segunda-feira, 18 de setembro de 2017

360º - Medina tem 23% de promessas por cumprir. E ainda: a história esquecida de Rei Ghob tem hoje um sentença. E o Observador está (ainda) melhor

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... a cara do Observador mudou. Temos um novo logótipo, novos formatos e novos destaques. E estamos mais rápidos, mais leves e mais fáceis de ler. Não é um site novo - é um site melhor. Vejaaqui o que mudou no Observador e venha encontrar-nos, como sempre, aqui.

Os mercados já estão esta manhã a reagir à decisão da agência S&P de tirar Portugal do "lixo". Há uma descida dos juros, mas, para já, é moderada - e o risco da dívida ainda é 60% maior do que no início de 2015.

Ontem à noite, Mário Centeno deu uma entrevista à RTP para fazer uma promessa: “Todos os escalões de IRS vão sofrer um desagravamento fiscal no próximo ano”.

"Handmaid's Tale" foi uma das grandes vencedoras dos Emmy, entregues esta madrugada. Não apenas pelos oito prémios, mas por um detalhe: não é emitida em canal aberto nem por cabo. Pela primeira vez, uma série que só pode ser vista na Internet vence o Emmy para Melhor Drama, o prémio que todos querem ganhar.

Além dos prémios, a noite também teve vestidos. A longa passadeira vermelha está aqui.

E houve ainda uma aparição surpresa: Sean Spicer, ex-porta-voz de Donald Trump, apareceu em palco a gozar consigo próprio


Mais informação importante
Fernando Medina deixou por cumprir 23% das promessas do PS em Lisboa. Dos 31 principais compromissos assumidos nas últimas eleições, executou 12, tem outras 12 em andamento e deixou sete para trás. A Rita Tavares e a Rita Dinis dividiram as promessas em "Reabilitação e Habitação", "Mobilidade e Estacionamento", "Turismo", "Educação e Cultura", "Espaços Verdes e Higiene" e "Ação Social e Saúde" - e depois foram olhar para o que está (e para o que não está) feito.

O atual presidente da câmara tem que se mexer se quiser governar com maioria absoluta: uma sondagem publicada hoje no JN mostra que Medina está com 41%. Ou seja, arrisca-se a precisar de ajuda para tomar decisões.

Mais dois alertas desta sondagem:

  • Assunção Cristas (17%) ultrapassa Teresa Leal Coelho (16%), apesar de estes resultados estarem dentro da margem de erro;
  • O PCP (com 8%) perde um vereador e o BE (também com 8%) ganha um.
José Sócrates deu uma entrevista ao jornal espanhol La Voz de Galicia e disse finalmente uma coisa que devia ter atravessada há muito tempo: “António Costa e a cúpula do PS viraram-me as costas”. Hoje, o youtuber Sócrates tem um vídeo a acusar o Ministério Público de ter participado numa "golpada"contra Fernando Medina.

O fisco não consegue responder à enorme quantidade de reclamações sobre a taxa adicional ao IMI que chegaram aos serviços. Segundo o Público, os funcionários das Finanças estão a aconselhar os contribuintes a pagar antes mesmo de receberem resposta.

O SIRESP tem quatro processos em tribunal contra o Estado. Só num deles, a empresa pede uma indemnização de quase um milhão de euros por causa de um suposto atraso na atribuição de terrenos para a instalação de estações-base. A notícia é do DN.

A polícia inglesa identificou o segundo suspeito de participar no atentado ao metro de Londres. Chama-se Yahyah Farroukh, tem 21 anos, e é um refugiado sírio.

Depois do furacão Irma, o furacão Maria. As Antilhas e Porto Rico preparam-se para repetir a catástrofe, com um furacão de categoria 1.

O FC Porto venceu o Rio Ave por 2-1 e, na crónica do jogo, o Tiago Palma escreve que a "glória" é do vencedor, mas a "honra" é do vencido. Para Sérgio Conceição, são seis vitórias em seis jornadas. No FCP, diz a História, um treinador que começa assim é sempre campeão no final da época (a não ser que se chame Artur Jorge).


Os nossos Especiais

A história esquecida de Rei Ghob, o violador da Carqueja, vai hoje a tribunal. Francisco Leitão foi julgado por 550 violações e conhece agora a sentença. A Rita Cipriano lembra como tudo se passou.


A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve sobre "o retrocesso da razão": "Identificar 'xenofobia' em Passos Coelho ou 'fascismo' em Henrique Raposo serve o mesmo propósito que os 'factos alternativos' de Trump – sobrepor a emoção às evidências e intoxicar o debate público".

Helena Matos escreve sobre aquilo que "nunca falha" em política: "É ministro e está desinspirado? É líder político e quer mostrar o seu dinamismo?… Proponha qualquer coisa para o sector imobiliário. Resulta sempre. Em mais impostos, em mais votos e em boas notícias".

João Marques de Almeida escreve "Costa, entre Macron e Merkel": "As discussões sobre o futuro do euro vão expor as divisões europeias e as divergências entre Berlim e Paris. Portugal terá que decidir como se deve posicionar perante essas diferenças".

Manuel Villaverde Cabral escreve "A crise catalã afecta todos os europeus": "O vento de desunião que sopra em Espanha é de um nível inquietante, sem pontes para atravessar nem sombra de linguagem em comum, arriscando-se a ressuscitar os fantasmas da guerra civil".

Alberto Gonçalves escreve sobre quatro temas soltos, um deles os plágios de Tony Carreira: "O que 'Tony' Carreira fez foi adoptar uma vetusta e digníssima tradição nacional: ir buscar entulho lá fora, temperá-lo ao jeito indígena e servir o prato requentado ao público dito alvo".


Notícias surpreendentes

Apareceram dois novos trabalhos de Banksy nas ruas de Londres. São homenagens a Jean-Michel Basquiat, cujas obras vão ter agora uma nova exposição, e uma delas é uma crítica à atuação da polícia.

"Os Diários da Princesa" são as memórias de Carrie Fisher sobre a rodagem do primeiro filme da saga Star Wars. Na pré-publicação feita pelo Observador, a actriz lembra (claro) o primeiro beijo com Harrison Ford.

São castelos abandonados onde não se consegue entrar - ou porque estão demasiado inacessíveis, ou porque estão demasiado degradados. Ficam na Irlanda, na Escócia, em França, em Itália, entre outros, e vale a pena vê-los aqui.

Espero que esteja preparado para uma semana carregada de notícias sobre as eleições autárquicas: a campanha já está em alta velocidade. É escusado dizer que vai encontrar tudo no site refrescado do Observador.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário