terça-feira, 3 de abril de 2018

Rui Rio tem (mais) um problema dentro de casa

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 

Bom dia! Hoje é terça-feira
e estas são as últimas notícias:  

Wall Street enviou uma mensagem a Trump: não a guerras comerciais - e deixe a Amazon em paz. Na análise da CNN, a queda de ontem na principal bolsa americana tem o Presidente como personagem principal. O New York Times conclui assim, em bom inglês: Markets That Climbed With Trump Are Now Tumbling.
A Casa Branca está a preparar leis duras para travar a imigração ilegalConta o NYT que passam por tempos de detenção maiores e menos protecção para as crianças. A notícia só confirma a chuva de tweets do Presidente, depois de uma caravana de imigrantes ter estragado a Páscoa a Donald Trump.
O príncipe saudita saiu em defesa da solução dos "dois estados": "Acredito que todas as pessoas, onde quer que estejam, têm o direito de viver na sua nação de forma pacífica. Acredito que os palestinianos e israelitas têm o direito de ter a sua própria terra", declarou o príncipe herdeiro saudita, numa entrevista publicada pela revista norte-americana The Atlantic
O Porto saiu de Belém com a época virada do avesso. Primeiro com o Paços de Ferreira, agora com o Belenenses. Após sete meses quase perfeitos, o FC Porto perdeu duas vezes consecutivas fora de casa e entregou a liderança ao Benfica. Foi assim.

O que marca o dia

Mais um problema para o PSD: Rui Rio é contra o negócio Santa Casa-Montepio, mas a Misericórdia do Porto vai entrar no capital do banco. Não seria um problema se o provedor, que vai presidir à assembleia do Montepio, não fosse um dos novos porta-vozes do PSD - e um aliado do líder. O Luciano resume a história assim: Santa Casa e Montepio de braço dado no governo-sombra de Rio. António Tavares diz que não vê "qualquer problema", porque são só dez mil euros. Eu, no Editorial, contesto: "Até podiam ser só dez cêntimos". Hoje à noite o tal governo-sombra sobe à discussão do Conselho Nacional do partido, com uma dúvida a pairar: será desta que Rui Rio acalma o PSD?
No PS há também uma divisão (e um segredo). A divisão é sobre a "polícia dos políticos", uma proposta do BE que deixou a número dois e o líder parlamentar de costas voltadas; o segredo é a proposta sobre a eutanásia, que não sai da mesa de Carlos César.
No Governo há um recuo à vista: pressionado por um coro de protestos contra os resultados dos concursos de apoio às artes, ministro adiou para terça-feira explicações mais detalhadas, mas foi antecipando na RTP1 que o teatro irá ter um reforço de 900 mil euros. Para esta manhã está prometido um comunicado a explicar isto melhor, mas o PCP já avisou na TSF que não está a gostar deste filme.
... E um problema de coerência: com as novas regras propostas em concertação social, o Estado exige a privados contratos a prazo mais curtos que os seus, explica oNegócios.
No ensino superior, há uma actualização em baixasó um terço dos precários do sector já tem lugar no Estado. A maioria dos pedidos está a ser chumbada, conta o Samuel Silva.
Na Saúde registe um alertaeste surto de sarampo “não tem as características de um surto clássico”. A Ana Maia e a Margarida explicam porquê.
... e um pedido importante do presidente do IPOsão precisas normas para doentes com cancro enviados do privado para o SNS.
Nas estradas, os dados actualizados são infelizesno primeiro trimestre morreram 113 pessoas, mais do que no ano passado.
E nos caminhos-de-ferro, o alerta é vermelho“Há troços na ferrovia que podem provocar descarrilamentos”, diz o presidente da ex-CP Carga. 
Valha-nos a boa notícia que vem das renováveis, cuja produção excedeu o consumo em Portugal pela primeira vez.
... e da chuva, que vai caindoa seca já só afecta 0,1% do país e apenas há 3 barragens a menos de 40%.

Ler devagar

1. Winnie Mandela: o ícone a quem “algo correu horrivelmente mal”. Há muitas fotografias onde a encontramos de punho direito erguido, mas a sua foto que mais voltas deu ao mundo é aquela em que dá a mão a Nelson Mandela e ergue o braço esquerdo, punho cerrado, deixando o braço direito do seu marido livre para se erguer nessa caminhada que foi a sua saída da prisão, a 11 de Fevereiro de 1990. A luta de Nelson Mandela foi a sua. Mas ao contrário de “Tata” (Pai), a mulher que muitos viam como “Mãe da Nação” não é uma figura consensual na África do Sul. Winnie Mandela, ícone da luta anti-apartheid, morreu ontem, “em paz e rodeada pela família”. A Sofia Lorena traçou-lhe o obituário que não é um mar de elogios.
2. Rosa Weber, a juíza que tem o destino de Lula nas mãos: no Verão decidirá sobre a sua candidatura presidencial; e já amanhã poderá ser decisiva para definir se Lula é já preso ou não. Sem ter dado qualquer entrevista, a imprensa brasileira entretém-se à procura de pistas nas suas últimas sentenças. A única conclusão a que tem chegado é que Rosa é uma juíza à moda antiga. O Manuel Louro explica o que isso quer dizer.
3. Miquela, a rapariga que vive no Instagram, entre a ficção e a realidade. Californiana, de 19 anos, com 866 mil seguidores, Miquela Sousa não é muito diferente de outras famosas instagrammers. Mas no caso dela instalou-se uma dúvida: ela edita as fotografias para parecer uma imagem digital? Ou é mesmo uma criação digital total? A Catarina Lamelas Moura diz que as dúvidas, pelo menos, são bem reais.
4. Sangue, suor e inuits – The Terror é um barco, uma série e um medo na TV. Mistério real com 170 anos, a história da maior tragédia da exploração polar recebeu um toque de sobrenatural para a nova série do AMC, com produção executiva de Ridley Scott e os actores Jared Harris (Mad Men) e Tobias Menzies (A Guerra dos Tronos). O primeiro episódio passa hoje, às 22h10, mas a Joana Amaral Cardoso já nos abriu uma janela para a tragédia que ainda ninguém explicou.

A agenda de hoje

Mário Centeno vai ao Parlamento, pouco depois de o INE divulgar as estimativas de emprego e desemprego relativa a Fevereiro. Tarde fora, os deputados retomam os trabalhos da comissão da transparência, procurando consensos em matérias sensíveis.
Lá por fora, Putin vai à Turquia encontrar-se com Erdogan. E a justiça alemã decide sobre a extradição do ex-presidente da Generalitat, Carles Puigdemont.
Hoje também há futebol: fora das quatro linhas o sindicato dos jogadores reúne-se com a FPF para discutir a suspeição levantada sobre a compra de resultados; dentro delas começam os quartos-de-final da Champions, com um Sevilha/Bayern e um promissor Juventus/Real Madrid.
Se estiver por Lisboa e tiver um bocadinho livre, o que lhe recomendo é que passe pela galeria do Módulo. Porque um Verão feliz é para sempre, como diz a Lucinda, e não há nada como sonhar com o que aí virá.
Tenha um dia produtivo, mantenha o sorriso aberto.
Até amanhã!


Nenhum comentário:

Postar um comentário