domingo, 29 de outubro de 2017

Eu, Psicóloga | Síndrome do Peter Pan: quando o homem não amadurece



Adultos que têm a Síndrome de Peter Pan são pessoas que continuam a se comportar como crianças mesmo depois de adultas. São pessoas que se recusam a crescer, demonstram uma forte imaturidade emocional e têm um grande medo de não serem amadas e acabarem sendo rejeitadas.

 Essa condição  não consta no Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DSM), por isso não é considerado um transtorno mental . Mas é uma condição comum, que muitas vezes resulta de uma mãe ou pai excessivamente protetores:  (ou pai) - uma mãe de helicóptero, ou um pai que dá seu filho ou filha livre, e muito louvor e atenção, durante a infância e adolescência.

A síndrome de Peter Pan é tradicionalmente considerada como uma situação em que um homem adulto é infantil e imaturo, apesar de sua idade. Mas na cultura de hoje, com tantas atividades de helicópteros, é seguro assumir que homens e mulheres podem exibir esses comportamentos. A síndrome do príncipe pequeno (ou princesa) está relacionada com a síndrome do imperador, mas não é idêntica a ela, um termo é usado principalmente para descrever meninos chineses sem irmãos que se comportam como pequenos tiranos.

Os pequenos príncipes e as princesas, como os defino, são homens ou mulheres adultos que atuam como se fossem filhos egoístas, adolescentes narcisistas ou jovens jovens irresponsáveis ​​e se sentem habilitados a comportar-se como acharem conveniente. Os seguintes são 10 traços típicos de alguém que vive com o Princípio do Pequeno Príncipe ou Síndrome da Princesa. (Por razões de simplicidade, uso o termo Little Prince abaixo e refiro-me ao papel das mães, não do pai, mas os sinais são aplicáveis ​​a todos os gêneros).

1-Ele está em contato com sua mãe quase todos os dias. Ela está mais "na" sua vida do que qualquer outra pessoa. Ela o examina e se preocupa com ele, mesmo que ele seja um homem adulto. Ela poderia comprar suas roupas e seus mantimentos, e lavar sua roupa para ele.

2-Ele age como um filho, um adolescente ou uma pessoa que é muito mais jovem do que ele. Ele pode dar calor ou festejar toda a noite com pessoas 10 anos mais novas do que ele.

3- Ele age como se as mulheres deveriam atendê-lo. Ele espera ser cuidada e ser mimada sob demanda. Ele tomará felizmente, mas nunca dará.

4-Ele não consegue manter um relacionamento romântico estável a longo prazo. Os antigos parceiros acabam se tornando inimigos ou novos colegas de jogo.

5-Ele é comprometido - fóbico em quase todas as áreas da vida - apesar de ter um estilo de apego carente. Pode demorar seis meses para se comprometer a comprar um novo sofá.

6-Ele tem poucos, se houver, amigos íntimos. Seus "amigos" consistem principalmente de sua mãe e dos estranhos que ele conhece quando joga ou faz festa.

7-Ele é freqüentemente passivo-agressivo, o que significa que ele tem uma tendência a se engajar em uma expressão indireta de hostilidade por meio de atos como insultos sutis, comportamento mal-humorado, teimosia ou uma falha deliberada para realizar as tarefas necessárias.

8-Ele é um narcisista ou exibe um egoísmo infantil. Se algo é mesmo um pouco inconveniente, ele resistirá a fazê-lo.

9-Ele é financeiramente irresponsável. Ele gasta muito dinheiro jogando, fazendo festas ou perseguindo mulheres.

10-Ele raramente pensa que qualquer coisa é sua culpa. Ele culpa todos ao seu redor de tudo o que dá errado em sua vida - mesmo sua mãe se ele não consegue encontrar outro bode expiatório.

É incomum que um Pequeno Príncipe possua cada um desses traços, por isso pode ser difícil identificá-los. Sua capacidade de atraí-lo para o mundo deles com sua inocência e charme infantil torna isso ainda mais complicado, mas suas mães preocupadas e sua própria irresponsabilidade e egoísmo, eventualmente, os dispensam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário