quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Ligações perigosas de advogados (e Trump a pôr fogo no Médio Oriente)

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia!
Aqui estão as notícias desta manhã:

Trump vai reconhecer Jerusalém como a capital de Israel. Ainda que não oficialmente, fontes da Administração confirmaram que o presidente americano vai anunciar hoje a decisão, contrariando resoluções da ONU e todos os precedentes internacionais. O processo pode demorar até quatro anos a concretizar, mas as consequências não tardam: o risco é que a decisão incendeie o Médio Oriente, tendo em conta a importância que Jerusalém tem.
O MI5 salvou Theresa May. Os serviços secretos e a polícia britânica acreditam ter desmantelado um plano de terroristas que começava com uma bomba em Downing Street e acabava com o assassinato da primeira-ministra. Dois homens foram detidos, revela o The Guardian.
O ex-Presidente da Geórgia foi detido em Kiev, depois ameaçou suicidar-se e acabou libertado por apoiantes. A história parece saída de Ian Fleming, mas aconteceu mesmo assim.
O Benfica foi mais Wes Craven. Ontem sofreu na Luz a 6ª derrota consecutivana Champions, saído de cena com a pior prestação de sempre de um clube português na competição. Rui Vitória diz que "nem vale a pena esmiuçar em demasia o que aconteceu". Já o Sporting, a ida a Barcelona acabou como se esperava, mas Jesus inventou e terá que viver só com as "boas impressões".
Morreu Johnny Hallyday. Foi uma das maiores estrelas da música francesa, com uma carreira de mais de 50 anos, autor de mais de 900 canções, com 100 milhões de discos vendidos e participação em vários filmes. Um cancro levou-o aos 74 anos.  

O que marca o dia 

Um travão às ligações a escritórios de advogados. A partir de Janeiro, os ministros terão de pedir aval para contratar escritórios privados - pedindo pareceres, contratos ou ajuda para fazer leis. Para já, só as empresas públicas ficam de fora da nova legislação do Governo, conta a São José Almeida.
Um advogado no olho do furacão: um ex-procurador acusado de corrupção acusa Proença de Carvalho de tentar comprar o seu silêncio, no caso que está a agitar as relações diplomáticas entre Angola e Portugal. A notícia é da Sábado.
Uma história mal contada (ou mal lida, se preferir): o relatório sobre os alunos do 4.º ano foi reduzido e o coordenador afastado. O presidente do IAVE diz que o documento era grande demais. Mas o que parece mostrar é um problema grave demais - na leitura, pelo menos. A culpa é dos currículos ou dos professores, Clara Viana?
Uma história só agora resolvida: um tribunal obrigou o IPO a indemnizar e a reintegrar uma grávida despedida.
Mais um problema por resolver: outro tribunal considerou ilegal a actividade da Uber em Portugal. E a lei não sai há meses do Parlamento.
Uma polémica que aquece no Parlamento: depois da nossa manchete de ontem, o PSD respondeu a Marcelo e desafiou o PS a aprovar a sua proposta sobre defesa europeia. O Governo continua a esconder informação.
E outra polémica a despertar entre BE e Governo, agora por causa da integração de refugiados, diz o DN.
Um negócio quase fechadoa Santa Casa vai ter dois administradores no Montepio, diz o novo provedor numa entrevista ao PÚBLICO.
E duas notícias de ontem que é preciso registarMacau na lista negra das offshores (o que pode dar problemas a Portugal, avisa o Negócios); e a idade da reforma a caminho dos 68 anos (respire fundo).
No nosso espaço de opinião, ainda se fala sobre Mário Centeno. Francisco Louçã ironiza ("Erguei as mãos para as alturas"); Luis Teles Morais pergunta "e depois, virá outro caneco?"; o Rui Tavares aponta "o fim de dois mundos"; e o nosso Manuel Carvalho avisa: "Ainda é cedo para uma estátua". Para polémica, está bem bom.

Ler para reter

1. O Tejo corre para a morte. Está seco e poluído. Os peixes morrem à procura de oxigénio. Os animais recusam-se a beber as suas águas sujas e espumosas. Os turistas fogem das praias. Quem ainda vive junto ao rio pouco sustento tira dele. O Luciano Alvarez foi em reportagem fazer o retrato de um rio que já foi vida e é hoje uma tragédia. E ainda apanhou Espanha a abrir comportas para a fotografia - e um ministro que aparentemente nada viu.
2. O tigre-de-samatra está cada vez mais ameaçado e a culpa (mais uma vez) é nossa. Durante um ano, uma equipa de cientistas esteve nas florestas remotas e tropicais da ilha de Samatra para contar os tigres que só vivem ali. A conclusão é triste: restam na natureza menos de mil tigres-de-samatra e os habitatspara eles são cada vez menos. O texto da Teresa Serafim começa com um gif que mostra o que estamos a perder.
3. Em Moria, três meses parecem 300 anos. Conta a Maria João Guimarães: "É rara a noite em que a bebé de Samar não acorda em sobressalto. Pode ser uma cobra na tenda, um rato, ou uma luta lá fora, uma pedra lançada com força a cair bem perto. O campo de refugiados pode ser especialmente duro para as mulheres: muitas dormem com fraldas para não terem de ir sozinhas à casa de banho durante a noite. Há quem prefira dormir ao lado do campo de Moria, ou mesmo na praça principal de Mitlini: sentem-se mais seguros. Uma reportagem da revista Der Spiegel no campo traça um cenário de desolação e desespero: Moria é a vergonha da Europa”. Essa vergonha conta-se assim.
4. Monserrate: a casa de um milionário inglês que competia com o rei de Portugal. Eram praticamente da mesma idade (quatro meses de diferença) e os dois apaixonados por Sintra e por arte. Um casou com a rainha de Portugal e construiu o Palácio da Pena. O outro era um comerciante inglês que fez de Monserrate a sua Downton Abbey. A Lucinda decidiu levar-nos numa viagem à história de dois homens que estavam sempre a competir.

Agenda do dia

O anúncio de Donald Trump sobre Jerusalém será feito às 18h00 de Lisboa - e concentra todas as atenções do mundo. E talvez não seja coincidência que aconteça no dia em que o seu filho é ouvido no Senado sobre a alegada intromissão russa nas eleições presidenciais. Atenção também ao relatório da OCDE, fazendo um ponto de situação sobre as migrações. E às propostas da Comissão Europeia sobre o futuro da zona euro (à atenção de Mário Centeno).
Por cá, é dia de debate quinzenal na Assembleia, também da audição da antiga direcção da ERC sobre a compra da TVI pela Altice - e da posse do novo provedor da Santa Casa. No fim do dia, olhos postos no Dragão, onde o FC Porto joga contra o Mónaco a passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Fecho com a primeira de 'n' listas de final de ano, esta com os vídeos mais vistos no nosso YouTube este ano. A coisa passa por um estranho Estou gordito!, pelo inevitável Despacito e pelo nosso eterno Amar pelos dois.
Haja esperança.
Tenha um dia bom, até já. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário