sábado, 21 de outubro de 2017

Autoridade Marítima Nacional alerta para agravamento do estado do mar no sábado

Resultado de imagem para Autoridade Marítima Nacional alerta para agravamento do estado do mar no sábado
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para o agravamento do estado do mar a partir de sábado, e para as "prováveis consequências" na costa oeste de Portugal continental.
De acordo com um alerta à população da ANPC, são previstas "ondas de noroeste que poderão vir a atingir quatro a cinco metros, desde as 06:00 de sábado até às 09:00 de domingo, esperando-se que o período mais crítico ocorra entre o meio da manhã até ao meio da tarde de sábado".
Este alerta vem no seguimento "do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje pelo Comando Nacional de Operações de Socorro da ANPC".
"Será ainda de prever a diminuição dos valores de temperatura máxima (no sábado), na ordem dos três graus Celsius nas regiões norte e centro, com os valores mais elevados a serem atingidos no Alentejo e no Algarve, entre 20 a 25 graus Celsius", acrescenta a nota, alertando também para a intensificação do vento no litoral, que pode atingir "30 a 45 quilómetros em todo o território".
Entre a meia-noite e o meio-dia de sábado é de esperar também precipitação fraca.
A mesma fonte prevê uma subida da temperatura máxima "na ordem dos quatro graus Celsius" no domingo, "em especial no interior das regiões norte e centro", e que o vento mantenha a mesma velocidade.
De acordo com estas previsões, a ANPC alerta que "são expectáveis" inundações nas zonas históricas costeiras mais vulneráveis, acidentes e danos em estruturas montadas junto à orla costeira, dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, e derrocadas.
Também a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertaram hoje para as prováveis consequências da previsão de agravamento do estado do mar, "em especial a norte do Cabo da Roca", sem detrimento de "toda a população em geral que frequente as zonas costeiras ao longo de toda a faixa litoral oeste do continente".
"Assim, à população em geral, recomenda-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima", refere a nota, que aconselha também cautela aos pescadores lúdicos, para que evitem "pescar junto a zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas".
A AMN recomenda ainda à comunidade marítima a adoção de medidas de precaução, “verificando e se necessário reforçando a amarração das embarcações quando atracadas, ou mesmo varando em lugar seguro as embarcações de pequena dimensão”.
“À comunidade piscatória e à comunidade da náutica de recreio, que se encontrem em atividade no mar, aconselha-se o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo", salienta.
A AMN lembra o número de emergência (214 401 919), e que as estações salva-vidas se encontram em "permanente alerta e em prontidão para responder a pedidos de socorro no mar".
Lusa


Nenhum comentário:

Postar um comentário