quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

360º - Um exército da UE? 7 respostas para entender a polémica. E ainda: o homem que denunciou o doping russo; os vídeos mais populares do YouTube

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Donald Trump vai mesmo reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Os palestinianos e os israelitas já foram avisados. Como ambos reclamam a cidade como sua capital, teme-se que a decisão provoque mais dificuldades ao processo de paz.

A decisão da Casa Branca põe em causa 70 anos de diplomacia americana, escreve o The New York Times. A mudança da embaixada dos EUA para Jerusalém foi uma promessa de campanha de Trump, que agora decidiu cumpri-la. Hoje, o Presidente fará um discurso a explicar o que pretende com tudo isto.

O Benfica perdeu mais um jogo na Liga dos Campeões, desta vez por 2-0, contra o Basileia - e ganhou o título de pior prestação de sempre de um clube português na Champions. Na crónica do jogo, o Tiago Palma escreve que a derrota "explica-se por falta de orgulho mas, sobretudo, de trabalho" e, aqui, lembra que houve um recorde negativo que não caiu (e que pertence ao Sporting e ao Boavista).

O Sporting também perdeu ontem, com o Barcelona por 2-0, e saiu da Champions para a Liga Europa. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro defende que a equipa portuguesa "merecia algo mais: ou o golito da ordem, ou o ponto da surpresa". Mais: o Sporting teve uma campanha ao nível das suas melhoresna competição e Rui Patrício passou para o top 3 dos jogadores com mais partidas oficiais pelo clube.

Ontem houve mais futebol. Ou antes: mais emails, trocados entre um delegado da Liga e elementos do Benfica, desta vez com informação pessoal sobre árbitros, como por exemplo números de telemóvel. O seu conteúdo foi lido por Francisco J. Marques no Porto Canal. "Isto é espionagem a favor de um clube", acusou.

Mais informação importante
Vai ser uma das discussões do dia: porque é que Portugal ainda não aderiu ao mecanismo europeu de Defesa? A decisão vai dividir ainda mais a "geringonça"? E porque é que PSD e CDS ameaçam afastar-se de uma área típica do Bloco Central? Está em causa a criação do embrião de um exército europeu? O Presidente da República já avisou os partidos para pensarem bem no que andam a fazer. E o Pedro Rainho escreveu sete perguntas e respostas para explicar o que está em causa.

O ministro Eduardo Cabrita não acerta nas suas relações com os polícias que o guardam. Primeiro, colocou na rua os GNR que vigiavam a sua casa fora de Lisboa para o cão não ladrar; agora, escreve o CM, ladrões fizeram explodir o multibanco que fica no seu prédio em Lisboa e o PSP que estava de serviço foi alvo de um processo por se ter ausentado.

A União Europeia chegou a acordo sobre uma “lista negra” de 17 países offshores que podem vir a enfrentar sanções (e que inclui Macau). Não está lá nenhum país da UE (como Malta ou Chipre) nem, por exemplo, as Bermudas ou as Ilhas Caimão - por isso, o El Confidencial chama-lhe uma lista "descafeinada". A Ana Suspiro fez as contas: contribuintes residentes em Portugal enviaram no ano passado 416 milhões de euros para aqueles países.

A Santa Casa vai investir no Montepio “com alguma tranquilidade" e nomear "um a dois gestores executivos”. A garantia é dada pelo novo provedor, Edmundo Martinho, numa entrevista ao Público.

Há três notícias de Justiça que vale a pena ler:
Foram revelados detalhes inquietantes sobre o combate ao terrorismo por parte dos serviços secretos britânicos. Há sucessos: o MI5 evitou uma tentativa de assassinato de Theresa May em Downing Street. E há fracassos: o atentado de Manchester, num concerto de Ariana Grande, podia ter sido impedido se as autoridades tivessem valorizado as informações que já existiam sobre o terrorista.

A Rússia foi afastada dos Jogos Olímpicos de Inverno por causa do uso de doping. É uma decisão inédita e exemplar. Alguns atletas do país poderão participar como convidados, mas não usarão equipamento russo, não poderão cantar o hino russo e não terão a bandeira russa a ser içada.

Por trás do escândalo está Grigory Rodchenkov, o químico que denunciou o recurso sistemático a doping por parte da Rússia. Tentou suicidar-se, esteve num hospital psiquiátrico, fugiu para os Estados Unidos e está num programa de proteção de testemunhas. Moscovo, claro, pede a sua extradição. O Bruno Roseiro conta os detalhes desta história.

Os nossos Especiais
 
O primeiro transplante de coração foi há 50 anos: tornou um médico superstar, envolveu o apartheid e passou por Portugal. A Helena Matos conta os pormenores de uma história que mudou a medicina.
 
A nossa Opinião

Luís Aguiar-Conraria escreve "O Leviatã, a Autoridade Tributária, o contribuinte e o seu cavaleiro": O Estado permite que se use a Autoridade Tributária como o Cobrador do Fraque. Na verdade é ainda pior, porque a AT tem um poder de coerção mais forte do que os tipos da máfia com um taco de beisebol.

Maria João Avillez escreve "Dois desastres e um casamento": "Michel Banier, o negociador-chefe da UE para o Brexit, parece de vez em quando pôr veneno no diálogo com Londres. Mas esta responde por vezes com um grau de amadorismo ou impreparação estarrecedores".

Maria João Marques escreve "Em defesa do consumismo": "Recomendo que ameacem os moralistas de algibeira de ficarem sem presentes de Natal se continuarem a maçar. Pelo menos enquanto não criarem as ovelhas cuja lã processarão para tricotar toda a sua roupa".

Manuel Villaverde Cabral escreve "Centeno presidente": "Sendo a boa notícia de que Costa precisava há muito tempo, a eleição de Centeno poderá traduzir-se na desarticulação da 'geringonça' e no início da competição entre o PSD e o CDS para se aliarem ao PS".

Notícias surpreendentes

Morreu Johnny Hallyday, o "Elvis francês", com cancro do pulmão. Tinha 74 anos e vendeu 100 milhões de discos.

Há dois portugueses favoritos no maior concurso de fotografia da Sony. Estão a concorrer com 42 outras imagens impressionantes, que pode ver aqui.

O top 10 dos vídeos mais populares do YouTube em todo o mundo inclui cantores estranhos, Trump e aquela criancinha que interrompeu a entrevista do pai na BBC. Os vídeos musicais mais vistos também estão aqui.

E há ainda os vídeos do YouTube mais populares em Portugal. Salvador Sobral aparece em três posições.

Antes de acabar, os parabéns ao João Francisco Gomes. O jornalista do Observador recebeu o prémio de jornalismo Dom Manuel Falcão, entregue pela Conferência Episcopal Portuguesa, com uma entrevista de vida a D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima. O trabalho pode ser lido aqui. Guarde uns minutos para ele, vai ver que vale a pena. 
Até já!b90d7ed2-70a7-41c4-947b-cb56e7c94d84.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário