quarta-feira, 5 de abril de 2017

Luxemburgo: Há uma comunidade portuguesa qualificada e bem integrada

Resultado de imagem para Luxemburgo
O retrato atual da emigração portuguesa no Luxemburgo é muito diferente de há alguns anos. São cidadãos preparados e com poder de compra.
Paula Neto é tradutora da Comissão Europeia no Luxemburgo há 19 anos. Neste espaço de tempo tem visto mudar o País e com ele os portugueses que lá trabalham." As 2ª e 3ª gerações estão bem integradas e são pessoas muito modernas, pessoas que falam várias línguas, têm estudos e poder de compra", relata.
A crise em Portugal fez deslocar para o Luxemburgo pessoas qualificadas, mas não são apenas essas que compõem a nova sociedade portuguesa naquele País. "Neste momento há um ministro do Governo que é português, há presidentes de câmara e deputados portugueses, um arquiteto que tem ganho prémios internacionais e várias pessoas no comércio, que são portuguesas".
O Luxemburgo pode mesmo comparar-se a um pequeno Portugal. Paula Neto salienta que por todo o lado há restaurantes e lojas portuguesas, nos supermercados consegue comprar-se facilmente produtos nacionais e nas ruas " há sempre pessoas a falarem português". Uma comunidade que representa 20% da população do País, que se destaca e se encontra bem integrada.
Foto: DR

Nenhum comentário:

Postar um comentário