"A Institucionalização no Feminino - Que repercussões na reintegração"


O presente livro, foi apresentado em primeira mão no dia 9 de Janeiro de 2017 no Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra, com a presença e pela voz do Dr. Armando Leandro, que assinou o prefácio.
O livro - A Institucionalização no Feminino: que repercussões na Reintegração – foi um trabalho realizado no âmbito da Dissertação de Mestrado em Serviço Social no ano de 2010. Em Portugal, e à semelhança de outros países europeus, verifica-se uma forte tradição no que se refere à institucionalização das crianças. Trata-se de um tema muito debatido atualmente, onde se questiona de forma permanente o motivo inerente ao acolhimento residencial, tornando-se igualmente pertinente suscitar a questão sobre a forma como se vivencia esse mesmo acolhimento e qual a sua implicação na integração das crianças e jovens na comunidade.
O objeto deste trabalho centrou-se na análise das trajetórias de vida de mulheres que durante a sua infância estiveram acolhidas na Casa da Infância e Juventude de Castelo Branco (CIJE) e cuja desinstitucionalização ocorreu no período de 1995 a 2000, considerando como critério a residência das jovens à data da realização do estudo no distrito de Castelo Branco.
De acordo com a autora, a presente investigação permite-nos conhecer as trajetórias de vida das jovens para a obtenção de dados sobre a experiência de vida, o seu processo de autonomização e para perceber de que forma a medida de institucionalização se repercutiu nos seus descendentes, e se estes constavam igualmente das crianças e jovens com medida de proteção, nomeadamente de acolhimento institucional, agora designado por acolhimento residencial, de acordo com a Lei n.º 142/2015, de 8 de Setembro.
NOTA CURRICULAR
Cristina Ferra, natural de Cantanhede, é licenciada em Serviço Social e Mestre em Serviço Social. É Técnica Superior no Centro Distrital de Castelo Branco desde 1997/10/27. Exerceu funções no âmbito da Ação Social, R.S.I. e Cooperação. Foi presidente da CPCJ de Idanha-a-Nova e Interlocutora do Programa Proteção Internacional. Atualmente encontra-se afeta ao Núcleo de Infância e Juventude. Autora do livro – A Institucionalização no Feminino – que repercussões na Reintegração. Exerceu funções de docente, como Assistente convidada no IPCB- Escola Superior de Castelo Branco.