segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

360º - O grave escândalo na Raríssimas: presidente acusada de gastar fundos em luxos pessoais; os estragos da tempestade Ana; e a loucura das bitcoin

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Marcelo quer a fiscalização e o apuramento total dos factos sobre o escândalo na Raríssimas. A reação do Presidente é a última de muitas sobre a revelação, pela TVI, do grave caso (muito grave) de alegada gestão danosa da presidente da Associação sem fins lucrativos que apoia (como o nome indica) doenças raras em crianças. Na SIC, Marques Mendes pediu "mão pesada" e uma inspecção imediata, considerando a reação do ministro "muito vaga". 

Vieira da Silva, cujo ministério tutela as IPSS e é responsável pela distribuição dos subsídios públicos anuais, disse apenas que vai “avaliar a situação e agir em conformidade". Só que, também segundo a TVIo ministro da Segurança Social teria sido avisado para este uso abusivo de fundos há meses, e em três ocasiões, através de cartas enviadas por um dos tesoureiros que se demitiu e agora denunciou publicamente a situação.

O escândalo rebentou sábado após a exibição de umareportagem da TVIEm resumo, a presidente da Raríssimas, Paula Brito da Costa, IPSS que só em 2016 recebeu mais de meio milhão de euros em subsídios públicos, usaria parte do dinheiro em proveito próprio e da família. Apesar do elevado ordenado, ajudas de custos, extras e carro topo de gama, gastava dinheiro da instituição em roupa de luxo, comida gourmet e deslocações. Mais: dava emprego ao marido e ao filho, também com benesses.

Paula Brito e Costa contestou a reportagem falando em "acusações insidiosas" e "descontextualizadas", mas não esclareceu as denúncias. Disse apenas que para o cargo que ocupa "é essencial uma imagem adequada da sua representante” enquanto o seu responsável de comunicação insultava a jornalista da investigação.

A polémica envolve também o atual secretário de Estado da Saúde e a deputada do PS Sónia Fertuzinhos. Manuel Delgado foi consultor da Raríssimas entre 2013 e 2014 com um ordenado elevado, mas diz que nunca decidiu questões de financiamento enquanto membro do Governo, não esclarecendo contudo algumas dúvidas. Quanto à socialista, que é mulher do ministro Vieira da Silva, participou numa Conferência na Suécia sobre doenças raras a expensas da IPSS, mas garante que a Associação foi reembolsada de todas as despesas da viagem.

No meio do escândalo (o segundo com uma IPSS, depois doscasos na Caritas denunciados pela Sábado), a página online da Raríssimas inundou-se de comentários (pouco abonatórios, como é natural).

Outra informação importante 


De uma tempestade metereológica, para uma financeira: a do valor astronómico que estão a atingir as Bitcoin. O Edgar Caetano tentou dar respostas a esta valorização (louca) da moeda virtual: porque é que a criptomoeda está a subir tanto? Ainda faz sentido embarcar na "bitcoinmania"? E paga-se impostos? O melhor é ler e ver se vale mesmo a pena investir.

A decisão de Donald Trump reconhecer Israel como capital de Jerusalém continua a gerar protestos e confrontos em todo o Médio Oriente (ou melhor, em todo o mundo). O caso mais grave aconteceu este domingo, quando um palestiniano esfaqueou mortalmente um segurança israelita.

Mas o problema é velho, muito velho, como explica o José Carlos Fernandes nestes dois trabalhos"Jerusalém, 3800 anos a criar conflitos" e "Jerusalém, das três religiões à terceira Intifada". O João de Almeida Dias também já tinha questionado se a decisão de Trump é mais um gesto simbólico ou um barril de pólvora, lembrando o poder do lóbi israelita nos EUA.

Em França, Emmanuel Macron reuniu com o primeiro-ministro israelita Benjamim Netanyahu pedindo-lhe coragem para impôr a paz e o reconhecimento dos dois estados.Mas a resposta esteve longe de ir nesse sentido.

Depois das más notícias, uma boa. Salvador Sobral recebeu finalmente o transplante de coração que aguardava há meses e está a recuperar bem. E o que aí vem? A vida do cantor herói com um segundo coração não vai ser fácil, mas a operação deverá resolver o síndrome grave, e muito raro que o afectava. Coincidência: a solução para Salvador surgiu50 anos depois do primeiro transplante cardíaco, que mexeu com o apartheid e tornou um cirurgião uma estrela mundial.

As eleições do PSD aqueceram (finalmente, é verdade, mas não pelas melhores razões). Depois da entrevista ao Solem que Morais Sarmento, número dois de Rui Rio, admitia votar em Costa se o seu partido ficasse como está, e do próprio Rio ter dito que temia ver o PSD desaparecer, choveram críticas. O vice da bancada social democrata falou em "táticas de medo e chantagem" e Santana Lopes voltou a agitar a bandeira da falta de debates (sacudindo culpas).

No futebol, nada de novo na frente nacional. O FC Porto goleou o V. Setúbal ontem à noite (5-0), porque com Marega e Aboubakar é meio caminho andado, como conta o Bruno Roseiro. Na véspera, Benfica (com um feito de Jonas) e Sporting (vai nomelhor arranque dos últimos 22 anos) também tinha vencido, mantendo assim o campeonato animado. Ao final da manhã, conhecem-se os adversários das equipas portuguesas em prova na Liga dos Campeões e na Liga Europa.

Já em Inglaterra, Mourinho perdeu o dérbi com o rival City e ficou a 11 pontos da liderança. No final, houve confusão da grossa no túnel: uma altercação entre Mourinho e Ederson em português iniciou uma verdadeira batalha junto aos balneários.

Várias notícias da área da saúde marcam a manhã das notícias e as capas dos jornais. Os hospitais estão a ser obrigados a contratar médicos à hora para esta altura de férias de Natal e Ano Novo (DN); há cada vez mais médicos insatisfeitos e os mais jovens admitem emigrar quando forem especialistas (Público); a Ordem insiste em rever as carreiras; e o ministro vai finalmente explicar aos trabalhadores a mudança do Infarmed para o Porto.

Os nossos especiais

Aos 39 anos, Sara Tavares já não é a menina tímida do Chuva de Estrelas e parece ter reencontrado o prazer de cantar no novo disco lançado em outubro. Numa entrevista de vida à Cátia Bruno, ela fala pela primeira vez abertamente da sua vida: da reconciliação com o passado através dos avós em Cabo Verde, do tumor benigno no cérebro que a forçou a parar apesar da exaustão já vir de trás e de tudo o que a fez ficar "bué de zangada".


A nossa opinião

  • Alexandre Homem Cristo escreve sobre os enganos do Brexit: "Eis a lição do Brexit: ignorar os procedimentos republicanos e autorizar a manipulação do debate só serve para, sacrificando o povo e instrumentalizando o voto popular, legitimar uma agenda política".
  • Helena Matos escreve sobre Marcelo e Trump: "O “Marcelo dos afectos” e o “Trump, pá" são os dois bonecos omnipresentes na nossa vida político-mediática. O primeiro foi eleito por nós mas não é responsável por nada. O segundo tem a culpa de tudo".
  • João Marques de Almeida escreve sobre Morais Sarmento e o PSD: "O PSD é um partido de lutas internas permanentes, mas nunca tinha visto o número dois de uma candidatura à liderança do partido assumir que poderá votar no PS. O que pensam os militantes sobre isto?"
  • João Carlos Espada começa a dar sugestões de livros para o Natal: Inicia com três livros sobre a indispensável associação entre liberdade e sentido pessoal de dever.
  • Alberto Gonçalves escreve sobre a ignorância invocada por António Costa: "Todos sabemos que o sistema que o dr. Costa representa prospera unicamente sobre a apatia alheia, e que, apesar dos foguetes e da propaganda, isto acabará mal. Sabemos, ou deveríamos saber".
  • Ruth Manaus escreve sobre stress à portuguesa: "Parece que os portugueses normalmente são obrigados a conter as próprias emoções e acabam por canalizá-las em situações estranhas nas quais tornam-se assustadoramente agressivos ou nervosos".
  •  escreve sobre milagres, ciência e fé: "O milagre não se contrapõe à ciência, nem à razão, antes a reconhece e confirma. A fé não é uma crença irracional, mas um conhecimento razoável".
Notícias surpreendentes
Não há outra forma de o dizer: Portugal arrasou nos Óscares do Turismo. O país foi eleito como o "Melhor Destino do Mundo" nos World Travel Awards (à frente de Brasil, Grécia, Maldivas, EUA, Marrocos, Vietname ou Espanha); Lisboa o "Melhor Destino para City Break" (pela segunda vez); e a Madeira "o Melhor Destino Insular" (melhor que Bali, Barbados, Ilhas Coook, Creta, Fiji ou Jamaica). Ao todo foram seis prémios, seis! Ora veja 24 dos cenários idílicos premiados (portugueses incluídos, claro).

Se é fã da série de The Crown, saiba como a nova temporada retrata a verdade sobre o período de transformação na família real e na política do Reino Unido. Foram crises e desafios que o Miguel Freitas da Costa explica.

A duas semanas do Natal, e com Portugal na moda, não podia deixar de lhe deixar as sugestões de presentes do Mauro Gonçalves para comprar nas lojas históricas de Lisboa.


Como também fui apanhada pelos efeitos da tempestade Ana, espero que este resumo das notícias matinais feito entre voos e viagens complexas o deixe bem informado e que a sua noite e manhã tenha corrido melhor que as minhas. Já sabe que tem toda a atualidade no Observador 

E tenha um bom arranque de semana 

b90d7ed2-70a7-41c4-947b-cb56e7c94d84.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário