quinta-feira, 19 de abril de 2018

Festival Musica Júnior 2018 de 28 de Julho a 5 de Agosto em Montalegre


O FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR
realiza em 2018 a sua VII Edição, sendo actualmente a iniciativa artístico-pedagógica mais referenciada no meio musical português e assumindo um papel incontornável na formação de jovens estudantes de música fora do contexto escolar.
Vocacionado para uma faixa etária entre os 8 e os 24 anos de idade, o ESTÁGIO DE VERÃO do FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR irá uma vez mais acolher mais de 250 estudantes oriundos maioritariamente de Portugal e Espanha, que ao longo de 9 dias estarão em intensa actividade musical, acompanhados por um colectivo de 34 professores e 3 maestros.
Os participantes irão desta forma adquirir experiência integrando um Coro, uma Big Band, uma Orquestra Juvenil ou uma Orquestra Sinfónica, num ambiente musical único e com especial sabor das férias.
A GENIALIDADE RUSSA será o tema proposto para este ano e os convidados principais serão como uma vez mais personalidades de grande relevo no meio musical.
O violoncelista KYRIL ZLOTNIKOV, membro fundador do Quarteto Jerusalém e solista de nível internacional irá apresentar-se a solo com a Orquestra Sinfónica e o Maestro António Victorino d'Almeida será o anfitrião para apresentar os espetáculos finais.
A par destes protagonistas foram convidados uma vez mais os melhores professores dos principais Conservatórios e Escolas de Música Nacionais, Espanha, França e Rússia.

Iniciado em 2012, este projecto tem proposto diferentes horizontes musicais onde as temáticas do Jazz, o Legado de Piazzola, o Humor, as Bandas Sonoras de Hollywood, Fado – O Legado Português, O Folk e o Étnico no Universo Erudito, A Música nas Américas, tiveram como convidados especiais Mário Laginha e Maria João, Pedro Santos, Carlos Moura, Sofia Escobar e Mário Augusto, Helder Moutinho, Rui Vieira Nery, Gilles Apap, André Cunha Leal, Joshua dos Santos, Vasco Dantas Rocha, Jeffery Davis e Gabriela Canavilhas.
Tendo MONTALEGRE como epicentro, a iniciativa irá novamente estender as actividades aos Municípios de BOTICAS, CHAVES, RIBEIRA DE PENA, VALPAÇOS, VILA POUCA DE AGUIAR e VILA REAL, localidades que irão acolher concertos de música de câmara em que os professores e os alunos doFMJ também serão os protagonistas.
Para descontrair após os ensaios, supervisionados por professores e sempre em segurança, haverá inúmeras actividades ao ar livre, jogos tradicionais, campeonatos de futebol, kayak, BTT, rappel, escalada, a piscina e banhos em cascatas naturais, entre tantas outras.
O convite estende-se igualmente a toda a família para passar férias no decorrer do Festival, usufruindo dos alojamentos e do potencial turístico da região do Alto-Tâmega.
Uma zona de uma pureza quase intocável que oferece aos visitantes paisagens de um colorido intenso, a rudeza das suas montanhas, o esplendor dos seus carvalhais, os rios e as extensas albufeiras que oferecem excelentes espaços de desporto e lazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário