quinta-feira, 19 de abril de 2018

360º - Portugal na rota da corrupção que matou jornalista em Malta. O que dizem os acordos entre Governo e PSD? Sporting na final da Taça

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... só deu futebol: o Sporting venceu o FC Porto e passou à final da Taça. Foi preciso um prolongamento e foram precisos penáltis. Na crónica do jogo, o Tiago Palma conta a história da raposa e da ratice.

Os postes têm sido mesmo um problema para os portistas. Nos penáltis, Marcano acertou no poste; durante o jogo tinha feito o mesmo; e a Taça da Liga fugiu de maneira igual. Aliás, no final do jogo Sérgio Conceição queixou-se, precisamente, dos postes (enquanto Jesus elogiou a inteligência dos jogadores).

No jogo, houve vários casos, claro: a camisola trocada que deu amarelo, os 5 minutos de loucos e uma cabeça aberta. Veja os vídeos aqui.

Pela primeira vez na História, houve cinco clássicos entre Sporting e FC Porto numa época. Veja os resumos desses jogos em vídeo. Há grandes golos e grandes falhanços.

O Sporting chega à final da Taça de Portugal pela 28.ª vez, mas para Jorge Jesus é um jogo único. O treinador sempre disse ter um especial gosto por esta competição, como lembra o Bruno Roseiro - e agora, pela primeira vez, estará à frente do Sporting no jogo decisivo.

Do outro lado do campo vai estar o Desportivo das Aves, que acabou com o sonho do Caldas na outra meia-final da Taça. Pode ver os golos aqui.


Mais informação importante
Ao fim de apenas dois meses de nova liderança no PSD, os social-democratas assinaram já dois acordos com o Governo, um sobre descentralização e outro sobre fundos europeus. Mas, lendo os documentos, percebe-se que são só princípios genéricos. As negociações mais bicudas estão todas em aberto.

Costa e Rio não quiseram assinar os papéis à frente dos jornalistas, mas aceitaram dar um aperto de mão para as câmaras. E falaram. A Rita Tavares e a Rita Dinis ouviram as frases mais importantes dos dois líderes e explicam o que eles disseram e o que queriam dizer.

É um golpe para o Governo: os técnicos da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) dizem, na sua análise ao Programa de Estabilidade, que a redução do défice depende totalmente dos juros da dívida e que o documento não prevê nenhuma medida de consolidação permanente significativa.

A assinatura destes acordos, que deixaram de fora PCP e BE, foram o elefante na sala de que quase ninguém falou durante o debate quinzenal no Parlamento, poucas horas antes. Os deputados da esquerda criticaram a obsessão do Governo pelo défice e o PSD falou sobre Saúde.

Do debate saíram três afirmações polémicas e o Miguel Santos Carrapatoso fez os Fact Check:
  1. O Governo cumpriu todos os compromissos com o Bloco, como assegura António Costa? Errado.
  2. Mário Centeno conseguiu a maior redução da dívida pública dos últimos 20 anos, como diz o primeiro-ministro? Praticamente certo.
  3. Os impostos indiretos aumentaram três mil milhões de euros desde 2015, como acusa Nuno Magalhães? Certo.
Numa semana de muitas críticas, o ministro da Saúde avisa que "os problemas no SNS não estarão resolvidos em 2019". Em entrevista à Renascença e ao Público, Adalberto Campos Fernandes toma também posição sobre um tema fracturante: é contra a legalização da eutanásia.

Mais notícias sobre bancos (sempre as mesmas): o ministro das Finanças assume que o Novo Banco pode precisar de nova injeção de capital e que o Montepio pode exigir o apoio do Estado. “Temos de estar disponíveis”, diz ao Negócios.

O CDS vai propor que a nova lei da paridade, que deve
ser aprovada na sexta, não afete as próximas eleições.Objectivo: proteger Mota Soares, que quer ir como n.º 2 nas europeias e poderia ter que ser substituído por uma mulher. É uma notícia da Rita Dinis.

Já não falta muito tempo para a cimeira Trump-Kim e percebe-se que há várias negociações em curso. O Presidente dos EUA revelou ontem que está a tentar libertar três americanos presos na Coreia do Norte.

De qualquer forma, Trump mantém a pressão: diz que, se não gostar da conversa com Kim, está disposto a “abandonar respeitosamente” a sala. Sendo que a sala em causa pode ficar na Suíça ou na Suécia, dois dos locais que estão a ser estudados para a cimeira.

Tammie Jo Shults é a heroína de “nervos de aço” que aterrou o voo da Southwest Airlines depois de um dos motores ter explodido no ar e de uma passageira ser sugada por uma janela. A sua história está contada aqui.


Os nossos Especiais

Portugal na rota da corrupção que matou jornalista em Malta. Um banqueiro iraniano que tem negócios em Malta foi preso nos Estados Unidos e arrisca uma pena de prisão de  125 anos. Ele era uma das pessoas que estava a ser investigada pela repórter Daphne Caruana Galizia, assassinada com duas bombas no carro. No processo das autoridades americanas ao banqueiro há um detalhe que o Edgar Caetano esteve a investigar: o Ministério Público dos EUA diz que ele lavou dinheiro vindo de contas em Portugal.

Agora que se voltou a falar dos interrogatórios da Operação Marquês, temos num só sítio todos os episódios de "Sim, Sr. Procurador", a minisérie documental do Observador. Pode vê-los (ou revê-los) aqui.


A nossa Opinião

Helena Garrido pergunta se "temos um novo António Costa": "Costa tem a oportunidade de resolver o drama das finanças públicas que nos atormenta há décadas. Escondendo do povo o que estava a fazer, fez o que não disse. Com sucesso. Os fins justificam os meios?"

Filomena Martins escreve "SNS. É preciso um novo criador e uma nova criatura": "O SNS tornou-se mais que um elefante no meio da sala dos governos. É uma verdadeira relíquia sagrada em que ninguém parece poder mexer. Mas está caduco."

Francisco Pereira Coutinho e Teresa Violante escrevem "Ainda há juízes no Luxemburgo!": "Os cortes de subsídios, ao contrário do que refere o Tribunal Constitucional no acórdão de 5 de julho de 2012, estavam previstos no memorando de dezembro de 2011. A discussão continua em aberto."


Notícias surpreendentes

Hoje estreia “Na Síria”, um filme claustrofóbico e tenso do belga Philippe Van Leeuw sobre o conflito no país. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas. Em entrevista ao João de Almeida Dias, o realizador de "Na Síria" conta que quis fazer um filme sobre "pessoas normais" na guerra. 

Há mais duas estreias para ver esta semana: “Até nos Vermos Lá em Cima” é um filme francês baseado num romance premiado; e “The Place“ é uma fita italiana tirada de uma série americana.

Abram a garrafa de champanhe: vem aí a terceira temporada de “La Casa de Papel”. O anúncio foi feito ontem.

E há outra série para pôr no calendário: "Élite" chega ao Netflix em 2019 e conta com três atores da série sobre o assalto à Casa da Moeda.

O TESS, o satélite caça-planetas que tem mão portuguesa, já está no espaço. A viagem foi feita a bordo do Falcon 9 da SpaceX (que voltou logo à Terra, como mostram as imagens).

São 20 paisagens extraordinárias em Espanha e o El País diz que que temos mesmo de as visitar. As fotos, de facto, tiram o fôlego.

Se todas estas notícias são pouco para si, já sabe que temos muitas mais aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário