadas e os seus acionistas pagarem ordenados milionários aos seus gestores, mas os gestores que estão às costas dos contribuintes podem receber salários estratosféricos".


Os nossos Especiais

O terrorista de Berlim “era um rapazote normal, como todos os outros”, diz Pietro Bartolo, um dos médicos que recebe os refugiados e migrantes que chegam a Lampedusa. Em conversa com o João de Almeida Dias, Bartolo conta como se cruzou com o terrorista que matou 11 pessoas em Berlim em dezembro do ano passado, antes de ele se ter radicalizado. 


Notícias surpreendentes

Ontem à noite, Bruno Mars foi explosivo no concerto em Lisboa. A Rita Dinis ouviu tudo e viu tudo - e conta tudo.

Começa hoje a 10.ª edição da Festa do Cinema Italiano e o Eurico de Barros dá sete sugestões para o ajudar a fazer escolhas.

É já a 6 de abril que chega às livrarias uma nova edição da poesia completa de Alexandre O’Neill. Atenção: inclui sete inéditos.

Depois de ter sido publicamente acusado de assédio sexual por uma responsável pelo guarda-roupa da Globo, o ator José Mayer admitiu tudo e assumiu a sua "dolorosa necessidade" de mudar

São 65 fotos que foram desenterradas do seu esconderijo depois da libertação da cidade de Lodz, na Polónia, dos nazis. E mostram como era a vida e a morte sob o domínio do III Reich.

E acabo a 360º de hoje com uma boa notícia aqui do Observador: a Vera Novais recebeu uma menção honrosa, na categoria de imprensa, do Prémio de Jornalismo 2016 da Liga Portuguesa Contra o Cancro/ Sanofi Pasteur MSD, com o texto "Cancro. As últimas descobertas valem mesmo tanta euforia?".
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário