domingo, 16 de abril de 2017

REFERENDO TURQUIA Referendo na Turquia: “Sim” com vitória muito apertada

Para os apoiantes de Erdogan, o mentor desta consulta eleitoral, as alterações à Constituição vão introduzir a estabilidade de que o país necessita 

Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia, no momento da votação no referendo. Fotografia: EPA/TOLGA BOZOGLU
Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia, no momento da votação no referendo. Fotografia: EPA/TOLGA BOZOGLU
Vitória muito apertada para o “Sim” no referendo constitucional na Turquia. Com 98,31% dos votos contados, 51,3% dos turcos viabilizaram o reforço de poderes para o Presidente, Tayyip Erdogan. De acordo com a agência noticiosa turca, a participação no referendo deste domingo terá rondado os 86%.

 A consulta popular está a contestada pela oposição. O Partido Republicano do Povo diz que a comissão eleitoral está a aceitar votos por correspondência sem selo, segundo informações difundidas pela Reuters. Em causa poderá estar a recontagem de pelo menos 37% dos votos.

A confirmarem-se os resultados, mais para o final de domingo, o cargo de primeiro-ministro é eliminado e os seus poderes são transferidos para o chefe de Estado. 

A vitória do “sim” permitirá ainda concretizar 18 reformas constitucionais que fornecem ao Presidente o poder para designar ministros e altos responsáveis oficiais, nomear metade dos membros da mais alta instância judicial do país (HSIK), declarar o estado de emergência e emitir decretos. 

Para os apoiantes de Erdogan, o mentor desta consulta eleitoral, as alterações à Constituição vão introduzir a estabilidade de que o país necessita. Os opositores receiam que apenas signifique mais um passo em direção a um regime autocrático controlado pelo atual “homem-forte” da Turquia.

Fonte: Dinheiro Vivo




Nenhum comentário:

Postar um comentário