domingo, 22 de julho de 2018

Manhã de sábado: Os pequenos génios no mundial de cálculo da Rússia

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
São os primeiros portugueses a participar num campeonato mundial de cálculo matemático. Liam, Francisco e José têm entre 8 e 10 anos. E conseguem fazer até 40 operações em 5 minutos, só com um ábaco.
O avançado holandês está de regresso ao Sporting. Depois de ter rescindido o contrato na sequência das agressões na Academia de Alcochete, Bas Dost é novamente apresentado no clube leonino.
Dívidas do Sporting ao Fisco e à Segurança Social resultam na penhora das contas bancárias do clube no Novo Banco e na Caixa Geral, adianta o Expresso. Comissão de Gestão tenta desbloquear.
A Associação São João de Deus está no Areeiro há 42 anos. Agora, está em risco de encerrar porque os novos senhorios querem vender o imóvel. Pais dizem que não foram avisados com antecedência.
Só agora Portugal abandonou uma Convenção com 83 anos que proibia empregar mulheres em minas. Mas a primeira mulher começou a trabalhar numa mina em 2003. Agora, são 15 as mineiras em todo o país.
Polícia teve informações de que Hells Angels iam atacar o grupo rival, liderado por Mário Machado, e montou operação. Mas a festa mudou de sítio. Ainda assim foi posta uma câmara no local do crime.
As autoridades norte-americanas anunciaram que nove das 17 vítimas mortais do naufrágio de uma embarcação turística, durante uma tempestade no sudoeste do Estado do Missouri.
Juncker cambaleou, demasiado, na cimeira da NATO. O jornalista Jean Quatremer, um dos veteranos em Bruxelas, questiona se o presidente da Comissão Europeia ainda estará em condições de governar.
Depois da febre do já famoso "dia do hip hop", o festival termina como começou — de forma eclética. Do rock mais mexido às baladas sonhadoras, há de tudo. Veja o roteiro que o Observador lhe propõe.
O mês de julho é o mais frio dos últimos 30 anos. Houve dias em que as temperaturas máximas foram de menos quatro graus Celsius do que o normal. A culpa é do anticiclone dos Açores.
A agência aeroespacial norte-americana espera lançar nas próximas semanas uma sonda que deverá aproximar-se do sol mais do que nenhuma outra até agora. 

Opinião

Alberto Gonçalves
“Os Maias” são demasiado explícitos na chacota do pardieiro em que vivemos, o que aborrece os donos do pardieiro e os leva a preferir “humanistas” como Alegre ou as senhoras da colecção “Uma Aventura"

Ruth Manus
Cria-se, dentro das empresas, uma risível cultura que prega tacitamente que existem dois tipos diferentes de pessoas. Quase um sistema de castas corporativo. 

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Não sei se sabem, mas aquilo que acontece num estádio, a que assistem milhares de pessoas e que envolve milhões, é apenas um jogo.

Filipe Oliveira
É lamentável a falta de confiança que o Ministério demonstra para com professores e alunos ao reduzir desta forma drástica os conhecimentos a adquirir e as capacidades a desenvolver no Secundário.

Rui Ramos
Por mais que custe a admitir, Trump é fundamentalmente o presidente de uma época em que os EUA voltaram a ser um país que faz o que os outros países fazem. 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário