domingo, 14 de maio de 2017

Escutismo chega a Oliveira do Bairro

Agrupamento n.º 1396 começa com três dirigentes e um grupo de lobitos. Câmara Municipal cede salas de uma antiga escola primária para a sede.
Promessa escutista sobre o livro dos Evangelho.

Com a promessa escutista de três dirigentes, está constituído o Agrupamento n.º 1396 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico. Rute, Fábio e Alexandra fizeram o seu compromisso sobre o livro dos Evangelhos, na Eucaristia de 30 de abril, na igreja de Oliveira do Bairro, na presença da comunidade cristã e de dezenas de escuteiros de outros agrupamentos, incluindo o atual chefe regional, José Carlos Santos, e os dois anteriores. Agora os novos dirigentes vão constituir uma alcateia (grupo dos mais novos – lenços amarelos) de 12 lobitos. Para já, estão inscritas sete crianças e aceitam-se mais inscrições até setembro.

Assinatura do protocolo de cedência de salas para os escuteiros

A Eucaristia das promessas foi presidida pelo pároco, P.e Leonel Abrantes, que realçou a qualidade do “movimento válido para a formação de jovens e crianças”. “Os chefes ajudam os pais a educar os filhos com valores, com princípios, com fé”, disse o pároco. Aos novos chefes afirmou que o lenço verde que receberam “é pesado” e faz deles “irmãos mais velhos” mas também “pais e mães” das crianças e jovens que lhes são confiados. Por outro lado, mostrou uma “alegria pessoal” porque, quando dava os primeiros passos no escutismo e participava num acampamento da Região da Bairrada, há mais de uma dezena de anos, ouvia falar do desejo de um agrupamento em Oliveira do Bairro. Nunca imaginaria que, agora, seria ele a presidir à Eucaristia de constituição do agrupamento.
No final de celebração, a nova chefe assinou com o vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro um protocolo em que a autarquia cede duas salas na antiga escola primeira da Oliveira do Bairro para sede e desenvolvimento das atividades escutistas.
Nos discursos finais, na conclusão da celebração, Rute Cavadas agradeceu aos muitos que colaboraram para a chegada do momento da fundação, manifestou a disponibilidade dos novos dirigentes para a tarefa educativa que é própria do escutismo e pediu ao vice-presidente da CMOB que continue a apoiar o escutismo, agora obras na sede cujo protocolo de cedência tinha sido acabado de assinar. O vice-presidente Cristóvão Oliveira congratulou-se com o novo movimento que também aposta na formação dos jovens para a cidadania. José Carlos Santos, chefe regional, pediu aos novos chefes que sejam “testemunho generoso do serviço ao próximo”, numa altura em que os jovens caem em “falsas emoções alienantes que desrespeitam a própria vida”. O papel do dirigente, enquanto educador, com método escutista, que consiste quase em ser uma “pequena família” (as patrulhas ou equipas), é o de “discernir o que ajuda a crescer” e dar princípios e valores que ajudem os jovens a afastar “sensações ocas de sentido”. O “desafio é tão complexo quanto gratificante”, rematou o chefe regional. Após a celebração, já no exterior da igreja, içou-se a bandeira nacional e cantou-se o hino. A festa continuou no almoço.

J.P.F.


Primeira chefe de agrupamento

Rute Ferreira da Silva Cavadas é a primeira chefe de agrupamento. Tem como adjunto o seminarista Fábio Freches, finalista no Seminário dos Olivais, que está a fazer estágio pastoral em Oliveira do Bairro. O agrupamento tem como patrono o Arcanjo São Miguel (padroeiro da paróquia). Já a alcateia (lobitos) tem como patrono o pastorinho Francisco Marto, que dentro de dias será declarado santo. O Agrupamento de Oliveira do Bairro é apadrinhado pelo do Troviscal, ou seja, desde há vários anos e durante os próximos tempos, enquanto for necessário, os escuteiros do Troviscal ajudam os de Oliveira do Bairro.

Fonte: Correio do Vouga





Nenhum comentário:

Postar um comentário