quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Após redução do IMI, Carrazeda de Ansiães abdica de IRS para os munícipes

Resultado de imagem para Câmara de Carrazeda de AnsiãesAutarca João Gonçalves viu aprovado recentemente pela Assembleia Municipal o seu primeiro orçamento enquanto presidente da Câmara, onde constam esta medida e outras reduções de impostos.
A Câmara de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, vai abdicar a favor dos munícipes, em 2018, da totalidade dos 5% a quem tem direito do IRS pago no concelho.
O autarca João Gonçalves viu aprovado recentemente pela Assembleia Municipal o seu primeiro orçamento enquanto presidente da Câmara, onde constam esta medida e outras reduções de impostos que já tinham, no entanto, ficado definidas antes de ser eleito, nas autárquicas de Outubro de 2017.
João Gonçalves manteve o bastião social-democrata e foi ainda na qualidade de presidente da Assembleia Municipal que, em Setembro de 2017, presidiu à sessão em que foi aprovada a devolução do IRS (Imposto sobre o Rendimento Singular) e a redução do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis).
Como disse à agência Lusa, a redução da taxa de IMI tem vindo a ser feita gradualmente e, em 2018, fica no nível mínimo de 0,3%.
Os 5%, que equivale a cerca de "40/50 mil euros anuais" a que a Câmara tem direito do IRS pago no município também têm vindo a ser devolvidos gradualmente e, em 2018, irá na totalidade para os contribuintes residentes no concelho com pouco mais de seis mil habitantes.
O orçamento municipal para 2018 aumenta de 11,4 para quase 13,2 milhões de euros, uma diferença que "tem a ver essencialmente com a obra de requalificação da escola secundária orçada em mais de dois milhões de euros" que vai começar ainda durante o mês de Janeiro, segundo adiantou o autarca.
João Gonçalves destaca no plano para 2018 a abertura, já este mês, do Centro Interpretativo do Vale do Tua, um equipamento da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua que vai se gerido pela Câmara.
A Câmara de Carrazeda vai também lançar em 2018 o primeiro orçamento participativo e dar a oportunidade aos munícipes de escolherem dois projetos a executar no plano e orçamento do próximo ano.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário