quinta-feira, 19 de abril de 2018

Acabaram os cortes nos gabinetes dos políticos

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia! Aqui estão as novidades desta madrugada:
Cansado e feliz, o Sporting está a caminho do Jamor. Os “leões” apuram-se para a final da Taça de Portugal depois de eliminarem o FC Porto no sofrimento dos penalties. Em resumo, o jogo pode resumir-se assim: "Coates nivelou a eliminatória, Marcano falhou no desempate, Montero não tremeu na decisão". Mas o jogo foi muito mais do que isso, explica o Marco Vaza. Na final estará um estreante: o Desportivo das Aves, que bateu o Caldas e acabou recebido em braços pelos adeptos, noite fora.
Trump ameaçou abandonar a conversa com Kim"Se não estiver a ser produtiva, respeitosamente sairei da sala", disse aos jornalistas, segundo o relato do New York Times.   
A ETA vai anunciar a sua dissolução a 5 de Maio. O que faltava saber era apenas a data - mas a surpresa é que o acto será assinalado no País Basco francês, conta o El Pais.
Os Lordes impuseram uma derrota a Theresa Mayaprovando duas emendas à proposta de lei do Brexit. Na prática, exigiram ao Governo britânico que explore a possibilidade de manter a união aduaneira com a UE e de assegurar que a legislação europeia continuará válida no Reino Unido em várias áreas.

O que marca o dia

O Governo acabou com o corte salarial de 5% nos gabinetes de políticos. A eliminação do corte terá efeitos desde 1 de Janeiro e será progressiva, só desaparecendo totalmente no final de 2019. A versão preliminar do decreto-lei de execução orçamental, a que o PÚBLICO teve acesso, prevê ainda que sejam eliminadas outras restrições para gestores de empresas públicas e para dirigentes intermédios. A Raquel Martins conta-nos os pormenores da nossa manchete do dia.
“Os problemas no SNS não estarão resolvidos em 2019”. Palavras do ministro da Saúde, numa entrevista ao PÚBLICO e Renascença, onde admite que faltam “muitas centenas de milhões de euros” para o SNS estar bem - mas que prefere um caminho lento que não seja “efémero”. E diz-se consciente de que “até ao fim da legislatura, todos os dias” haverá um problema. Fala também do protesto dos médicos ("As greves não podem condicionar a democracia") e de uma proposta que vai unido a esquerda, mas não toda: "Sou desfavorável à legalização da eutanásia".
Centeno deixa uma porta aberta à intervenção no Montepio. Na segunda parte de uma entrevista ao Negócios, o ministro das Finanças justifica assim a disponibilidade: “O último garante da estabilidade financeira é o Governo”. E confirma que o Novo Banco "pode" exigir mais capital.
Carlos Costa tirou os bancos de nova ajuda ao Novo BancoO Banco de Portugal remete para o Estado, e para o Governo, a responsabilidade pela rede de segurança que permitirá capitalizar o Novo Banco numa situação extrema. O Fundo de Resolução só tem de cobrir o mecanismo contingente, explica o Negócios.
António Costa não tem mais acordos para assinar com Rio. Depois do que foi assinado ontem, qualquer negociação passa a ser feita no Parlamento - notícia da São José Almeida. Quanto aos acordos de ontem, há mínimos olímpicos nos fundos europeus e um passar de bola para independentes da segunda fase da descentralização.
O PS volta a avisar a esquerda"O caminho do PS é o da esquerda moderada e europeia", escreve Santos Silva num artigo aqui no PÚBLICO; "Não vendemos sonhos que destruam o futuro", acrescenta Ana Catarina Mendes. um dia depois de Costa se ter explicado à esquerda.
Já agora, anote isto também:

Ler mais devagar

“O corpo de uma mulher é perigosíssimo”. Florinhas de Soror Nada conta a vida de uma não-santa. É uma tragicomédia, também uma provocação política e religiosa. Mas é sobretudo uma obra que confirma Luísa Costa Gomes como uma das grandes vozes da literatura portuguesa, garante a Isabel Lucas. É começar a ler por aqui.
Um passo mais na luta contra o HIV. Um trabalho publicado na revista Nature Medicine reforça as bases para uma possível solução profiláctica para prevenir a infecção por VIH, enquanto se espera por uma vacina eficaz. Na prática, conta a Andrea Cunha Freitas, a injecção de anticorpos contra VIH protegeu macacos da infecção durante 20 semanas.
A Grande Barreira de Corais foi devastada em 2016. Muitos corais têm sido afectados pelo fenómeno de branqueamento, o que significa que estão doentes ou que já morreram. Um sítio onde o branqueamento tem sido mais visível é na Grande Barreira de Coral - e o branqueamento de 2016 foi dos mais destrutivos. Por isso, cientistas australianos e norte-americanos analisaram com mais detalhe os recifes. Concluíram que um terço dos corais nos recifes à superfície morreu.

A agenda de hoje

O Parlamento vota uma resolução do PSD que quer travar a entrada na Santa Casa no Montepio. E debate duas propostas do Governo para aumentar as quotas para mulheres em cargos políticos e na administração pública. No final do plenário, Teodora Cardoso será ouvida em comissão sobre o Programa de Estabilidade.
Hoje termina prazo para os lesados do papel comercial do BES/GES aderirem ao fundo que pagará as respectivas indemnizações. E o Banco de Portugal revela novos dados sobre o endividamento do sector não financeiro - com o Estado à cabeça.
É também dia de nova cimeira Merkel/ Macron, onde se volta a discutir o futuro da zona euro.
Por hoje é tudo.
Ficam os meus desejos de um dia produtivo e feliz.
Até amanhã!

No PÚBLICO acreditamos na importância da informação independente. Trabalhamos todos os dias, a todas as horas, para entregar aos nossos leitores a informação diferenciada e a análise de qualidade feita pelos melhores profissionais.

Mas precisamos de si. Assine o PÚBLICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário