domingo, 22 de julho de 2018

Italiano Riccardo Stacchiotti vence etapa em Aljustrel.




O italiano Riccardo Stacchiotti, da equipa romena MsTina/ Focus, venceu a quarta etapa que terminou em Aljustrel, culminando uma fuga de cem quilómetros que englobou oito corredores, conseguindo a segunda vitória da temporada e a quinta da carreira.


Apesar do muito calor que se fez sentir a etapa foi muito rápida tendo chegado “Vila Mineira”, antes do melhor horário previsto pela organização. Na partida em Montargil alinharam 115 corredores não tendo partido Gaspar Gonçalves (Liberty Seguros/ Carglass). 

Houve uma primeira fuga de 16 corredores, que durou poucos quilómetros já que no grupo vinha César Fonte (W52/FCPorto), o que levou a que Sporting/ Tavira e Aviludo/ Louletano, não deixassem a escapada ganhar muito tempo e acabaram por abortar a mesma rapidamente. 

Ao quilómetro 50, nova tentativa de escapada e esta a ter sucesso. O bom entendimento entre os oito integrantes da fuga, levou a que esta fosse paulatinamente ganhando avanço e teve o condão de tornar a corrida muito rápida, com a inclusão no grupo de Márcio Barbosa (Aviludo/ Louletano). O corredor da equipa algarvia era à partida, o 15º na geral a 3’30”, e à passagem por Alcáçovas, quando a fuga tinha 5’20”, a máxima vantagem, era o virtual líder, o que fez disparar o alarme na W52/FCPorto. 

Com o aproximar da meta em Aljustrel, as equipas com sprinters, nomeadamente a Euskadi/ Murias, Team Euskadi e Vito/ Feirense/ BlackJack, “puseram toda a carne no assador”, mas já foi tarde de mais, uma vez que o bom entendimento do grupo dianteiro, não permitiu que a fuga fosse anulada. 

Os oito homens apresentaram-se na meta e o italiano Riccardo Stacchiotti, foi o mais forte batendo em cima do risco de chegada dois espanhóis e um australiano, tendo o melhor português sido Bruno Silva (Efapel) logo seguido de Márcio Barbosa, que subiu onze posições, sendo agora quarto na geral. 

Declarações: 

Ricardo Stacchiotti (MsTina/ Focus): “Foi uma etapa corrida em boa velocidade, com a fuga a resultar mercê do bom entendimento de todos os corredores e valeu a minha velocidade de ponta. É um triunfo muito moralizador com vista à Volta a Portugal, onde vamos estar presente”. 

Riccardo Stacchiotti, nasceu a 8 de novembro de 1991, tem 26 anos, começou como profissional em 2013 na Vini Fantini. A primeira vitória da carreira ocorreu em 11 de setembro de 2015, correndo pela Nippo/ Vini Fantini, quando ganhou a etapa do Tour de Hokkaido/ Japão. Vitórias na carreira: 3-2015 (Nippo/ Vini Fantini: Duas Etapas e Geral do Tour de Hokkaido/ Japão) e 1-2018 (MsTina/ Focus: Etapa do Cycling Tour of Bihor-Belloto/ Roménia) 

Raul Alarcon (W52/FCPorto): “Uma etapa muito rápida e onde a presença de Márcio Barbosa a tornou ainda mais veloz. Inicialmente ninguém queria pegar na corrida e assumimos nós e apesar do tempo de vantagem de Barbosa, a camisola nunca esteve em perigo”. 

Classificação da etapa: 1º- Riccard Stacciotti (MsTina/ Focus) 3h 30’40” (média de 45,484 kms/hora), 2º- Morata Quadros (Caja Rural/ Seguros RGA) m.t., 3º- Gotzon Martin (Team Euskadi) m.t., 4º- Jesse Ewart (Team Sapura) m.t. e 5º- Bruno Silva (Efapel) a 3”. 

Classificação geral: Raul Alarcon/ Esp (W52/FCPorto)- 14h 50’41”, 2º- Mário Gonzalez/ Esp (Sporting/ Tavira) a 2’39”, 3º- David de la Fuente/ Esp (Aviludo/ Louletano) a 2’43”, 4º Márcio Barbosa (Aviludo/ Louletano) m.t. e 5º- Ciryl Barthe/ Fra (Euskadi/ Murias) a 2’45”. Por equipas comanda a W52/FCPorto. 

A quarta e última etapa a disputar este domingo, tem partida de Ferreira do Alentejo e chegada a Faro, na distância de 143,2 quilómetros, com partida às 11,15 horas e chegada prevista para as 14,39 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário