quarta-feira, 5 de abril de 2017

A dolorosa factura do IMI e accionistas da EDP Renováveis às “escuras”!

P
 
 
Mais e menos
 
 
  Rosa Soares  

O IMI chega em Abril, o AIMI em Junho e só para alguns. O imposto municipal sobre imóveis (IMI) é pago em Abril para valores até 250 euros. Para quem paga montantes mais elevados, a factura chega duas ou três vezes. Este ano, alguns proprietários até poderão sentir algum alívio no valor a pagar, porque como estamos em ano de eleições autárquicas, mais de uma centena de municípios optou por reduzir a taxa, e cerca de metade optou por aplicar o valor mínimo, de 0,3%. Dois terços dos municípios decidiram ainda conceder um desconto no IMI aos munícipes com filhos. Confirme aqui o que é que o seu município lhe reservou e confirma o valor com a nota de liquidação enviada. O pagamento do IMI é distinto do novo imposto criado sobre o património, o adicional ao imposto municipal sobre imóveis (AIMI), que será pago apenas no caso de proprietários com imóveis cujo valor patrimonial tributário (VTP) ultrapasse os 600 mil euros, ou no caso de heranças indivisas com património também acima daquele patamar. O valor a pagar de AIMI será enviado em Junho, para pagar em Setembro, de uma só vez. As heranças indivisas têm pouco mais de uma semana para poder evitar ou pagar menos AIMI.
IRS mais automático e com novo calendário. Já arrancou a apresentação da declaração do IRS relativo a 2016. Este ano, os contribuintes, de todas as categorias de rendimentos, têm perto de dois meses para apresentar a declaração, que este ano é automática para 1,8 milhões de contribuintes. Conheça o guia com as principais novidades introduzidas. Quem for abrangido pelo novo IRS Automático, que se vai aplicar às situações fiscais mais simples, poderá contar com um reembolso no prazo máximo de 15 dias após a confirmação da declaração pré-preenchida”.
Accionistas da EDP Renováveis entre a espada e a parede. A EDP lançou uma oferta pública preliminar de aquisição (OPA) sobre as acções da EDP Renováveis, oferecendo 6,80 euros, um valor que alguns analistas já consideram baixo. Fica aliás abaixo dos oito euros a que foram vendidas em 2008, em oferta pública de venda (OPV). A expectativa de uma revisão em alta do preço já colocou a cotação das acções acima da contrapartida da OPA, mas ainda não há garantias de isso venha a acontecer. Os pequenos accionistas têm razões para se sentir apreensivos. É que o capital disperso já é reduzido, dado o controlo de 77,5% pela EDP, mas pode ficar ainda mais reduzido. A empresa pode sair de bolsa, se for ultrapassado um domínio superior a 90%, ou continuar lá, mas com muito pouca liquidez, como uma Cimpor, um BPI… A oferta ainda não está registada, pelo que é preciso esperar pelos próximos desenvolvimentos.
Obrigações do Benfica para quem gosta de correr alguns riscos. Acaba de ser lançado uma nova emissão de obrigações do Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD. Trata-se de uma emissão de 50 Milhões de euros, a três anos, com uma taxa nominal bruta de 4% e líquida (depois de impostos) de cerca de 2,89%. A taxa interna de rentabilidade desta obrigação depende das comissões cobradas por cada intermediário financeiro, pelo que deverá ser pedida uma simulação antes da subscrição, que decorrerá de 20 a 29 de Abril. Como indica o prospecto, o investimento em obrigações envolve riscos, e um dos que é assinalado é o facto de a sociedade apresentar capitais próprios inferiores a metade do seu capital social.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário