segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Polémicas (nada) raríssimas. SNS em fuga. Um aviso para a banca

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 

Viva! Que tal o fim-de-semana?
Vamos às primeiras notícias da manhã? 

A tempestade Ana deu-nos uma noite difícil. Os últimos dados apontam para um morto, alguns feridos - e um rasto de destruição, com 2000 incidentes registados. Não foi só por cá, porém: mesmo no Norte da Europa, o mau tempo deixou marcas. O IPMA diz que o pior já terá passado.
Os Nobel foram entregues - e não faltaram os avisos. Sobretudo sobre a situação dos rohingya e os perigos nucleares. A expressão usada pelos premiados é poderosa: “A aniquilação está à distância de uma birra".
A tensão sobre Jerusalém continua: ontem, em Paris, Macron criticou Trump e pediu "gestos corajosos" a Israel. Mas, ao seu lado, Netanyahu respondeu áspero, dizendo que os palestinianos têm de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.Hoje, a sua paragem é em Bruxelas. Os confrontos no terreno, esses, não pararam.
O acordo do Brexit já está a dar problemas. Um entre o negociador do Reino Unido e a Irlanda, depois de uma frase sobre um "processo de intenção"; outro com o Parlamento Europeu, que vai avisando que há cinco áreas com fraca concretização.
Já no futebol, a jornada acabou como começouo FC Porto passeou na tempestade em Setúbal e voltou a apanhar o Sporting na liderança. Também em Espanha, o Barcelona cumpriu - daquela maneira habitual. Só em Inglaterra é que há uma discussão pouco comum com mais de meia época por disputar: se o City ganhou ao United, acabou a Premier League? E até o Special One parece achar que sim.

O que marca o dia 

Mais um alerta no SNSmetade dos jovens médicos admite emigrar quando já for especialista. Os resultados do primeiro grande estudo com jovens médicos mostra  mesmo muita insatisfação, antecipa a Alexandra Campos na nossa manchete. O número de saídas dos últimos três anos já é bem preocupante - e os que estão em exclusivo no sector privado já chegam aos 15 mil, anota o JN. Junte a isto o que diz o DN (há hospitais do SNS a pedir médicos à hora para mais de metade do mês) e fica com um quadro completo. 
A polémica com a Associação Raríssimas. Uma reportagem da TVI acusou a presidente da ONG de desviar dinheiro para fins pessoais - o que a própria classifica como "insidioso". Certo é que a polémica estourou, de tal forma que a página da Raríssimas no Facebook se inundou de críticas (conta Observador). O Governo, que já tinha recebido um aviso, diz agora que vai investigar e agir "em conformidade" - com a ajuda da PJ.
Uma polémica também no PSD: Morais Sarmento, apoiante de Rui Rio, deu uma entrevista admitindo votar em Costa se Santana (de quem foi ministro) vencer as directas. E, claro, abriu uma confusão dos dois lados do PSD.
Atenção também aos CTT. Com a empresa a perder valor, o PS entregou um projecto de resolução na AR propondo uma avaliação sobre o contrato de privatização - para saber se está a ser cumprido nos deveres ou se deve voltar para o Estado em 2020. A notícia dada pelo DN no domingo levou a empresa a dizer que está a cumprir tudo: serviço, qualidade e cobertura. Fique atento para o que dizem os investidores hoje.
E a duas notícias sobre a bancauma quase ruptura no Montepio; e umavenda forçada na CGD.
Um aviso aos deputados: o regulador dos transportes diz que é "urgente"resolver a legislação sobre a Uber e Cabify - numa entrevista ao Negócios.
Um bom exemplo que vem do Parlamento: o deputado Paulo Trigo Pereira decidiu fazer um site para mostrar o seu trabalho "por dentro".
A boa notícia veio outra vez do Turismo. Portugal foi ontem eleito melhor destino do mundo nos World Travel Awards, tornando-se o primeiro país europeu a conquistar tal distinção. A lista de adversários era, digamos, apetecível.

Leituras especiais

1. “Vai haver uma próxima crise; há sempre uma nova crise”. O Sérgio Aníbal entrevistou Danièle Nouy, presidente do Conselho de Supervisão do BCE. E registou os avisos aos bancos, para que cheguem à próxima crise com o principal legado da anterior: o crédito malparado. Nouy diz mesmo que há bancos "em negação". Em relação ao sector bancário português diz que a plataforma para a gestão do malparado pode ser uma ajuda, mas avisa o Governo: "Não está ainda onde gostaríamos de o ver”. Um exclusivo europeu, para ler aqui.
2. E a entrevista da Teresa de Sousa a Mário Centeno. Foi publicada no sábado, mas tenho mesmo de a deixar por aqui - não vá ainda não a ter lido. É Centeno, na pele de líder do Eurogrupo, dizendo que o euro está melhor hoje, também sobre o sistema financeiro e a dívida. Não leve a mal que repita: é mais um exclusivo europeu do PÚBLICO. Aqui aqui.
3. O arranque da Defesa da UE: um novo fôlego ou falsa partida? Diz a Teresa de Sousa, num trabalho que publicamos hoje:"A Europa percebeu que está por sua conta. Trump pôs fim à responsabilidade americana pela segurança europeia". Hoje, em Bruxelas, 24 países fundam uma nova cooperação permanente para a segurança e defesa. Três ficaram de fora. Para saber os porquês tem que ir por aqui.
Falando em porquês, ainda há um texto de que lhe queria falar:
4. E se olharmos para os adolescentes? Eles precisam de ser “assim”, como são, diz-nos a neurocientista britânica Sarah-Jayne Blakemore, que estuda o (cada vez menos) misterioso mundo do cérebro do adolescente. Precisam de se afastarem dos pais, de se aproximarem dos amigos, de correrem mais riscos. Precisam de exercitar a autonomia, treinar a independência. Mas “é possível mudar o cérebro dos adolescentes. O que é bom e mau”, explica ela. O tema foi a nossa capa de ontem do P2.

Agenda do dia

A administração da Autoeuropa reúne-se com a comissão de trabalhadores, tentando desbloquear o impasse para a produção do T-Roc, no mesmo dia em que António Costa preside ao Conselho Estratégico da Internacionalização da Economia.
Agenda cheia na Saúde, com a apresentação do estudo sobre os jovens no SNS (de que já lhe falei), com a Comissão de Trabalhadores do Infarmed a reunir-se com o Ministério da Saúde (imagino que se lembre porquê). O Parlamento também vai a jogo, discutindo a legalização da cannabis para fins terapêuticos. 
Para fãs de futebol, atenção ao sorteio europeu (da Liga dos Campeões, onde está o FC Porto) e Liga Europa (com Sporting e Sp Braga ainda em competição).
Já sabe, mas eu digo sempre: nós ficamos por aqui, sempre atentos às últimas notícias.
Que o dia venha com um sorriso (a ouvir estes senhores, isso é garantido). Até amanhã. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário